Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dos Homens e dos ratos

Os Homens: Lance Armstrong e Jan Ulrich em 2003. Ulrich parte de manhã com 7 segundos de desvantagem e seguia na luta directa com Armstrong quando o americano cai. Ulrich aguarda e chega até a ordenar aos companheiros de subida para aguardarem. Vi isto em directo e quase chorei.


Os ratos: Contador e amigos. A correia de Schleck salta e Contador foge como um ratinho que apanha o gato a dormir. Não vi em directo. Se tivesse visto acho que chorava de raiva...

Há os campeões imortais e depois há os outros...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A loucura londrina

A maratona de Londres é, já há muito tempo, uma das maratonas citadinas mais importantes do Mundo.

Curiosamente, enquanto alguns atletas de ar sério e cansado correm para ganhar medalhas outros correm com um sorriso na cara para aparecer nas fotos e pôr um sorriso na cara de quem vê a corrida.


Cliquem AQUI para ver os 15 fatos mais loucos da Maratona deste ano.

sábado, 22 de maio de 2010

Os agradecimentos, reconhecimentos. Mourinho e o meu pai

Fez ontem sete anos que o FCPorto ganhou a taça UEFA no jogo sofrido de Sevilha.

Durante todo o jogo sofri, ao lado do meu pai, como nunca tinha sofrido antes por nada. No final do jogo, rouco e quase sem dedos para roer, de olhos molhados, lá fomos aos Aliados para as merecidas celebrações. Lá, muito se falava da possibilidade das portas do estádio serem abertas para os adeptos receberem a equipa.
Sem nenhum género de confirmação lá fomos e era verdade. As portas das Antas, já com sentença de morte assinada, estavam abertas. As bancadas foram enchendo de gente e o relógio não andava para trás. Uma quinta-feira e às 4 da manhã estariam lá, a estimar por baixo para não abusar, umas 20 mil pessoas. Gente boa. Famílias completas. Gente que ocasionalmente fazia as contas ao sono e à hora de entrada perguntando a quem quisesse calcular se valia a pena ir à cama.
Lá para as 4:30 chega a equipa. Atarantados pela massa de público e pelo tardio da hora mal falavam. Estavam aparvalhados a olhar para as bancadas que se atiravam para o relvado da única maneira que sabemos e podemos. Eu e o meu pai lá no meio, a ganhar uma história para contar.

Muito justamente se falou do jogo e dos adeptos que foram a Sevilha com aquele calor infernal e em enorme desvantagem numérica frente aos escoceses do Celtic e pouco se falou dos valentes que às 5 da manhã iam lentamente a pé pela Rua Fernão Magalhães (a Rua da Protectora dos Animais já estava fechada por causa das obras do Dragão) cheia de gente nas varandas a saudar em robe e chinelos.
Ninguém falou de mim e do meu pai que tínhamos enterrado um ano antes o louco que nos pegou a doença azul, o meu avô, que se fosse vivo havia de lá ter estado a chorar como só ele fazia.

No dia seguinte as enormes olheiras e bocejos. No dia seguinte só eu entre os meus colegas para contar a história daquela madrugada no estádio que só me deu 2 horas de cama.

Todas estas coisas têm a mão do Mourinho e por isso mesmo, salvo enorme tragédia ou estupidez dele, estou sempre do lado dele. Tenho-lhe essa dívida de gratidão.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Holofotes nos bancos

Este ano os olhos vão estar no banco de suplentes...

A inteligência

As espertezas técnicas

A paixão

As celebrações exuberantes

Muito antes de admirar Mourinho já Van Gaal era o meu treinador favorito. Um treinador excêntrico sem medo de fazer inimigos que na mesma semana em que Rivaldo ganhou a Bola de Ouro o meteu na bancada porque o jogador veio publicamente dizer que preferia jogar noutra posição.
Nunca gostei do futebol italiano, muito menos ainda do catenaccio rodoviário de Barcelona, mas tenho umas tantas dívidas de honra a Mourinho, meu actual treinador de eleição, que deu muitas alegrias à minha equipa e das quais nunca me esquecerei.

Van Gal e Mourinho foram professor e discípulo em Barcelona. Em Maio perceberemos se os papeis se invertem.

Os srs. jogadores tenham lá paciência mas este ano as grandes estrelas estão nos bancos...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Legalizem o doping e os esteróides

Ontem a Marca, jornal espanhol que tem uma relação muito próxima com o Real Madrid, perguntava em pânico como parar Messi...

Neste vídeo a forma como anteontem marcou 4 golos ao Arsenal:

Depois de um mês fantástico para Messi a única forma que vejo de parar o tipo é liberalizar o doping na equipa sénior para o jogo de Sábado e dar esteróides aos juniores para que para o ano estejam a par.

Entretanto espero que o Barcelona espete com uma goleada histórica no Santiago Bernabéu...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Paravancouver


Após os jogos olímpicos de Vancouver realizaram-se os Paralímpicos e mais uma vez o Big Picture tem as melhores imagens nos melhores formatos. Para ver toda a galeria desta demonstração de força, carisma e capacidade é favor clicar AQUI!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Royal Flush

Dia 28 de Fevereiro jogou-se no Canada a final olímpica de hóquei no gelo que opôs a equipa da casa à sua congénere dos Estados Unidos.
Foi um pouco como se Portugal chegasse à final de um Europeu, um qualquer, mas depois no final tivesse ganho...

A ver o jogo estava 80% da população canadiana e o jogo teve os três períodos regulares mais um prolongamento (no qual o Canadá acabou por vencer) e ainda a entrega das medalhas...
Este é o gráfico relativo ao consumo da água na cidade de Edmonton:
Os picos de consumo mostram o incremento de mijadelas durante os intervalos quase como nos idos 90s só se ia à casinha quando o João Baião mandava.

A forma como nos portamos de forma tão previsível e involuntariamente concertada é encantadora.

(Neatorama)

terça-feira, 2 de março de 2010

Vancouver


Findos os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver é hora de olhar para as belas imagens que se recolheram.
Vejam então as duas galerias do The Big Picture clicando AQUI e AQUI.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Que os jogos comecem

Se, como eu, gostam de desportos de Inverno e querem estar a par dos Jogos Olímpicos de Vancouver documentem-se!

Há o site dos jogos clicando AQUI.

Personalidades, factos e programa das competições com os 16 PDFs do Vancouver Sun.
Se imprimirem e os juntarem forma um quadro a dizer 2010 como este aqui em baixo:

Para fazer o download de cada um deles é só clicar AQUI!

Os jogos vão ser transmitidos pela Eurosport mas se por acaso não tiverem cabo procurem por transmissões em streaming no atdhe, no justin.tv e no ustream.

Por último a bela galeria de fotos da viagem da tocha olímpica clicando AQUI!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Finalmente Mariano!

Raramente falo de futebol aqui embora eu seja um activo adepto do FCP e tenha lugar anual no estádio.
Hoje falo não pela passagem à final (que proporciona um desejável jogo contra o Benfica no "benfiquistão" árido dos Algarves) mas sim pela individualidade que nos últimos tempos e nestes últimos dois jogos a eliminar foi decisivo.

Falo de Mariano Gonzalez, jogador que bate os recordes de decibéis em assobio no coro das Antas do Dragão, mas que continua a ser aposta do Professor.
A razão para a continuada aposta e confiança não reside na qualidade intrínseca do jogador. Na minha opinião ele tem dois pés esquerdos e botas quadradas, o drible é penoso, a finta não existe... mas tem paixão. Tem alma.
É um orgulhoso modesto e discreto. Trabalha, transpira, corre como só via no Lisandro Lopez. Não trata a bola como se tivesse picos nem atira as culpas para ninguém. Mesmo com o estádio em peso a assobiar não entrou em depressão ou desatou a barafustar.
É um profissional exemplar.
E mesmo agora que tem momentos de glória, temporários ou não terá ainda muita época para mostrar, não vem com aquele discurso ressabiado "estes golos são uma resposta aos meus críticos e aos assobios".

Pelo trabalho, dedicação, personalidade e vontade de ter a bola nos pés o Mariano merece os aplausos e as capas dos jornais.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dia de todos os Santos

Os New Orleans Saints ganham, pela primeira vez na sua história, a Superbowl.

Pelo trabalho do ano inteiro, talento da nova geração, perseverança nesta grande noite e por levar nos ombros a esperança do povo tão maltratado (mas sempre festivo) de New Orleans merecem inteiramente esta vitória.

Vai ser um Mardi Gras do caraças...


Muito obrigado aos amigos que passaram pelo Chat e me mantiveram acompanhado. Vós sois os maiores!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SUPERBOWL XLIV Live Chat


No próximo Domingo, 2 de Fevereiro, joga-se em Miami a final da Liga Americana de Futebol que opõe os Indianapolis Colts e os New Orleans Saints.
Os Colts liderados por Peyton Manning chegam à final com 14 jogos vencidos e apenas 2 perdidos e repetem a presença de 2007 que ganharam frente aos Chicago Bears. Os Saints, o quarterback Drew Brees e o puto maravilha Reggie Bush avançam à final com 13 vitorias e 3 derrotas e são estreantes em finais da liga. No intervalo o espectáculo fica a cargo da banda britânica The Who.
Tal como nos dois últimos anos vou abrir aqui um chat para ver o jogo em boa companhia e ajudar os menos experimentados a perceber melhor as regras e encontrar uns bons streams para visualizar o jogo. Se tiverem o pacote de desporto do MEO ou o pacote da ZON procurem pela ESPN America que é lá que o jogo vai ser transmitido.
Domingo, à tardinha, abro o chat mas só lá para as 23 é que estarei cá. A partir daí é divertimento e conversa interessante!
Passem por cá!

Next Sunday, February 2nd, the Superbowl takes place in Miami, pitting The Indianapolis Colts against the New Orleans Saints.
The Colts, led by Peyton Manning, got to the big game with a record of 14 wins and 2 loses and repeat their 2007 superbowl presence in which they won agains the Chicago Bears. The Saints, their QB Drew Brees and wonder-kid Reggie Bush get to the final with a 13-3 record and play with the added responsability of this being the first superbowl of the franchise. Half time show will have the british band The Who.
Just like the past two years I'll be hosting a live chat to watch the game in good company, to explain the rules to the less experienced and to guide through the online streaming options available.
Sunday afternoon the chat will be open so that the pregame can be done although I'll only be here at night (or day depending on your time zone). By kickoff time let's be here to share and enjoy the game!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Enganar a fome comendo gelo

Enquanto a competição a sério não chega congelamos as saudades da Fórmula 1 com as brincadeiras que os profissionais da coisa fazem durante as férias.



Desta vez, para celebrar o regresso do Canadá ao calendário, largaram um Red Bull num lago gelado perto do circuito Gilles Villeneuve e deixaram que Sebastien Buemi desse lá umas voltinhas...
O resultado, condimentado em jeito de pré-publicidade ao GP, é este:


Agora imaginem a cara do técnico da Bridgestone a confirmar o pedido dos mecânicos da Red Bull para um jogo de quatro pneus para Fórmula 1... com pregos para a neve!
Para ver mais imagens de bastidores é só clicar AQUI!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A fraude Agassi

O livro biográfico "Open" a contar a vida de André Agassi prometia ser revelador mas poucos estariam à espera do tamanho da mentira que foi a carreira de Agassi.
O homem foi obrigado pelo pai a treinar desde criança e odiava o jogo, consumiu droga e até a emblemática cabeleira que usava era postiça. Foi uma vida inteira a mentir.
Lido assim poderá até parecer que estou desiludido com o atleta competente ou o homem simpático que Agassi parece ser. Nada disso. Admiro-o mais agora que conta a sua história do que quando era mais um bom jogador de ténis. Porque todos nós conhecemos casos injustos de pessoas que vivem em mentiras. Empregos, casamentos e famílias inteiras de fachada mantêm as aparências enquanto por dentro o cancro da impotência metastisa toda e qualquer alegria. E esse círculo de infelicidade raramente se fecha perpetuando a miséria por filhos e netos como se a tristeza fosse um tesouro de família.
Esse círculo foi quebrado por Agassi quando conheceu a sua Steffi e dela teve dois filhos. Filhos esses que juraram eles entre si nunca iniciar no ténis...

Podem ler excertos do livro no grande (em tamanho, emoção e conteúdo) artigo do Público...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A (má) sorte dos audazes

O Dakar teve nestes dois dias a demonstração da sua frieza e injustiça.
Ontem caiu David Casteu que levava "às costas" a sua Sherco na qual trabalhou durante todo o ano.
Hoje caiu o português Paulo Gonçalves e partiu a clavícula. Estava a arriscar bastante e vinha ganhando lugares nos últimos dias mas infelizmente amanhã não parte.
Quem também não parte amanhã é o pior caso dos três. Luca Manca está em estado grave depois de fazer uma lesão cerebral numa queda aparatosa. Ainda ontem este mesmo rapaz trocou o seu pneu traseiro saudável pelo pneu furado do seu chefe de fila que estava a perder tempo precioso. Nessa mesma entrevista o humilde Manca dizia que ainda ia correr muitos Dakars portanto tem de aproveitar este primeiro para se divertir, aprender e ajudar os seus companheiros de equipa melhor qualificados.

As melhoras a todos, com especial envio de força e solidariedade a Luca Manca, sua familia e amigos. Aos heróis ainda em competição desejo muita coragem para os 600kms que amanhã terão de percorrer!

Podem visitar o site da prova AQUI e seguir a etapa em live tracking AQUI!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Panelas de Pressão

Ontem à noite o meu vizinho, benfiquista em pressão pelas tristezas contemporâneas do seu clube, teve a amabilidade de dar quatro tiros de caçadeira para o ar mesmo ao lado da minha janela. De notar que a tal caçadeira só leva dois cartuchos portanto ainda teve de parar para a recarregar e mandar mais dois balázios para a atmosfera.

Não, não vivo em Cabul.

De resto, para referência futura, o Benfica ganhou bem porque jogou melhor. Vamos lá agora esquecer o árbitro, a relva, a chuva, o vento... o Porto jogou mal e perdeu. As explicações técnicas deixaria para o Jesualdo ler se ele me pedisse opinião.

Agora meus amigos ponham-se a pau porque os benfiquistas estão todos em pressão. Um bocadito como um homem que está sem sexo há vários anos e quando pega numa mulher até a morde de tanta excitação também os benfiquistas já sentem o sabor das medalhas ao peito. Estão-se todos a esquecer que uma coisa que acontece depois de uma travessia do deserto sexual é ejaculação precoce, variadissimas vezes somente perante a nudez do corpo feminino. Talvez aí resida a explicação para a celebração matarruana do meu vizinho. Uma ejaculação precoce de quem não sabe o que é a textura de um arrepio feminino há já alguns anos.

O que aprendemos com isto é que há que ter cuidado em noites de vitória do Benfica, nunca se sabe o que vos entra por um olho adentro...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O sonho

Desde os 13 ou 14 anos que jogo à baliza. Nem sequer era por ser o mais manco da equipa relegado para o papel que ninguém queria. Gosto tanto do lugar que me chego à frente mal há oportunidade.
É um lugar de responsabilidade e no qual há tempo para pensar e sofrer. Tanto as dores dos choques dos adversários como dos erros. É extremamente solitário. E todos os guarda-redes sonham um dia ser os herois do jogo. Ser o jogador que resolve o enguiço e leva, sozinho como sempre, a sua equipa em ombros.

Ontem Bolat, guarda-redes do Standard de Liége, apurou a sua equipa para a taça Europa aos 95 minutos de jogo.
A felicidade na corrida é uma coisa que só ele sabe o que é...

sábado, 7 de novembro de 2009

Uma moça encantadora

Elizabeth Lambert, 20 tenros aninhos, é a jogadora que vocês queriam ter na vossa equipa.
O golpe aos 0:38 segundos é particularmente emocionante...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Calma...

...o Benfas de Jesus está a atingir o pico da forma muito cedo. Aquilo não vai melhorar muito mais e ainda faltam muitas equipas que jogam futebol a sério (Porto, Braga...) no calendário.

É que do jogo de ontem vejo meia duzia de bons jogadores (todos do Benfica, admito) contra 11 tipos aparvalhados à procura da bola. O mesmo se tendo passado nas outras goleadas.

Portanto calma que quanto mais alto se sobe mais duramente se cai...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Button has done it!

Era assim que o Live Timing do site F1.com declarava aos desgraçados que não podiam ver ao vivo a transmissão do GP do Brasil quem era o novo Campeão do Mundo. Eu, que vejo através do stream de um canal chinês e sigo o live timing em paralelo para não perder os pormenores, sempre achei piada ao Button. O miúdo chegou com 20 anos ao grande circo e logo mostrou ser um grande talento. Depois de anos fulgurantes foi-se afundando em conjunto com a sua embarcação (que água metia muita) mas sem nunca abandonar o "barco" da Honda. Quando a Honda decidiu vender os restos da equipa a Ross Brawn Button ficou, diz-se por aí, reduzindo o salário para metade.
Nas primeiras corridas da época a superioridade do carro impôs-se mas foi Button que mostrou capacidade para o domar e tomar de assalto o paddock. Houve entretanto um re-equilibrar das outras equipas o que fez tremer um pouco a hegemonia Button/Brawn mas quem viu a coragem e determinação de Button no Grande Prémio do Brasil percebe quão bem atribuido é este campeonato.
Parabéns Jenson!


Quem mais merece parabéns?
O genial Ross Brawn que pega numa equipa em ruina financeira e desportiva com dois pilotos "queimados" e a transforma numa equipa ganhadora a meter respeito às grandes escuderias. Este Sr, que um dia destes ainda vai ser Sir, foi o estratega que acompanhou Schumacher em TODOS os campeonatos que ganhou. Juntos, e num espaço de 10 anos, conquistaram 7 títulos mundiais de pilotos e outros tantos de construtores. Anda desde 76 envolvido na Fórmula 1 e só em 2007 tirou um ano sabático.
Quando em 2008 regressa, entra para a Honda para ser chefe da equipa num ano em que as fracas prestações do carro fizeram antever o inevitável abandono da Honda. Após negociações Brawn adquire a estrutura da equipa por, diz-se, um euro e muda a denominação para Brawn GP. Aproveitando o trabalho feito em 2008 (o eco-(es)carro desastroso de 2008 deu tempo de sobra para se trabalhar no de 2009), novas regras de aerodinámica, a aquisição de motores de liga principal e o expert touch de uns tantos génios apresenta um carro em tudo superior à restante concorrência que domina por completo as primeiras seis corridas. Daí ao campeonato de construtores foi o tempo de controlar a vantagem.
Parabéns Ross!

Também de parabéns estão todos estes senhores:
Desde o tipo que limpa o pó aos pneus até ao outro que cola os autocolantes no carro passando pela Sra. que enche as garrafinhas de água e terminando na cambada de cientistas malucos que inventaram aquela asa traseira milagrosa todos estão de parabéns pelos resultados atingidos!

Last but never the least um grande cumprimento de força e parabéns a Rubens Barrichello que tem sido sempre o padrinho e nunca o noivo nos campeonatos de Formula um mas tem o enorme mérito de ser um grande colega de equipa enquanto mantém a alegria e simpatia que lhe são características!
Obrigado por tudo Rubinho! (especialmente pelas actualizações do estado do "Massinha"!)

Agora os links:
Site Jenson Button / Site Rubens Barrichello / Perfil Wiki de Ross Brawn / Site da Brawn GP / Artigo interessantíssimo sobre a compra da equipa / A saga de Ross Brawn pela F1 / Notícia no Público.