Mostrar mensagens com a etiqueta arquitectura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta arquitectura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 11 de maio de 2010

TED talk de Frank Gehry

Um dos maiores arquitectos vivos fala nas TEDtalks sobre o factor "E agora?" nos seus projectos.

Legendas em Português de Portugal feitas por mim com a pertinente revisão de Geraldo Quintas.

sexta-feira, 12 de março de 2010

'bora Pecha Kuchar!

Amanhã isto:

Com esta gente:
E imensas pessoas interessantes, bem parecidas e requintadamente perfumadas na audiência para conversar e convidar para cafés nesse sítio tão romântico mas diariamente tão cinzentão que é a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Mais informações AQUI e na página de Facebook...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Recuerdos dolorosos

O Sr Berlusconi levou com a Catedral de Milão, Duomo di Milano no sempre "envernizador" de palavras que é a língua italiana, na cara. Não com a dita mas com um souvenir de metal da mesma.
Ora a Catedral tem as belas das estalagmites arquitectónicas típicas do Barroco:
Pois.
É bastante pontiagudo e pesado.
Ora se o Sr. Berlusconi mereceu levar com Il Duomo na cara ou não é debatível. Todos nós, se formos umas bestas, merecemos levar com coisas na tromba para aprendermos a sermos melhores pessoas. Por esta lógica o tipo mereceu mesmo apanhar com uma catedral gótica MAS mais besta que ele é o povo italiano que reelege um déspota arrogante sem sentido ético. Um bocadinho como aqueles treinadores que colocam em campo jogadores que nem em equipas de bairro tinham lugar. Não se assobia o jogador manco mas sim o idiota que o coloca a jogar.
Por essa razão todos os italianos deviam usar a pessoa que lhes estivesse mais próxima como lançador de catedrais e vice versa, uma carnificina colectiva onde todos pagassem pelo idiota que reelegeram como chefe.
Mas pronto, a falar com toda a seriedade, tudo que for acima de um estalo é exagero e só serve para piorar as questões.

Aliás, o meu objectivo nem é analisar este acontecimento mas sim acautelar os próximos fazendo uma análise aos recuerdos mais dolorosos de amparar com a bochecha.

O2/Millenium Dome, Londres
Com o seu desenho "almofada de alfinetes" um recuerdo do O2 compensava a falta de aerodinâmica (a não ser que prefiram atirar como um frisbee) com o potencial letal dos seus pilares pretuberantes.

Opera House, Sydney
Oh sim a ópera. Cantores anafados a berrar em italiano coisas que fazem o coração estalar de emoção. Isso e este ex-libris australiano cujos recuerdos podiam ser usados na cara de um incauto energúmeno num movimento de chapada e arrasto como se cada uma das pontas das "conchas" fossem garras felinas.

Kremlin, Moscovo
O Kremlin tem a lenda semi-faraónica que conta que depois da conclusão se fecharam os arquitectos numa sala para que nunca mais desenhassem um edifício tão belo noutro local. Isso e ser parecido com um colorido gelado (coisa que na Rússia faz todo o sentido) que pode ser usado de forma dissimulada abordando uma qualquer amostra de gente na rua e dizer "olha! já viste isto aqui?" e enquanto a vítima olha para o que julga ser um gelado dá-se-lhe um golpe arrepiante num globo ocular.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro
Se já viram um filme de Ninjas sabem o que é um Shuriken, mesmo que o conheçam como "aquelas estrelas que se atiram e espetam". Um cristo de quatro pontas deve ser suficiente.

Rheinturm, Düsseldorf
O Rheinturm, onde estive (a sério!) há cerca de três semanas, é muito alto. 175 metros para ser mais exacto. Se forem bons em joguinhos de setas conseguem atingir o vosso idiota preferido numa narinha. Com sorte no ângulo e força suficientes para que entre e custe a sair.
Como curiosidade posso dizer que lá em cima há um piso de observatório e outro, uns andares mais acima, que tem um restaurante circular cuja plataforma gira 180º sobre a cidade e o rio Rhein. Bem catita.

Portanto já sabem, se tiverem um idiota em lista de espera para fazer um piercing num olho não hesitem em usar o meu guia arquitectónico.
Se forem idiotas tenham muito cuidado.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tarados por tectos

Eu sofro um bocadito de tectofilia. Termo inventado por mim, há cerca de 2 minutos e que descreve as pessoas que quando entram num edificio olham de imediato para cima.
Foi portanto com bom grado que descobri no site Deputy Dog um post que mostra 10 dos mais belos tectos do mundo.
Aqui em baixo o orgulho nacional do tecto do Mosteiro dos Jerónimos, incluido na lista, e que eu ainda não vi ao vivo.
Podem ver mais destes tectos divinos visitando o Deputy Dog.

(Neatorama)

quinta-feira, 19 de março de 2009

A outra metade

Suponho que quando um gémeo siamês morre leve o outro consigo...
Mas e os edifícios?
Já pararam para pensar no que acontece às casas adjacentes a habitações abandonadas?

Foi essa questão que lançou o fotógrafo Camilo José Vergara na senda dos edifícios meio abandonados de New Jersey e dos problemas que esse mesmo abandono causa aos donos da parte ainda viva de tais edifícios.

Podem ver mais clicando AQUI e AQUI.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Torres

Uma torre de controlo de aeroporto tem de ser alta e facilitar a visibilidade a 360º. Se for bonitinha também não faz mal nenhum!
Alguém se deu ao trabalho de fazer uma lista das 10 torres de controlo mais interessantes do mundo e bolas como elas são sexy!
Esta aqui em cima é a do aeroporto de Arlanda na Suécia...

Para ver o resto da lista é só clicar AQUI!

(The Presurfer)

sábado, 29 de novembro de 2008

Treehouse Café


O café Yellow Treehouse está localizado na floresta da Nova Zelândia e foi desenhado pelo atelier Pacific Environmets Architects.
A estrutura fica a 10 metros do solo com nada a suportar, excepto um árvore, e é feito de materiais sustentável.
Prevê-se que fique completo em meados de Dezembro de 2008.
Mais informações aqui.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Ena! Consigo ver a minha casa daqui!"

Em mais uma brilhante iniciativa de marketing de guerrilha, o banco HSBC contratou uma empresa de publicidade para fomentar a consciência da influência do aquecimento global nas nossas vidas. A solução escolhida foi colar a imagem aérea de uma cidade ao fundo de uma piscina criando uma ilusão de submersão fantástica!
(Neatorama)

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Rockets destroem constroem ponte

Um dos problemas que surge quando se controi uma ponte suspensa é como fazer com que os cabos passem de um lado para o outro. Principalmente se esta ponte tiver uma altitude onde cabia um Empire State Building com três campos de futebol em cima!
A ponte em questão é esta da imagem e está a ser construida na China chamando-se Siduhe Grand Bridge ou 四渡河大桥 e está quase completa após 4 anos de trabalhos.

Noutras pontes do género usaram-se vários métodos de transmissão de cabos. Em Niagara foi uma espécie de parapente, na ponte de Brooklyn foi um barco e numa outra ponte chinesa um helicoptero para levar os cabos de um lado ao outro.
Nesta ponte os engenheiros decidiram ignorar o que já se tinha feito antes e bater um recorde.
Eles dispararam os cabos com rockets de um lado ao outro da encosta!
Isso está bem visível nas imagens aqui em baixo...
Não há muitas mais informações sobre este projecto mas visitem o site Deputy Dog para ver mais imagens e as fontes de onde foi recolhida esta notícia.

sábado, 20 de setembro de 2008

Pombais

O meu vizinho de baixo tem, desde que me lembro, um pombal. Estou mais que habituado ao cântico de acasalamento, aos divertidos banhos e às largadas de Espanha com a chegada a conta gotas de quase todas as aves.
É então com muito carinho que vejo as pombas por todos os locais por onde passo e foi com interesse que vi esta galeria no infalível site Dark Roasted Blend com pombais de todo o mundo, em exemplos de arquitectura apaixonante e dedicada.



Podem ver o resto da galeria AQUI!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Burj Dubai

Burj Dubai
O maior arranha-céus do mundo está quase pronto. E é coisa para ter 636 metros de altura!
A fotografia foi tirada a partir de um helicóptero pelo fotógrafo David Hobcote que mais tarde acabou por partilhar mais umas tantas fotografias deste oásis dos petrodólares.
É só ver ali os outros, agora modestos, edifícios da redondeza para perceber o verdadeiro tamanho do Burj Dubai.

Mais imagens AQUI!

(Neatorama)

domingo, 27 de julho de 2008

London

Eros, Piccadilly Circus
Piccadilly Circus Neons
Her Majesty's Theatre
The National Galery and Trafalgar Square
St. Paul's Cathedral
St. Paul's Cathedral and Millenium Bridge
St Mary Axe, 30 (The Gerkhin) and St Andrews Undershaft Church
Big Ben (e como bom turista acertei o relógio...)
Westminster Abbey
Westminster Abbey 2
The British Museum, Great Court
Natural History Museum, 3rd floor
Natural History Museum, Central Hall
Tate Modern
Tate Modern, Turbin Hall
Portobello Road
"Jolley, wuz a gud buoy?"

terça-feira, 15 de julho de 2008

Daruma-otoshi

Um empresa japonesa especializou-se em demolição de arranha-céus de uma forma mais limpa e inteligente que as habituais implosões.
Para isso eles colocam macacos hidráulicos em toda a extensão do rés-do-chão e retiram os pilares de sustentação do edifício... Após esta operação basta-lhes aliviar a pressão dos macacos para que o edifício desça um andar!
Repitam isto até ao último andar e está feito...
Não só acelera todo o processo de demolição em 20% como torna mais fácil a reciclagem dos diferentes materiais e evita que resíduos voadores se espalhem por quilómetros.

Daruma-otoshi é o nome de um jogo tradicional japonês onde se retiram as partes inferiores de uma construção com um martelo sem prejudicar o resto da estrutura.

Mais pormenores sobre esta técnica no site Gizmodo

(Boing Boing)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Banco que foi enviado pelo correio

Os serviços postais permitem que hoje se envie mais do que as simples cartas...
As encomendas têm um limite de peso e tamanho unicamente limitadas pelo preço que podem pagar pelo selo...
Mas daí até enviar um edifício inteiro vai uma grande excentricidade!
Este edifício foi enviado por correio desde Salt Lake City até Vernal, ambas as cidades do estado de Utah nos Estados Unidos e que distam 193Kms entre si...
Ora bem... a boa verdade não foi o edifício que foi enviado... Foram sim os 80 mil tijolos de que é feito!
Tudo porque os custos, por tijolo, quadruplicavam com o transporte ao encargo das habituais empresas de transporte. Vai daí e o responsável pela obra decidiu, num verdadeiro golpe de génio, enviar paletes de tijolos dentro do limite por dia permitido para cada pessoa... E assim se transportaram as toneladas de tijolos de uma forma muito mais económica!
Os responsáveis dos correios ficaram tão transtornados com a quantidade desmesurada de tijolos que transportaram que após o final de todas as entregas reformularam as regras de peso do transporte de bens e ainda acrescentaram uma alínea que clarifica que "não é o propósito dos serviços postais americanos que edifícios sejam enviados por correio."

Para ler mais sobre esta história cliquem AQUI!

(The Presurfer)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ascensão

Da autoria de Daniel Libeskind.







Este edifício de apartamentos, orgulhosamente denominado de Ascensão, foi desenhado pelo arquitecto Daniel Libeskind, autor do plano de construção do memorial às vitimas do 11 de Setembro, do Museu Judaico de Berlim (de tirar o fôlego) e o Museu da Guerra Imperial de Manchester, entre muitos outros igualmente fascinantes.
É uma oportunidade de viver numa casa desenhada por um génio! Se estiverem interessados em adquirir um destes condos é só visitar o site do próprio edifício AQUI!

Entretanto recomendo com toda a vivacidade uma visita demorada ao site do Studio Daniel Libeskind bem como ao MAGNÍFICO site de arquitectura Arcspace que tem, só na sua página inicial, material suficiente para passar horas a descobrir o que os maiores mestres da arquitectura actual andam a fazer.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Momentos embaraçosos na engenharia (e o que eles nos ensinaram)


Os exemplos são a ponte Tacoma Narrows em Washington, o edificio do Citigrup em NY, A Millenium Bridge em Inglaterra e o aeroporto Kansai no Japão.

Adorava poder traduzir todo o texto porque não só menciona o que se passou como oferece uma explicação simples do porquê de se ter passado mas neste momento não tenho tempo.

Assim sendo fiquem com o video do que se passou na ponte Tacoma Narrows (que vi uma vez num documentário na RTP2 e nunca mais esqueci) para aguçar o apetite!


Visitem a lista clicando AQUI!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Viva Las Vegas!

Anteontem um dos meus tios enviou-me um video para o mail do que parecia ser mais uma celebração com fogo de artificio.
Mas afinal este espectáculo tinha sido montado para "celebrar" a demolição de um dos casinos de Las Vegas!
É um desperdicio de material, os estouros espantam os passaros todos e aquela poeira de cimento não daver fazer bem nenhum mas caramba, que é impressionante e divertido lá isso é!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Votem na CASA!

Já aqui falei da Casa da Música e da sua magnifica "identidade" que depois veio a ganhar o prémio de melhor identidade visual de 2007 atribuido pelo International Herald Tribune.

Agora é o Channel 4 Inglês que promove uma votação para o prémio Stirling de Arquitectura de forma a descobrir qual o melhor edificio de 2007! O prémio é atribuido por um júri MAS eles querem descobrir qual o preferido do público...

Para votar cliquem AQUI!!!

Eu já votei... Conseguem adivinhar em qual edificio?

(Obrigado pelo aviso Gotinha!)

sábado, 19 de janeiro de 2008

Uma livraria divina

Peço desde já perdão pelo plágio do título, retirado do blog Bibliotecário de Babel, mas é o único que me parece acertar no alvo...
A lista das 10 livrarias mais belas do mundo feita pelo Guardian "obrigou" a uma análise atenta de todos os casos mencionados... E a número um é, de facto, singular.

A Boekhandel Selexyz Dominicanen fica em Maastricht na Holanda e é uma livraria instalada dentro de uma igreja dominicana.

Este projecto de reutilização de espaço valeu o prémio Lensvelt de arquitectura para interiores de 2007 aos arquitectos Merkx + Girod.

Pormenor delicioso é o espaço da cafetaria que fica na ábside da igreja.

Podem ler mais e ver mais imagens deste projecto clicando AQUI, AQUI ou AQUI!