Mostrar mensagens com a etiqueta Porto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Porto. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 27 de maio de 2010
sexta-feira, 12 de março de 2010
'bora Pecha Kuchar!
Etiquetas:
arquitectura,
arte,
design,
links interessantes,
Música,
Porto
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
O casamento
As pessoas costumam dizer que a fase do namoro é que é... depois casam e a magia vai-se toda. Eu fico por cá a pensar que apenas casaram com a pessoa errada mas se calhar sou eu a ser ingénuo ou a ser mais exigente do que os outros...
Ora com os livros a fase do namoro é boa, sim é, mas não há nada melhor do que o casamento! Geralmente namoramos até ter dinheiro para financiar as alianças e muitas vezes quando o temos já o livro desejado se casou com as 15 mil pessoas da tiragem inicial e temos de esperar pela segunda edição, clonada da primeira, que demorará o equivalente aos ombros encolhidos da sra da editora.
Ora este fim de semana finalmente casei com um dos grandes livros com que venho a namorar desavergonhadamente...
Para já só o volume da pintura. O dos esboços fica para novas núpcias.
Só não se ouviram ruídos estranhos vindos do meu quarto na noite de Sábado para Domingo porque os papercuts genitais são uma coisa que me preocupa...
Até dia 28 passem pela Festa do Livro na Fundação Cupertino de Miranda, ali já quase a chegar à Foz, com o Parque da Cidade mesmo ao lado e tudo.
Bons livros a preços interessantes.
Ora com os livros a fase do namoro é boa, sim é, mas não há nada melhor do que o casamento! Geralmente namoramos até ter dinheiro para financiar as alianças e muitas vezes quando o temos já o livro desejado se casou com as 15 mil pessoas da tiragem inicial e temos de esperar pela segunda edição, clonada da primeira, que demorará o equivalente aos ombros encolhidos da sra da editora.
Ora este fim de semana finalmente casei com um dos grandes livros com que venho a namorar desavergonhadamente...
Para já só o volume da pintura. O dos esboços fica para novas núpcias.Só não se ouviram ruídos estranhos vindos do meu quarto na noite de Sábado para Domingo porque os papercuts genitais são uma coisa que me preocupa...
Até dia 28 passem pela Festa do Livro na Fundação Cupertino de Miranda, ali já quase a chegar à Foz, com o Parque da Cidade mesmo ao lado e tudo.
Bons livros a preços interessantes.
sábado, 19 de dezembro de 2009
A questão avião
Não se faz.
Tirar um evento a uma cidade do mesmo país não. se. faz.

Esta é a minha opinião e não a mudo. Mas permitam-me que justifique.
Os eventos de fama internacional são como as mulheres bonitas. Todos as cobiçam e invejam os porta-chaves (Eu, tu, nós, vós, eles) com quem ela anda. Nós, a querer segurar o investimento, tomamos certas precauções com os colegas de trabalho dela, com o prof. de cardio-fitness e com a generalidade de homens com quem ela se vai cruzando e que são bem mais giros do que nós, os glorificados porta-chaves.
O que nós descuramos, porque achamos que é coisa que só acontece em filme ou livro foleiro, é os cuidados a ter entre amigos. Temos olho de falcão para o brasileiro da churrascaria mas o nosso amigo ricaço/giraço/espertalhaço pode dançar com ela sem que pensemos que estão a trocar números de telemóvel ao ouvido.
Ora, Lisboa é um, permitam-me, cabrão de um amigo. É mais cosmopolita que nós, recebe mais visitas de turistas estrangeiros e tem um nível de vida que nós nem sonhamos. Tem as "gajas" (leia-se eventos) todas, nacionais e internacionais, a serem lá realizadas. E agora, que podia pensar que nós somos bons tipos e já merecemos passearmo-nos com um valente avião (pun intended), dá uma de, permitam-me, filho da puta, e arrasta para si mais a nossa gaja, da qual nem sequer precisa e que só vai comer pela fama e proveito.
Nós, o eterno enfezadito recalcitrante do fundo da sala, ficamos de novo à procura de uma miúda mais do nosso campeonato ou até, num movimento sábio, daquela ex-namorada que deixamos iludidos pela boazona internacional. (Esta última é para si Sr. Rio)
São 920 mil pessoas e 20 milhões de euros a menos a serem movimentados no Porto. São menos 300 milhões de telespectadores a verem o Porto na sua televisão.
Porto... Zona mais pobre, com mais desemprego e com menos turismo que Lisboa.
Com amigos destes não precisamos de inimigos.
A Red Bull é, em pleno direito e sem ressabiamento da minha parte, uma gaja promíscua que se deixa levar pelo tal amigo mais rico. Foi assim que foi educada e vai ser assim, como condessa decrépita cheia de gatos de estimação a mijar nas joias oferecidas pelos principes consortes de sangue azulado, que irá morrer. É uma gaja do mundo que não tem tacões compatíveis com o empedrado do sal da terra.
Quanto ao amigo cabrão, gosto demasiado dele para me chatear de vez mas reservo-me o direito de ser infantil e não o visitar no fim-de-semana em que a Sra Red Bull se vai encontrar com ele. Sou ciumento, que posso eu fazer?
Tirar um evento a uma cidade do mesmo país não. se. faz.

Esta é a minha opinião e não a mudo. Mas permitam-me que justifique.
Os eventos de fama internacional são como as mulheres bonitas. Todos as cobiçam e invejam os porta-chaves (Eu, tu, nós, vós, eles) com quem ela anda. Nós, a querer segurar o investimento, tomamos certas precauções com os colegas de trabalho dela, com o prof. de cardio-fitness e com a generalidade de homens com quem ela se vai cruzando e que são bem mais giros do que nós, os glorificados porta-chaves.
O que nós descuramos, porque achamos que é coisa que só acontece em filme ou livro foleiro, é os cuidados a ter entre amigos. Temos olho de falcão para o brasileiro da churrascaria mas o nosso amigo ricaço/giraço/espertalhaço pode dançar com ela sem que pensemos que estão a trocar números de telemóvel ao ouvido.
Ora, Lisboa é um, permitam-me, cabrão de um amigo. É mais cosmopolita que nós, recebe mais visitas de turistas estrangeiros e tem um nível de vida que nós nem sonhamos. Tem as "gajas" (leia-se eventos) todas, nacionais e internacionais, a serem lá realizadas. E agora, que podia pensar que nós somos bons tipos e já merecemos passearmo-nos com um valente avião (pun intended), dá uma de, permitam-me, filho da puta, e arrasta para si mais a nossa gaja, da qual nem sequer precisa e que só vai comer pela fama e proveito.
Nós, o eterno enfezadito recalcitrante do fundo da sala, ficamos de novo à procura de uma miúda mais do nosso campeonato ou até, num movimento sábio, daquela ex-namorada que deixamos iludidos pela boazona internacional. (Esta última é para si Sr. Rio)
São 920 mil pessoas e 20 milhões de euros a menos a serem movimentados no Porto. São menos 300 milhões de telespectadores a verem o Porto na sua televisão.
Porto... Zona mais pobre, com mais desemprego e com menos turismo que Lisboa.
Com amigos destes não precisamos de inimigos.
A Red Bull é, em pleno direito e sem ressabiamento da minha parte, uma gaja promíscua que se deixa levar pelo tal amigo mais rico. Foi assim que foi educada e vai ser assim, como condessa decrépita cheia de gatos de estimação a mijar nas joias oferecidas pelos principes consortes de sangue azulado, que irá morrer. É uma gaja do mundo que não tem tacões compatíveis com o empedrado do sal da terra.
Quanto ao amigo cabrão, gosto demasiado dele para me chatear de vez mas reservo-me o direito de ser infantil e não o visitar no fim-de-semana em que a Sra Red Bull se vai encontrar com ele. Sou ciumento, que posso eu fazer?
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Meia Pisadela
Ontem participei na MINI maratona do Porto. Foi excelente fazer, entre cerca de 11 mil pessoas (incluindo a mãe e a namorada mais formosas do pelotão), os 5 ou 6 quilómetros da distância que tantas vezes fiz sozinho de bicicleta. O Porto... Tanto Porto a aparecer com um cucu infantil a cada curva.É sempre a primeira vez...
Mas além disso houve vencedores e vedetas internacionais a participar na MEIA Maratona ali mesmo ao nosso lado!
Haile Gebrselassie correu os 21 kms em uma hora e quatro segundos (eu demorei 1:15.17 a fazer 5/6 kms) e Pamela Chepchumba fez a meia maratona em 1:10.24. Foi bom também ver o Rui Silva, a esperança nacional Marisa Barros, a Fernanda Ribeiro e a Vanessa Fernandes representar o pais como se deve.A Pisadela?
Ora... o Sr. Gebrselassie é, além de uma grande campeão, um tipo porreiro! No caminho entre o pódio e a camioneta que o levou a ele e aos restantes atletas africanos embora foi vê-lo espalhar simpatia em autógrafos, fotografias e cumprimentos para todos. Até perguntas sobre o porquê de o Douro só encher à noite houveram.
Numa altura em que ele abrandou o passo numa subida eu dei-lhe um ligeiro toque no calcanhar. Aquele pé é recordista do mundo da Maratona! É um dos pés mais bem sucedidos da história das corridas de fundo! Vá lá que o toque foi tão ligeiro que ele nem olhou para trás.
Ainda assim fiquei com a cara de aflição que ficava quando jogava futebol dentro de casa da minha avó e acertava numa jarra que ficava ali a ondular num cai-não-cai que parecia nunca mais acabar.
Na minha vida já fiz muito desporto mas nunca tinha pisado um pé tão valioso!
Até para o ano pessoal.
Não há fotos minhas porque as pilhas decidiram não carregar durante o sono...
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Red Bull Air Race 2009 - As fotos

Mais uma edição do Red Bull Air Race passou e eu, como amante de aeronautica e apoiante dos bons eventos que se fazem na minha terra, fui com dois bons amigalhaços numa autêntica Red Bull Sausage Fest.
As fotos são estas:
Quando a melhor foto que se tira é logo a primeira quer dizer que temos sarilho. Foi o caso desta. A partir daqui é sempre a descer...

Matt Hall fatia o pórtico da direita

O magnífico DC-3 a fazer uma passagem baixinha.

Hannes Arch na primeira passagem

Besenyei

Besenyei

Matt Hall

Por último fiquem com o video com os highlights, feito por profissionais da coisa.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Red Bull Air Race 2009
Já falta pouco para as máquinas voadoras descerem ao nível dos nossos olhos como se fossem gaivotas (de 500 kgs) a pescar taínha e lampreia no Douro.
O ano passado tive um trabalho do caraças a fazer um guia e ninguém agradeceu... Este ano levam com segunda dose:

Os ases dos ares estão de regresso ao Rio Douro para mais uma etapa do Red Bull Air Race!
Para que tudo corra bem e possam desfrutar das melhores vistas sobre a competição convém conhecer o circuito que os rapazes vão percorrer.
Neste mapa podem ver esse circuito bem como a localização dos ecrans e das barraquinhas de recuerdos!

É muito semelhante ao do ano passado embora tenham retirado o portão em "fio de navalha" da frente da alfândega e cuja ausência espero ser um equívoco do mapa...

Mas agora, principalmente se não forem do Porto, podem achar ser muito complicado encontrar um local bom para ver tudo.
Não é! e eu estou cá para ajudar...
A primeira coisa a ter em conta é a hora. Aquilo é às 13... Se estiverem a chegar a qualquer um destes sítios às 10 já vão ficar com os restos! Portanto se querem mesmo lugares de primeira fila é favor sair cedinho de casa.
Os 3 lugares que recomendo são estes:

O número 1 é o que mais recomendo... Podem ver quase toda a pista e tem menos gente que no Cais de Gaia. Se querem perceber a fantástica visibilidade que este local proporciona vejam este vídeo:
O número 2 é todo o Cais de Gaia... Têm de ir ainda mais cedo e podem ver quase toda a pista com o acréscimo que têm o Porto mesmo à frente. E todo o comércio está ali mesmo. Mas, de novo, têm de ir muito cedo mesmo.
O número 3 é o muro dos bacalhoeiros na ribeira e só recomendo para não dizer que não falei em locais no Porto! Aquilo é apertado e enche logo de manhãzinha portanto se querem uma varanda a um nível mais elevado é favor ir para lá às 7! A praça do cubo também não é má mas o vale e o casario não permitem que vejam além da curva do muro... Só conseguem ver a parte da pista que está à vossa frente.
QUEREM IR DE CARRO?
Muito bem... Aconselho a deixar o mais longe possível... Mas querem um bom conselho para o caso de irem para o lado de Gaia? Se não tiverem medo de uma caminhada de 30 minutitos descontraídos deixem o carro para lá da Afurada... Num dos parques à frente das praias... Assim não só ficam descansados, como dão um passeio agradável com o cheirinho a neblina marítima e ainda podem ter a sorte de fazer uma praia lá para as 17 quando a competição acabar!
Para mais informações sobre o evento e seus participantes visitem o site oficial da Red Bull Air Race.
E aconselho também a fazer o download e imprimir o interessante guia oficial que podem encontrar em pdf clicando AQUI!
O ano passado tive um trabalho do caraças a fazer um guia e ninguém agradeceu... Este ano levam com segunda dose:

Os ases dos ares estão de regresso ao Rio Douro para mais uma etapa do Red Bull Air Race!
Para que tudo corra bem e possam desfrutar das melhores vistas sobre a competição convém conhecer o circuito que os rapazes vão percorrer.
Neste mapa podem ver esse circuito bem como a localização dos ecrans e das barraquinhas de recuerdos!

É muito semelhante ao do ano passado embora tenham retirado o portão em "fio de navalha" da frente da alfândega e cuja ausência espero ser um equívoco do mapa...

Mas agora, principalmente se não forem do Porto, podem achar ser muito complicado encontrar um local bom para ver tudo.
Não é! e eu estou cá para ajudar...
A primeira coisa a ter em conta é a hora. Aquilo é às 13... Se estiverem a chegar a qualquer um destes sítios às 10 já vão ficar com os restos! Portanto se querem mesmo lugares de primeira fila é favor sair cedinho de casa.
Os 3 lugares que recomendo são estes:

O número 1 é o que mais recomendo... Podem ver quase toda a pista e tem menos gente que no Cais de Gaia. Se querem perceber a fantástica visibilidade que este local proporciona vejam este vídeo:
O número 2 é todo o Cais de Gaia... Têm de ir ainda mais cedo e podem ver quase toda a pista com o acréscimo que têm o Porto mesmo à frente. E todo o comércio está ali mesmo. Mas, de novo, têm de ir muito cedo mesmo.
O número 3 é o muro dos bacalhoeiros na ribeira e só recomendo para não dizer que não falei em locais no Porto! Aquilo é apertado e enche logo de manhãzinha portanto se querem uma varanda a um nível mais elevado é favor ir para lá às 7! A praça do cubo também não é má mas o vale e o casario não permitem que vejam além da curva do muro... Só conseguem ver a parte da pista que está à vossa frente.
QUEREM IR DE CARRO?
Muito bem... Aconselho a deixar o mais longe possível... Mas querem um bom conselho para o caso de irem para o lado de Gaia? Se não tiverem medo de uma caminhada de 30 minutitos descontraídos deixem o carro para lá da Afurada... Num dos parques à frente das praias... Assim não só ficam descansados, como dão um passeio agradável com o cheirinho a neblina marítima e ainda podem ter a sorte de fazer uma praia lá para as 17 quando a competição acabar!
Para mais informações sobre o evento e seus participantes visitem o site oficial da Red Bull Air Race.
E aconselho também a fazer o download e imprimir o interessante guia oficial que podem encontrar em pdf clicando AQUI!
sábado, 29 de agosto de 2009
Rescaldo da Noite Ritual
Foge Foge Bandido fantástico como esperava, com o palco mais cheio do que estava à espera e sem a borboleta que, tal como algumas pessoas ali à volta, aguardava ansiosamente. Fiquei com a sensação que todas as falhas técnicas mexeram com o humor do Manuel Cruz e com toda a razão.
E bora lá apoiar o laguinho!
Dead Combo porreirinho. Só conhecia os singles portanto foi uma bela surpresa ser levado ao universo dos rockers de saloon à espera que um xerife entrasse em palco e lhe partisse os rádios. Mesmo assim por vezes parecia que a música 5 era igual à 2 e essas à 8... Provavelmente depois de ouvir o disco com atenção fico treinado para as diferenciar mas ontem tudo soava semelhante.
Deolinda emocionante, arrepiante, magnético. Emocionante na forma como conseguem transformar a música popular portuguesa numa festa de bom gosto e, simultaneamente num arraial animado e descomplexado. Arrepiante na voz e na sinceridade dos fados com história de letras complexas e descritivas. Magnético na presença de Ana Bacalhau em palco, delicada e forte na atitude, doce e logo depois mobilizadora na voz. Um portento de senhora que carrega aos ombros, sozinha e com facilidade, o showmanship do virtuoso grupo.
E sim, ela tem mesmo aspecto de quem dava cabo de nós todos...
Como prenda ainda espreitamos a uma das novas da Deolinda, "Quando Janto em Restaurantes".
Parabéns à PortoLazer pelo bom gosto na escolha das bandas. Para melhorar só mesmo apertar as orelhas da empresa responsável pelo som, que sei o nome mas não interessa, que falhou nos dois primeiros concertos. Na Deolinda não houve falhas mas de notar que houve agradecimentos para os técnicos de som de frente e de palco que, calculo, sejam os que viajam com a banda. Aí se poderá explicar a actuação sem falhas e só ter notado por uma vez a vocalista a pedir mais som.
Hoje há a segunda noite ritual.
E bora lá apoiar o laguinho!
Dead Combo porreirinho. Só conhecia os singles portanto foi uma bela surpresa ser levado ao universo dos rockers de saloon à espera que um xerife entrasse em palco e lhe partisse os rádios. Mesmo assim por vezes parecia que a música 5 era igual à 2 e essas à 8... Provavelmente depois de ouvir o disco com atenção fico treinado para as diferenciar mas ontem tudo soava semelhante.
Deolinda emocionante, arrepiante, magnético. Emocionante na forma como conseguem transformar a música popular portuguesa numa festa de bom gosto e, simultaneamente num arraial animado e descomplexado. Arrepiante na voz e na sinceridade dos fados com história de letras complexas e descritivas. Magnético na presença de Ana Bacalhau em palco, delicada e forte na atitude, doce e logo depois mobilizadora na voz. Um portento de senhora que carrega aos ombros, sozinha e com facilidade, o showmanship do virtuoso grupo.
E sim, ela tem mesmo aspecto de quem dava cabo de nós todos...
Como prenda ainda espreitamos a uma das novas da Deolinda, "Quando Janto em Restaurantes".
Parabéns à PortoLazer pelo bom gosto na escolha das bandas. Para melhorar só mesmo apertar as orelhas da empresa responsável pelo som, que sei o nome mas não interessa, que falhou nos dois primeiros concertos. Na Deolinda não houve falhas mas de notar que houve agradecimentos para os técnicos de som de frente e de palco que, calculo, sejam os que viajam com a banda. Aí se poderá explicar a actuação sem falhas e só ter notado por uma vez a vocalista a pedir mais som.
Hoje há a segunda noite ritual.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Logo à Noite, Ritual
Nada me separa dos bons velhos jardins do Palácio e da música de que hoje se enchem.Maior espectativa para este tipo:
E para esta boa gente:
Mais notícias e novidades no site das Noites.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Morra pim?
Li, bastante entretido, a notícia dada pelo Ípsilon que relata que os senhores Diogo Dória, Nuno Artur Silva, Miguel Guilherme e a senhora Rita Blanco fizeram uma actualização do célebre Manifesto Anti-Dantas da autoria de Almada Negreiros com um conteúdo que o poderia renomear de Manifesto Anti-Ricardo Pais.As acusações são Óctavio Machadinas no sentido em que ambos os lados garantem que todos sabem do que estão a falar quando na realidade não passam de questões internas que deviam ser resolvidas numa mesa à volta de uns cafés e umas cigarrilhas e não diante de um público que não saiu de casa (quero acreditar que na sua maioria) para ver opiniões de um grupo dentro de uma classe.
Sobre este assunto tenho três opiniões...
1- A união faz a força. Andam artistas e produtores a pedir a cabeça do Ministro da Cultura e maior orçamento para o seu pelouro mas depois entretêm-se e entretêm a classe política com quezilias internas que podem muito bem ser resolvidas de forma menos pública.
2- Os artistas são bons artistas portanto não vou embarcar na estupidez de ligar este acontecimento ao facto de Ricardo Pais ter vindo de um Teatro Nacional situado no Porto. Não vou embarcar de imediato mas fica em acta esse facto para referência futura.
3- A dupla Ricardo Pais / João Reis não pode dizer que tenha subido mais alto que os palcos portuenses depois da saída da Invícta. João Reis saiu de um Teatro Nacional onde era o actor fetiche para fazer novelas televisivas onde faz de bonzinho de barbicha. Ricardo Pais parece ter saído por cansaço e só arranjou com que o seu nome fosse literalmente atirado para a praça. Mas isto é só uma opinião...
Leiam o artigo na totalidade clicando AQUI!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Elogio da Ignorância (porque sou invejoso)
Ontem passei pela exposição/instalação que está presente na Avenida dos Aliados na qual uma centena de manequins alterados por artistas portugueses e que mais tarde serão leiloados com os lucros a reverter para o magnífico projecto Espaço-T estão ali, de pé durante 24 horas até 31 de Agosto.
Há-os imaginativos, simples, armados em arte complexa e outros coloridos e alegres.
Lá, há também este onde podem escrever qual é o vosso sonho:

Lá para o meio das costas (que bela forma de educadamente dar a vez), entre sonhos de futebolismo, paz mundial e amor eterno está este:
Espero que encontres outros sonhos porque acabado o sonho o Homem cai de secura. E se realmente és assim tão feliz, com a feliz inconsciência e a consciência de o ser continua que te dou os parabéns como um tenista derrotado reduzido à realidade de felicitar uma pessoa melhor.
Há-os imaginativos, simples, armados em arte complexa e outros coloridos e alegres.
Lá, há também este onde podem escrever qual é o vosso sonho:

Lá para o meio das costas (que bela forma de educadamente dar a vez), entre sonhos de futebolismo, paz mundial e amor eterno está este:
Espero que encontres outros sonhos porque acabado o sonho o Homem cai de secura. E se realmente és assim tão feliz, com a feliz inconsciência e a consciência de o ser continua que te dou os parabéns como um tenista derrotado reduzido à realidade de felicitar uma pessoa melhor.quarta-feira, 15 de julho de 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Antagonismos
Ora ontem foi dia de corridas.
Dia de Corridas é, para os aficionados, acordar cedo (7 e qualquer coisa no meu caso), grelhar umas coisas (Hamburgers), enfiar umas fresquinhas (Fanta e Coca-Cola) na arca refrigeradora portátil com cuvettes (ai como adoro esta palavrinha), e zarpar com boné na cabeça (de Portugal claro, tal como o cachecol que ia na mala a aconchegar o protector solar) e tudo para ter um bom lugar na bancada bem cedinho.
Isto é a definição de Cromo da Bola e Tuga numa só personagem e pronto, valha-me que não estou sozinho na loucura pelos motores.
Só que eu, como já fazia nos tempos de rumagem a Espinho com os compinchas de praia, destoo numa característica fulcral.
O material de leitura.
Ora o evento era desportivo logo O Jogo (que até foi distribuído gratuitamente por uma modelo saudavelmente gorducha), A Bola e o Record proliferavam. Estamos no Porto portanto o JN estava bem representado.
Eu fui pra lá com o Público debaixo do braço. Jornal Público e revistas apensas. Uma delas com o Sócrates na capa. E sim, nesta loucura, estou sozinho.
Sempre que havia intervalo nas provas e eu sacava do jornal a vizinhança mais próxima espreitava para o jornal como se eu estivesse a ler a Playboy.
Com um pouco menos de entusiasmo claro...
E para mais antagonismos este Cromo Tuga (e eu odeio a palavra Tuga) foi, à noite, a um belissimo concerto da Mariza no calçadão de Matosinhos. Sem boné de Portugal claro.
Nos próximos dias vão haver fotos do evento motorizado (excelentes garanto-vos!)
Dia de Corridas é, para os aficionados, acordar cedo (7 e qualquer coisa no meu caso), grelhar umas coisas (Hamburgers), enfiar umas fresquinhas (Fanta e Coca-Cola) na arca refrigeradora portátil com cuvettes (ai como adoro esta palavrinha), e zarpar com boné na cabeça (de Portugal claro, tal como o cachecol que ia na mala a aconchegar o protector solar) e tudo para ter um bom lugar na bancada bem cedinho.
Isto é a definição de Cromo da Bola e Tuga numa só personagem e pronto, valha-me que não estou sozinho na loucura pelos motores.
Só que eu, como já fazia nos tempos de rumagem a Espinho com os compinchas de praia, destoo numa característica fulcral.
O material de leitura.
Ora o evento era desportivo logo O Jogo (que até foi distribuído gratuitamente por uma modelo saudavelmente gorducha), A Bola e o Record proliferavam. Estamos no Porto portanto o JN estava bem representado.
Eu fui pra lá com o Público debaixo do braço. Jornal Público e revistas apensas. Uma delas com o Sócrates na capa. E sim, nesta loucura, estou sozinho.
Sempre que havia intervalo nas provas e eu sacava do jornal a vizinhança mais próxima espreitava para o jornal como se eu estivesse a ler a Playboy.
Com um pouco menos de entusiasmo claro...
E para mais antagonismos este Cromo Tuga (e eu odeio a palavra Tuga) foi, à noite, a um belissimo concerto da Mariza no calçadão de Matosinhos. Sem boné de Portugal claro.
Nos próximos dias vão haver fotos do evento motorizado (excelentes garanto-vos!)
terça-feira, 19 de maio de 2009
Boris Godunov

Os La Fura dels Baus trazem ao Porto a peça/performance Boris Godunov e os meus bilhetes já cá cantam!
Sugestão do chefe: Se vão ver o espectáculo NÃO visitem o site dos Fura... Para ajudar com a minha parte todos os links presentes neste post redireccionam para o site do Coliseu do Porto...
domingo, 26 de abril de 2009
Mais Porto fresquinho
O novo anúncio da Super Bock mostra, tal como o seu famoso irmão mais velho, pequenas espreitadelas sobre o excitante Porto nocturno de agora.
Se não reconhecem nenhum dos lugares andam a beber os vossos copos nos sítios errados...
Pequeno conselho aos srs da Super Bock... Os anúncios que apelam à emoção das cervejas partilhadas com amigos, com filmagens fragmentadas e uma música engraçadita ao fundo são uma boa solução. Mas usar duas vezes é esticar um bocado a corda...
Já a utilização da cidade do Porto é favor continuar!
Se não reconhecem nenhum dos lugares andam a beber os vossos copos nos sítios errados...
Pequeno conselho aos srs da Super Bock... Os anúncios que apelam à emoção das cervejas partilhadas com amigos, com filmagens fragmentadas e uma música engraçadita ao fundo são uma boa solução. Mas usar duas vezes é esticar um bocado a corda...
Já a utilização da cidade do Porto é favor continuar!
domingo, 19 de abril de 2009
Ontem no autocarro...
Duas distintas senhoras, com o cabelo armado, a caminho da foz...
A- Sim, as alminhas na ponte foram há muitos anos...
B- Duzentos anos... Foi por isso que se fez aquela escultura na ribeira.
A- Não... Isso foram as invasões francesas. As alminhas foram há mais tempo.
B- Ó senhora... As alminhas da Ponte e as invasões francesas são a mesma coisa! O Napoleão só entrou no Porto uma vez!
A- Não... Eu vi num programa e as alminhas foram há muitos mais anos...
B- Ouça... Eu vejo programas de história e telejornais. E eles lá disseram que fazia 200 anos das invasões francesas.
A- Sim... mas eu estou a falar das alminhas da ponte.
B- É a mesma coisa já lhe disse!!
A- Mas ouça lá.. há duzentos anos a senhora não estava cá! Não pode falar assim com tanta certeza!
B- Olhe minha senhora fique com a sua que eu fico com a minha...
A- Sim, as alminhas na ponte foram há muitos anos...
B- Duzentos anos... Foi por isso que se fez aquela escultura na ribeira.
A- Não... Isso foram as invasões francesas. As alminhas foram há mais tempo.
B- Ó senhora... As alminhas da Ponte e as invasões francesas são a mesma coisa! O Napoleão só entrou no Porto uma vez!
A- Não... Eu vi num programa e as alminhas foram há muitos mais anos...
B- Ouça... Eu vejo programas de história e telejornais. E eles lá disseram que fazia 200 anos das invasões francesas.
A- Sim... mas eu estou a falar das alminhas da ponte.
B- É a mesma coisa já lhe disse!!
A- Mas ouça lá.. há duzentos anos a senhora não estava cá! Não pode falar assim com tanta certeza!
B- Olhe minha senhora fique com a sua que eu fico com a minha...
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Guano
Porque há coisas da minha adolescência que não morreram com o desaparecimento das borbulhas soltei um gritinho de satisfação quando soube que os Guano Apes se iam reunir para, pelo menos, uma bela tour de concertos por toda a Europa. Incluindo um no Festival Marés Vivas em Vila Nova de Gaia a acontecer dia 17 de Julho!
Agora para recordar vai a colecção de vídeos para ver se ainda nos lembramos das letras de cor...
Agora para recordar vai a colecção de vídeos para ver se ainda nos lembramos das letras de cor...
sábado, 4 de abril de 2009
Batalha de Almofadas, Porto 2009
Como prometido lá fui à Batalha de Almofadas!
Foi muito giro embora ainda tenha a cabeça a latejar de tanta pancada...
Para o ano lá estarei, com o mesmo ânimo e provavelmente a mesma almofada!
Seguem as imagens e os vídeos (que não são grande coisa porque operar uma máquina fotográfica e uma almofada ao mesmo tempo é complicado!)




Continuem atentos ao site dos Invictados para aderir a novas iniciativas!
Foi muito giro embora ainda tenha a cabeça a latejar de tanta pancada...
Para o ano lá estarei, com o mesmo ânimo e provavelmente a mesma almofada!
Seguem as imagens e os vídeos (que não são grande coisa porque operar uma máquina fotográfica e uma almofada ao mesmo tempo é complicado!)
Continuem atentos ao site dos Invictados para aderir a novas iniciativas!
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Batalha almofadada
É já amanhã!

"Antes de mais, fala desta batalha de almofadas a todas as pessoas que conheces. Isso inclui amigos e amigas, família e até mesmo o cão do vizinho. A diversão será proporcional ao tamanho da multidão, e para aumentar o tamanho da multidão é preciso espalhar a palavra! Percebes? Por isso, toca a berrar que nem uma senhora do Bolhão!
Para começar, os básicos:
-batalha de almofadas dia 4 de Abril de 2009, às 18h00 em ponto, nos Aliados
-tragam almofadas macias dentro de sacos ou mochilas, apenas as tirando cá para fora a poucos minutos das 18h00. Pontos extra se forem de penas.
-é proibido lutar com outros objetos pesados, assim como armadilhar as almofadas.
-só podes atacar quem tiver almofada, e caso peçam para parar, tu paras.
-a luta não tem hora marcada para acabar, apenas dependendo de nós.
-não deixem as almofadas para trás; temos que deixar o local minimamente limpo
Ok, agora os detalhes: Local, Data e Hora
A luta de almofadas será nos Aliados, no espaço abaixo da “piscina”, às 18h00 do Sábado de 4 de Abril de 2009.
A batalha começará às 18h00 em ponto (podem acertar o relógio pelo do blog), com um sinal sonoro, mas apareçam um pouco antes na zona, e atravessem a rua para o local indicado uns 5 minutos antes.
Quem for atropelado por atravessar a rua à pressa só nos irá estragar a diversão, por isso tenham juízo que se não... levam porrada!
Armamento
Cada soldado levará uma ou mais almofadas macias, escondidas em sacos ou mochilas, só as tirando quando faltarem 5 minutos para as 18h00 (para tornar a coisa mais inesperada a quem estiver de fora).
É estritamente proibido o uso de outras armas e objectos, assim como encher as almofadas de pedras e outras coisas pesadas.
Ganham pontos extra se trouxerem almofadas de penas (imaginem só a atmosfera de uma luta com milhares de penas a voar sobre as nossas cabeças...)
Regras de Combate
Só atacarás quem tiver almofadas, e pararás imediatamente se essa pessoa o assim pedir.
Também é pedido cuidado com quem estiver a fotografar ou a filmar o combate, ou seja, nada de almofadadas no braço que segura a máquina.
As pessoas vão sofrer ataques contínuos e simultâneos, logo não usem força excessiva.
Para quem usa óculos, tragam as lentes de contacto ou esforcem a vista. Caso isso não seja possível, tenham muito mas mesmo muito cuidado.
A batalha não tem hora final. Ela acabará quando acabar. Enquanto houver vontade, haverá guerra!
Mas quando esta acabar, o chão deverá ficar minimamente limpo. Cada um ficará responsável por trazer a sua almofada de volta, ou de deixar os seus restos mortais no contentor mais próximo, com as devidas honras, como é claro. Cada um ficará também responsável por assegurar que as almofadas “orfãs” não ficam no chão.
E que fique claro que não há nenhum significado nesta luta para além de expressarmos o nosso direito de usar os espaços públicos e dar vida a esta cidade. Por isso deixem as políticas e ideologias em casa. Haverá outras ocasiões para as manifestar. Divirtam-se simplesmente, de maneira estúpida e sem sentido :)
Documentação da Batalha
Sintam-se livres de fotografar ou filmar a luta de almofadas, mas tenham cuidado, porque vai haver muita gente com adrenalina a mais nas veias. Como já leram em cima, terão “protecção especial”, mas é impossível assegurar que tudo vá correr bem, por isso protejam as máquinas como se não houvesse amanhã.
Mas não deixem que isto vos desencoraje, porque, acreditem, fotos e vídeos desta luta serão perfeitos para deixar os amigos que não vieram com inveja, além de que vos trarão boas recordações nos anos vindouros.
Ah, e se não for pedir muito, partilhem as fotos e vídeos com o pessoal.
Usem o Flickr e o Youtube, por exemplo, e mandem os links para este blog, para que toda a gente os possa ver!
Encontros com os Media
Caso sejam apanhados por um jornalista, vocês não sabem de nada. Digam que acabaram de comprar uma almofada para a casa e que ao passar pelos aliados decidram-se juntar aos outros. Digam que estavam dormir num dos bancos quando tudo começou. Digam o que disserem, inventem e tenham piada.
Também deverão-se comportar assim com as pessoas “normais”.
E caso alguém diga que não se pode fazer aquilo, saibam que temos direito a juntar-nos em espaços públicos, eles são nossos, afinal de contas. Os tempos de Salazar há muito que ficaram para trás, e é bom que as pessoas saibam isso.
E...
Apareçam, que isto é para ser memorável :)"
Cliquem AQUI para fazer o download da informação em PDF.
Podem ver mais pormenores e detalhes no site dos Invictados!
Eu vou levar os chocolates à madrinha e logo de seguida vou para os aliados abrir cabeças com a minha almofada ortopédica com picos... de espuma!
Vá... apareçam e tragam boa disposição e juizo!

"Antes de mais, fala desta batalha de almofadas a todas as pessoas que conheces. Isso inclui amigos e amigas, família e até mesmo o cão do vizinho. A diversão será proporcional ao tamanho da multidão, e para aumentar o tamanho da multidão é preciso espalhar a palavra! Percebes? Por isso, toca a berrar que nem uma senhora do Bolhão!
Para começar, os básicos:
-batalha de almofadas dia 4 de Abril de 2009, às 18h00 em ponto, nos Aliados
-tragam almofadas macias dentro de sacos ou mochilas, apenas as tirando cá para fora a poucos minutos das 18h00. Pontos extra se forem de penas.
-é proibido lutar com outros objetos pesados, assim como armadilhar as almofadas.
-só podes atacar quem tiver almofada, e caso peçam para parar, tu paras.
-a luta não tem hora marcada para acabar, apenas dependendo de nós.
-não deixem as almofadas para trás; temos que deixar o local minimamente limpo
Ok, agora os detalhes: Local, Data e Hora
A luta de almofadas será nos Aliados, no espaço abaixo da “piscina”, às 18h00 do Sábado de 4 de Abril de 2009.
A batalha começará às 18h00 em ponto (podem acertar o relógio pelo do blog), com um sinal sonoro, mas apareçam um pouco antes na zona, e atravessem a rua para o local indicado uns 5 minutos antes.
Quem for atropelado por atravessar a rua à pressa só nos irá estragar a diversão, por isso tenham juízo que se não... levam porrada!
Armamento
Cada soldado levará uma ou mais almofadas macias, escondidas em sacos ou mochilas, só as tirando quando faltarem 5 minutos para as 18h00 (para tornar a coisa mais inesperada a quem estiver de fora).
É estritamente proibido o uso de outras armas e objectos, assim como encher as almofadas de pedras e outras coisas pesadas.
Ganham pontos extra se trouxerem almofadas de penas (imaginem só a atmosfera de uma luta com milhares de penas a voar sobre as nossas cabeças...)
Regras de Combate
Só atacarás quem tiver almofadas, e pararás imediatamente se essa pessoa o assim pedir.
Também é pedido cuidado com quem estiver a fotografar ou a filmar o combate, ou seja, nada de almofadadas no braço que segura a máquina.
As pessoas vão sofrer ataques contínuos e simultâneos, logo não usem força excessiva.
Para quem usa óculos, tragam as lentes de contacto ou esforcem a vista. Caso isso não seja possível, tenham muito mas mesmo muito cuidado.
A batalha não tem hora final. Ela acabará quando acabar. Enquanto houver vontade, haverá guerra!
Mas quando esta acabar, o chão deverá ficar minimamente limpo. Cada um ficará responsável por trazer a sua almofada de volta, ou de deixar os seus restos mortais no contentor mais próximo, com as devidas honras, como é claro. Cada um ficará também responsável por assegurar que as almofadas “orfãs” não ficam no chão.
E que fique claro que não há nenhum significado nesta luta para além de expressarmos o nosso direito de usar os espaços públicos e dar vida a esta cidade. Por isso deixem as políticas e ideologias em casa. Haverá outras ocasiões para as manifestar. Divirtam-se simplesmente, de maneira estúpida e sem sentido :)
Documentação da Batalha
Sintam-se livres de fotografar ou filmar a luta de almofadas, mas tenham cuidado, porque vai haver muita gente com adrenalina a mais nas veias. Como já leram em cima, terão “protecção especial”, mas é impossível assegurar que tudo vá correr bem, por isso protejam as máquinas como se não houvesse amanhã.
Mas não deixem que isto vos desencoraje, porque, acreditem, fotos e vídeos desta luta serão perfeitos para deixar os amigos que não vieram com inveja, além de que vos trarão boas recordações nos anos vindouros.
Ah, e se não for pedir muito, partilhem as fotos e vídeos com o pessoal.
Usem o Flickr e o Youtube, por exemplo, e mandem os links para este blog, para que toda a gente os possa ver!
Encontros com os Media
Caso sejam apanhados por um jornalista, vocês não sabem de nada. Digam que acabaram de comprar uma almofada para a casa e que ao passar pelos aliados decidram-se juntar aos outros. Digam que estavam dormir num dos bancos quando tudo começou. Digam o que disserem, inventem e tenham piada.
Também deverão-se comportar assim com as pessoas “normais”.
E caso alguém diga que não se pode fazer aquilo, saibam que temos direito a juntar-nos em espaços públicos, eles são nossos, afinal de contas. Os tempos de Salazar há muito que ficaram para trás, e é bom que as pessoas saibam isso.
E...
Apareçam, que isto é para ser memorável :)"
Cliquem AQUI para fazer o download da informação em PDF.
Podem ver mais pormenores e detalhes no site dos Invictados!
Eu vou levar os chocolates à madrinha e logo de seguida vou para os aliados abrir cabeças com a minha almofada ortopédica com picos... de espuma!
Vá... apareçam e tragam boa disposição e juizo!
Etiquetas:
comunidade,
lá fora,
links interessantes,
Noticias,
Porto
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Fantas (porto e tico)
Abençoado seja o Fantas por encontrar as coisas que muitas vezes pensamos só nós querermos e mais umas tantas preciosidades que só não queríamos ver porque não conhecíamos da sua existência!
Assim foi com o Choke... Eu queria muito ver et voilá ele surge no Fantas!
E a sala encheu-se de gargalhadas (muitas delas vindas do lado direito aka convidados e críticos) e no fim até palmas se bateram!
Em termos de adaptação de um livro e tendo em consideração que é um dos meus preferidos considero que o resultado é muito positivo. As maiores piadas estão lá, o "caminho inverso" das personagens também, as interpretações do Rockwell no papel de Victor e do William Henke no papel do fiel companheiro Denny estão no ponto e a Sra. Anjelica Huston passeia a sua classe no ecran mesmo interpretando uma doente de Alzheimer que confunde o seu filho com advogados mortos... Só o final me deixou reservas. É diferente e mais apressado que o do livro e isso incomodou-me um pouco embora o genérico final com a solene música dos Radiohead tenham feito um pendant genial!
Se o filme passar pelas vossas cidades numa daquelas sessões itinerantes não percam a oportunidade de dar um saltinho... São os 89 minutos mais divertidos do vosso mês garanto!
Aproveitem só uma errata que deixo para bem de todos... (a legendagem parece feita por um puto de 5 anos.)
-Quando se fala em Gums e se lê no ecran Gomas... Leia-se gengivas! (Só assim se percebe a piada sobre dentistas que surge 3 segundos depois...)
-Inner goodness é muito diferente de Inner goddess. Um traduz-se como bondade intrinseca. O outro como deusa interior. Troquem o segundo pelo primeiro e têm a versão correcta.
Ainda há para lá mais uns tantos mas eu não sou mesquinho ao ponto de apontar todos os erros que os tradutores dão...
Aproveitem para consultar a programação completa do Fantasporto clicando AQUI!
Assim foi com o Choke... Eu queria muito ver et voilá ele surge no Fantas!E a sala encheu-se de gargalhadas (muitas delas vindas do lado direito aka convidados e críticos) e no fim até palmas se bateram!
Em termos de adaptação de um livro e tendo em consideração que é um dos meus preferidos considero que o resultado é muito positivo. As maiores piadas estão lá, o "caminho inverso" das personagens também, as interpretações do Rockwell no papel de Victor e do William Henke no papel do fiel companheiro Denny estão no ponto e a Sra. Anjelica Huston passeia a sua classe no ecran mesmo interpretando uma doente de Alzheimer que confunde o seu filho com advogados mortos... Só o final me deixou reservas. É diferente e mais apressado que o do livro e isso incomodou-me um pouco embora o genérico final com a solene música dos Radiohead tenham feito um pendant genial!
Se o filme passar pelas vossas cidades numa daquelas sessões itinerantes não percam a oportunidade de dar um saltinho... São os 89 minutos mais divertidos do vosso mês garanto!
Aproveitem só uma errata que deixo para bem de todos... (a legendagem parece feita por um puto de 5 anos.)
-Quando se fala em Gums e se lê no ecran Gomas... Leia-se gengivas! (Só assim se percebe a piada sobre dentistas que surge 3 segundos depois...)
-Inner goodness é muito diferente de Inner goddess. Um traduz-se como bondade intrinseca. O outro como deusa interior. Troquem o segundo pelo primeiro e têm a versão correcta.
Ainda há para lá mais uns tantos mas eu não sou mesquinho ao ponto de apontar todos os erros que os tradutores dão...
Aproveitem para consultar a programação completa do Fantasporto clicando AQUI!
Subscrever:
Mensagens (Atom)











