Mostrar mensagens com a etiqueta arte. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta arte. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 11 de maio de 2010

TED talk de Frank Gehry

Um dos maiores arquitectos vivos fala nas TEDtalks sobre o factor "E agora?" nos seus projectos.

Legendas em Português de Portugal feitas por mim com a pertinente revisão de Geraldo Quintas.

Anamorfismo a metro

Há já algum tempo que vejo estas imagens espalhadas aleatoriamente em vários sites da internet mas só agora fiquei a saber onde estão colocadas e quem é o autor...
As pinturas anamórficas obrigam o observador a estar colocado no local certo para desfrutar do trompe l'oeil tridimensional.
No caso das imagens ali em cima o autor é o artista Panya Clark Espinal e as paredes que lhe servem de tela pertencem à rede do metropolitano de Toronto.

Mais imagens e pormenores no site WebUrbanist

terça-feira, 30 de março de 2010

Marwencol

"Marwencol é um mundo de fantasia criado por Mark Hogancamp. Este website é dedicado à captura da beleza do mundo secreto de Mark.

Após um espancamento que o colocou em coma de que resultaram lesões cerebrais, perpetrado por cinco homens no exterior de um bar, Mark construiu uma cidade da segunda guerra mundial na escala 1/6 no seu quintal. Mark populou a sua cidade, chamada "Marwencol" com bonecos representando a sua família e amigos e criou fotografias realistas a detalhar as relações e dramas da cidade.

Trabalhar na cidade e fotografar a acção auxiliou Mark a recuperar a sua coordenação motora e a lidar com as feridas psíquicas resultantes do ataque. Através da sua terapia caseira, Mark conseguiu iniciar a sua longa viagem de volta ao 'mundo real', tanto física como psicologicamente - algo com o qual continua a lutar até hoje."

Podem visitar o site clicando AQUI.

(Boing Boing)

sexta-feira, 12 de março de 2010

'bora Pecha Kuchar!

Amanhã isto:

Com esta gente:
E imensas pessoas interessantes, bem parecidas e requintadamente perfumadas na audiência para conversar e convidar para cafés nesse sítio tão romântico mas diariamente tão cinzentão que é a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Mais informações AQUI e na página de Facebook...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quentes e Boas

Alex Queral é um escultor de Philadelphia que se especializou em retratos de celebridades de várias áreas em listas telefónicas.
Cada um destes invulgares bustos demora cerca de duas semanas a executar. O artista começa por desenhar o contorno da face a representar para depois ir pacientemente retirando pedaços de papel com uma lâmina. No final reforça a separação entre o retrato e o resto da página com um tratamento monocromático.

O pormenor das feições é ainda melhorado pelo pormenor de ao fundo estar a página referente ao nome do retratado.

Para ver uma galeria destas obras é só clicar AQUI!

(Webdesigner Depot)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Recuerdos dolorosos

O Sr Berlusconi levou com a Catedral de Milão, Duomo di Milano no sempre "envernizador" de palavras que é a língua italiana, na cara. Não com a dita mas com um souvenir de metal da mesma.
Ora a Catedral tem as belas das estalagmites arquitectónicas típicas do Barroco:
Pois.
É bastante pontiagudo e pesado.
Ora se o Sr. Berlusconi mereceu levar com Il Duomo na cara ou não é debatível. Todos nós, se formos umas bestas, merecemos levar com coisas na tromba para aprendermos a sermos melhores pessoas. Por esta lógica o tipo mereceu mesmo apanhar com uma catedral gótica MAS mais besta que ele é o povo italiano que reelege um déspota arrogante sem sentido ético. Um bocadinho como aqueles treinadores que colocam em campo jogadores que nem em equipas de bairro tinham lugar. Não se assobia o jogador manco mas sim o idiota que o coloca a jogar.
Por essa razão todos os italianos deviam usar a pessoa que lhes estivesse mais próxima como lançador de catedrais e vice versa, uma carnificina colectiva onde todos pagassem pelo idiota que reelegeram como chefe.
Mas pronto, a falar com toda a seriedade, tudo que for acima de um estalo é exagero e só serve para piorar as questões.

Aliás, o meu objectivo nem é analisar este acontecimento mas sim acautelar os próximos fazendo uma análise aos recuerdos mais dolorosos de amparar com a bochecha.

O2/Millenium Dome, Londres
Com o seu desenho "almofada de alfinetes" um recuerdo do O2 compensava a falta de aerodinâmica (a não ser que prefiram atirar como um frisbee) com o potencial letal dos seus pilares pretuberantes.

Opera House, Sydney
Oh sim a ópera. Cantores anafados a berrar em italiano coisas que fazem o coração estalar de emoção. Isso e este ex-libris australiano cujos recuerdos podiam ser usados na cara de um incauto energúmeno num movimento de chapada e arrasto como se cada uma das pontas das "conchas" fossem garras felinas.

Kremlin, Moscovo
O Kremlin tem a lenda semi-faraónica que conta que depois da conclusão se fecharam os arquitectos numa sala para que nunca mais desenhassem um edifício tão belo noutro local. Isso e ser parecido com um colorido gelado (coisa que na Rússia faz todo o sentido) que pode ser usado de forma dissimulada abordando uma qualquer amostra de gente na rua e dizer "olha! já viste isto aqui?" e enquanto a vítima olha para o que julga ser um gelado dá-se-lhe um golpe arrepiante num globo ocular.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro
Se já viram um filme de Ninjas sabem o que é um Shuriken, mesmo que o conheçam como "aquelas estrelas que se atiram e espetam". Um cristo de quatro pontas deve ser suficiente.

Rheinturm, Düsseldorf
O Rheinturm, onde estive (a sério!) há cerca de três semanas, é muito alto. 175 metros para ser mais exacto. Se forem bons em joguinhos de setas conseguem atingir o vosso idiota preferido numa narinha. Com sorte no ângulo e força suficientes para que entre e custe a sair.
Como curiosidade posso dizer que lá em cima há um piso de observatório e outro, uns andares mais acima, que tem um restaurante circular cuja plataforma gira 180º sobre a cidade e o rio Rhein. Bem catita.

Portanto já sabem, se tiverem um idiota em lista de espera para fazer um piercing num olho não hesitem em usar o meu guia arquitectónico.
Se forem idiotas tenham muito cuidado.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As guerras mundiais simplificadas

O utilizador do deviantART Angus McLeod lançou-se à aventura de fazer um cartoon que conta a história das duas grandes guerras com os próprios países como personagens. Pode parecer uma brincadeira inocente mas os momentos fulcrais de ambas as guerras estão lá e esta pode ser uma ferramenta educacional tão valida como outra qualquer...
Portugal faz um pequeno papel no final da Primeira Guerra e tudo!

Querem pequenos excertos?
Primeira Grande Guerra

Segunda Grande Guerra

Podem ver as versões em tamanho decente clicando em cada uma das imagens.

(Boing Boing)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Arte taxidérmica


Quando não há explicação para algo chama-se-lhe arte e fica arrumado.
O que dizer mais sobre estas montagens "artísticas" usando moscas mortas?


podem ver o resto da galeria clicando AQUI!

(The Presurfer)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tango

Tango
O Tango foi considerado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
Atribuida com toda a justiça, esta é uma distinção que publicita, prestigia e protege o tango como expressão cultural a manter para usufruto das gerações vindouras.

Como o que não evolui morre, também o tango foi aprendendo a absorver novas influências e artistas. Deixo então aqui três exemplos de modernidade crescente. Ao vivo como se gosta...

La Cumparsita - Gerardo Rodriguez

Adiós Nonino - Astor Piazzolla

Época - Gotan Project

E como o Tango vive tanto de som como de movimento fica aqui um video de como se dança a sério.
Fico a aguardar pacientemente pela candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade.

Cliquem AQUI ou na imagem para uma galeria de grandes fotos de Tango.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As mais controversas capas de revista

O site Webdesigner Depot fez uma lista com belos exemplos de capas de revista provocadoras que causaram, à data da sua publicação, polémica e o inerente aumento nas vendas.
Aqui em baixo três exemplos dos clássicos (velhos ou modernos) que por lá encontram.


Para visitar toda a lista é só clicar AQUI!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Rinoplastia Aérea

"Não é difícil de perceber o porquê de um piloto querer ou sentir a necessidade de aplicar imagens no "nariz" do seu avião antes de entrar numa zona de guerra. Depois de ser privado de toda a individualidade e treinado para seguir ordens durante meses a fio deve ser imensamente refrescante ter a oportunidade de personalizar a máquina onde vai passar a maioria do seu tempo e, através disso, dar um incremento à moral própria e à dos colegas aviadores. Juntem uma pincelada de tinta e um nome a um mortal monte de maetal e o avião depressa se torna numa personagem com o seu nome próprio, não tanto uma arma mas uma companhia, durante uma das mais stressantes experiências imagináveis." - Deputy Dog

O blog Deputy Dog tem uma rica colecção de pinturas de aviões de várias eras. Se querem saber mais sobre a história desta arte fascinante ou ver somente a galeria de fotos cliquem AQUI!
(Deputy Dog)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Elogio da Ignorância (porque sou invejoso)

Ontem passei pela exposição/instalação que está presente na Avenida dos Aliados na qual uma centena de manequins alterados por artistas portugueses e que mais tarde serão leiloados com os lucros a reverter para o magnífico projecto Espaço-T estão ali, de pé durante 24 horas até 31 de Agosto.
Há-os imaginativos, simples, armados em arte complexa e outros coloridos e alegres.
Lá, há também este onde podem escrever qual é o vosso sonho:

Lá para o meio das costas (que bela forma de educadamente dar a vez), entre sonhos de futebolismo, paz mundial e amor eterno está este:
Espero que encontres outros sonhos porque acabado o sonho o Homem cai de secura. E se realmente és assim tão feliz, com a feliz inconsciência e a consciência de o ser continua que te dou os parabéns como um tenista derrotado reduzido à realidade de felicitar uma pessoa melhor.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tarados por tectos

Eu sofro um bocadito de tectofilia. Termo inventado por mim, há cerca de 2 minutos e que descreve as pessoas que quando entram num edificio olham de imediato para cima.
Foi portanto com bom grado que descobri no site Deputy Dog um post que mostra 10 dos mais belos tectos do mundo.
Aqui em baixo o orgulho nacional do tecto do Mosteiro dos Jerónimos, incluido na lista, e que eu ainda não vi ao vivo.
Podem ver mais destes tectos divinos visitando o Deputy Dog.

(Neatorama)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Imersão

O artista Robbie Cooper decidiu estudar e documentar a forma como nos dias que correm as pessoas se abstraem do seu ambiente. Este projecto versará, fundamentalmente, sobre jogos de computador, mundos virtuais e novos media na vida de quem usufrui dessas novas formas de entertenimento.

A primeira série, Immersion, mostra o ar compenetrado e ligeiramente alucinado com que jovens jogam numa televisão equipada com uma câmara.
O registo é impressionante.
O segundo capitulo nesta série de ensaios visuais chama-se alter-ego e contrapõe os "avatares" dos mundos virtuais com a pessoa real que controla essa personagem.

Para mais pormenores é só visitar o site do autor.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Boris Godunov

La Fura dels Baus

Os La Fura dels Baus trazem ao Porto a peça/performance Boris Godunov e os meus bilhetes já cá cantam!

Sugestão do chefe: Se vão ver o espectáculo NÃO visitem o site dos Fura... Para ajudar com a minha parte todos os links presentes neste post redireccionam para o site do Coliseu do Porto...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Capas vivas

Inspirado pelas iconicas ilustrações de livros "pulp" dos anos 50 e 60 Thomas Allen faz colagens e fotografias que dão vida (ou pelo menos tridimensionalidade) às capas dos livros que utiliza.


Podem ver mais exemplos clicando AQUI!

(Boing Boing)

sábado, 11 de abril de 2009

A(s) Última(s) Seia(s)

101 delas para ser mais exacto!

Bem a tempo da Páscoa 101 reproduções pop da famosa pintura de Leonardo da Vinci.
Em baixo três exemplos...

Hollywood Supper com Marilyn Monroe como cristo e tudo o que era estrela poderosa da época como sua discípula.

Soprano Supper com Tony como cristo.

E a mais recente, South Park Supper, com Kyle como cristo redentor da economia mundial...

Podem ver o resto das ceias clicando AQUI!

(Neatorama)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Censurem isto

A Origem do MundoA Origem do Mundo - Gustave Courbet

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os traços de seis meses de exposição

Um fotógrafo especialista em fotografia Pin-Hole captou esta belissima imagem do caminho que o sol percorreu durante seis meses pelos céus da ponte suspensa Clifton em Bristol.
Por incrivel que pareça esta foto foi tirada com uma engenhoca que consiste numa lata de refrigerante vazia com uma abertura de 0,25 mm e uma única folha de papel fotográfico.
o fotógrafo, Justin Quinell, amarrou a tal máquina a um poste de telefone entre 19 de Dezembro de 2007 e 21 de Junho de 2008, precisamente os solsticios de Inverno e Verão.
Os arcos que se vêem na foto demonstram bem a diferença na passagem do sol nas diferentes datas sendo que o arco mais baixo corresponde ao primeiro dia de exposição e o último arco ao último dia de registo fotográfico. As partes tracejadas onde não se vê linha correspondem a dias nublados em que o sol não conseguiu brilhar com intensidade suficiente.

Este projecto tem ainda outra importância para o autor da foto visto que o seu pai faleceu a 13 de Abril, sensivelmente a meio do projecto. Ele diz que através da fotografia conseguiu determinar a posição exacta do sol no momento da morte do seu pai.
A foto lá acima é só um exemplo das várias experiências que este fotógrafo fez por toda a cidade de Bristol... Para ver o resto das fotos ABRAM AQUI o ficheiro PDF ou visitem o site do autor.
Podem ler mais sobre esta notícia no site do Telegraph.

(Nothing To Do With Arbroath)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Australia

Do realizador Baz Luhrmann, autor do punk-lírico Romeo + Juliet e do exuberante Moulin Rouge, chega o filme Australia.
O filme conta a história de uma aristocrata inglesa e de um condutor de gado australiano na Australia pré-segunda guerra mundial, época na qual uma lei determinava que todas as crianças mestiças (com um progenitor branco e outro aborígene) fossem enviadas para campos de educação para lhes ser retirada a "aborigenidade".
A tarefa que a tal aristocrata tem pelas mãos é a de transportar duas mil cabeças de gado pela bela mas indomada Austrália de então até Darwin, cidade bombardeada pelos japoneses, acompanhada por Nullah, uma criança mestiça que caso seja encontrada lhe será retirada para ser "educada".
Aliem esta história às paisagens inenarráveis mas narradoras de pleno direito da Australia imensa pintalgadas pelo olho colorido e génio fotográfico do Sr. Luhrmann e têm a receita para mais uma obra-prima de encher as medidas.
Agora let's lookatatraila:

Luhrmann é dos poucos realizadores que me justificam, mesmo com o seu curto curriculum, que vá à sala de cinema sem fazer todo o trabalho de casa de conhecimento do filme.
Para mais informações visitem o extenso artigo do LA Times e o site do filme.

P.S.: Foto da autoria da igualmente genial Annie Leibovitz.