quinta-feira, 27 de maio de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
Os agradecimentos, reconhecimentos. Mourinho e o meu pai
Fez ontem sete anos que o FCPorto ganhou a taça UEFA no jogo sofrido de Sevilha.

Durante todo o jogo sofri, ao lado do meu pai, como nunca tinha sofrido antes por nada. No final do jogo, rouco e quase sem dedos para roer, de olhos molhados, lá fomos aos Aliados para as merecidas celebrações. Lá, muito se falava da possibilidade das portas do estádio serem abertas para os adeptos receberem a equipa.
Sem nenhum género de confirmação lá fomos e era verdade. As portas das Antas, já com sentença de morte assinada, estavam abertas. As bancadas foram enchendo de gente e o relógio não andava para trás. Uma quinta-feira e às 4 da manhã estariam lá, a estimar por baixo para não abusar, umas 20 mil pessoas. Gente boa. Famílias completas. Gente que ocasionalmente fazia as contas ao sono e à hora de entrada perguntando a quem quisesse calcular se valia a pena ir à cama.
Lá para as 4:30 chega a equipa. Atarantados pela massa de público e pelo tardio da hora mal falavam. Estavam aparvalhados a olhar para as bancadas que se atiravam para o relvado da única maneira que sabemos e podemos. Eu e o meu pai lá no meio, a ganhar uma história para contar.
Muito justamente se falou do jogo e dos adeptos que foram a Sevilha com aquele calor infernal e em enorme desvantagem numérica frente aos escoceses do Celtic e pouco se falou dos valentes que às 5 da manhã iam lentamente a pé pela Rua Fernão Magalhães (a Rua da Protectora dos Animais já estava fechada por causa das obras do Dragão) cheia de gente nas varandas a saudar em robe e chinelos.
Ninguém falou de mim e do meu pai que tínhamos enterrado um ano antes o louco que nos pegou a doença azul, o meu avô, que se fosse vivo havia de lá ter estado a chorar como só ele fazia.
No dia seguinte as enormes olheiras e bocejos. No dia seguinte só eu entre os meus colegas para contar a história daquela madrugada no estádio que só me deu 2 horas de cama.
Todas estas coisas têm a mão do Mourinho e por isso mesmo, salvo enorme tragédia ou estupidez dele, estou sempre do lado dele. Tenho-lhe essa dívida de gratidão.

Durante todo o jogo sofri, ao lado do meu pai, como nunca tinha sofrido antes por nada. No final do jogo, rouco e quase sem dedos para roer, de olhos molhados, lá fomos aos Aliados para as merecidas celebrações. Lá, muito se falava da possibilidade das portas do estádio serem abertas para os adeptos receberem a equipa.
Sem nenhum género de confirmação lá fomos e era verdade. As portas das Antas, já com sentença de morte assinada, estavam abertas. As bancadas foram enchendo de gente e o relógio não andava para trás. Uma quinta-feira e às 4 da manhã estariam lá, a estimar por baixo para não abusar, umas 20 mil pessoas. Gente boa. Famílias completas. Gente que ocasionalmente fazia as contas ao sono e à hora de entrada perguntando a quem quisesse calcular se valia a pena ir à cama.
Lá para as 4:30 chega a equipa. Atarantados pela massa de público e pelo tardio da hora mal falavam. Estavam aparvalhados a olhar para as bancadas que se atiravam para o relvado da única maneira que sabemos e podemos. Eu e o meu pai lá no meio, a ganhar uma história para contar.
Muito justamente se falou do jogo e dos adeptos que foram a Sevilha com aquele calor infernal e em enorme desvantagem numérica frente aos escoceses do Celtic e pouco se falou dos valentes que às 5 da manhã iam lentamente a pé pela Rua Fernão Magalhães (a Rua da Protectora dos Animais já estava fechada por causa das obras do Dragão) cheia de gente nas varandas a saudar em robe e chinelos.
Ninguém falou de mim e do meu pai que tínhamos enterrado um ano antes o louco que nos pegou a doença azul, o meu avô, que se fosse vivo havia de lá ter estado a chorar como só ele fazia.
No dia seguinte as enormes olheiras e bocejos. No dia seguinte só eu entre os meus colegas para contar a história daquela madrugada no estádio que só me deu 2 horas de cama.
Todas estas coisas têm a mão do Mourinho e por isso mesmo, salvo enorme tragédia ou estupidez dele, estou sempre do lado dele. Tenho-lhe essa dívida de gratidão.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Ciência Falsa
Quando os factos se tornam demasiado confusos as explicações simplificam-se com mentiras...

Fake Science é um blog que se propõe, no seu estilo de livro de escola vintage, a explicar com mentiras o que a verdade não consegue explanar.
Podem visitar clicando AQUI!

Fake Science é um blog que se propõe, no seu estilo de livro de escola vintage, a explicar com mentiras o que a verdade não consegue explanar.
Podem visitar clicando AQUI!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
O vestido da Ex-Mulher

Um dia a mulher sai de casa e leva tudo o que lhe pertence do guarda-vestidos. Tudo menos o vestido de noiva. Aí a Ex diz "não quero isso, faz o que quiseres com ele".
E assim ele fez...
Com a ajuda da comunidade que se juntou no My Ex-Wife's Wedding Dress descobriu 101 coisas que fazer com o desafortunado vestido. Entre elas brincar com o cão, engraxar sapatos, cobrir um grelhador e lavar a loiça.
Ah, aparentemente o tule serve bem como fio dentário...

66 coisas que podem cultivar em casa
Quando tiver uma casa tenciono manter uns vasos à mão com condimentos e pequenos frutos portanto foi com agrado que descobri um site com 66 coisas que se podem cultivar no nosso jardim ou varanda.Há por lá coisas habituais mas também algumas surpresas como bananas num vaso...
(The Presurfer)
terça-feira, 11 de maio de 2010
TED talk de Frank Gehry
Um dos maiores arquitectos vivos fala nas TEDtalks sobre o factor "E agora?" nos seus projectos.
Legendas em Português de Portugal feitas por mim com a pertinente revisão de Geraldo Quintas.
Legendas em Português de Portugal feitas por mim com a pertinente revisão de Geraldo Quintas.
Etiquetas:
arquitectura,
arte,
links interessantes,
Videos
Anamorfismo a metro
Há já algum tempo que vejo estas imagens espalhadas aleatoriamente em vários sites da internet mas só agora fiquei a saber onde estão colocadas e quem é o autor...
As pinturas anamórficas obrigam o observador a estar colocado no local certo para desfrutar do trompe l'oeil tridimensional.
No caso das imagens ali em cima o autor é o artista Panya Clark Espinal e as paredes que lhe servem de tela pertencem à rede do metropolitano de Toronto.
Mais imagens e pormenores no site WebUrbanist
As pinturas anamórficas obrigam o observador a estar colocado no local certo para desfrutar do trompe l'oeil tridimensional.No caso das imagens ali em cima o autor é o artista Panya Clark Espinal e as paredes que lhe servem de tela pertencem à rede do metropolitano de Toronto.
Mais imagens e pormenores no site WebUrbanist
sábado, 8 de maio de 2010
A odisseia canina
Em várias fotos das manifestações gregas surgia um valente cão. A correr em frenesim com a multidão ou parado mas sempre do lado dos manifestantes.

O que o leva aos motins? Será que luta pela queda da posse de bens privados? Será que vê os manifestantes como a sua alcateia? Será apenas que está à espera que os policias atirem aqueles enormes paus para ele apanhar?

São estas mesmas perguntas que um grupo no facebook se designa a responder!

Entretanto já se sabe que o cão chama-se Kollanos (ou Louk) e que, entre outras coisas, usa gás lacrimogéneo como se de uma bomba anti-asma se tratasse...

Visitem então o grupo do facebook e homenageiem este grande companheiro.
(Alguém se lembrou do filme Filhos do Homem? Lá, durante a queda do ser humano, há sempre um cão ou gato a mostrar que temos sempre as costas guardadas.)
Fenómeno canino descoberto no Farpas & Bitaites...

O que o leva aos motins? Será que luta pela queda da posse de bens privados? Será que vê os manifestantes como a sua alcateia? Será apenas que está à espera que os policias atirem aqueles enormes paus para ele apanhar?

São estas mesmas perguntas que um grupo no facebook se designa a responder!

Entretanto já se sabe que o cão chama-se Kollanos (ou Louk) e que, entre outras coisas, usa gás lacrimogéneo como se de uma bomba anti-asma se tratasse...

Visitem então o grupo do facebook e homenageiem este grande companheiro.
(Alguém se lembrou do filme Filhos do Homem? Lá, durante a queda do ser humano, há sempre um cão ou gato a mostrar que temos sempre as costas guardadas.)
Fenómeno canino descoberto no Farpas & Bitaites...
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Veneza longe dos postais
Imaginem que vão a Veneza e procuram as setas que indicam a Praça de São Marcos. Aí, para conhecer a Veneza dos venezianos, viram no sentido contrário ao que as setas indicam.
Foi isso que fez um dos autores do blog Mental Floss e num artigo conta todas as histórias e mostra todos os cantos da Veneza que não aparece nos guias turísticos.

Podem ver mais clicando AQUI!
Foi isso que fez um dos autores do blog Mental Floss e num artigo conta todas as histórias e mostra todos os cantos da Veneza que não aparece nos guias turísticos.
Podem ver mais clicando AQUI!sexta-feira, 30 de abril de 2010
Duas horas
Foi o tempo que Mariano Gago teve de visionário do óbvio mas inconveniente.
Agora volta a ser um paladino dos impostos a artistas e apoiante do império das editoras.
Pode não ser culpa do próprio, que é um cavalheiro inteligente, pode ter recebido um telefonema irado de uma ministra que gosta de touradas que tem ar de ser mais alta que ele. Todos sabemos como uma mulher das artes torce as emoções a um tipo das ciências...
De qualquer das formas foram 120 minutos agradáveis.
Pode não ser culpa do próprio, que é um cavalheiro inteligente, pode ter recebido um telefonema irado de uma ministra que gosta de touradas que tem ar de ser mais alta que ele. Todos sabemos como uma mulher das artes torce as emoções a um tipo das ciências...
De qualquer das formas foram 120 minutos agradáveis.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Holofotes nos bancos
Este ano os olhos vão estar no banco de suplentes...
A inteligência

As espertezas técnicas

A paixão

As celebrações exuberantes

Muito antes de admirar Mourinho já Van Gaal era o meu treinador favorito. Um treinador excêntrico sem medo de fazer inimigos que na mesma semana em que Rivaldo ganhou a Bola de Ouro o meteu na bancada porque o jogador veio publicamente dizer que preferia jogar noutra posição.
Nunca gostei do futebol italiano, muito menos ainda do catenaccio rodoviário de Barcelona, mas tenho umas tantas dívidas de honra a Mourinho, meu actual treinador de eleição, que deu muitas alegrias à minha equipa e das quais nunca me esquecerei.
Van Gal e Mourinho foram professor e discípulo em Barcelona. Em Maio perceberemos se os papeis se invertem.
Os srs. jogadores tenham lá paciência mas este ano as grandes estrelas estão nos bancos...
A inteligência

As espertezas técnicas

A paixão

As celebrações exuberantes

Muito antes de admirar Mourinho já Van Gaal era o meu treinador favorito. Um treinador excêntrico sem medo de fazer inimigos que na mesma semana em que Rivaldo ganhou a Bola de Ouro o meteu na bancada porque o jogador veio publicamente dizer que preferia jogar noutra posição.
Nunca gostei do futebol italiano, muito menos ainda do catenaccio rodoviário de Barcelona, mas tenho umas tantas dívidas de honra a Mourinho, meu actual treinador de eleição, que deu muitas alegrias à minha equipa e das quais nunca me esquecerei.
Van Gal e Mourinho foram professor e discípulo em Barcelona. Em Maio perceberemos se os papeis se invertem.
Os srs. jogadores tenham lá paciência mas este ano as grandes estrelas estão nos bancos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)




