terça-feira, 14 de abril de 2009

Bacterias falantes que dão luz

O título pode parecer algo parvo mas o video aqui em baixo fala mesmo das capacidades comunicativas e luminescentes das bactérias.

E se vinte minutos parece demasiado tempo para o curto atention span do público internético deixem que vos convença a dispender esse tempo a aprender com a Sra. Bonnie Bassler as novas descobertas do mundo das bactérias com duas curiosidades:
- A capacidade luminescente das bactérias ajuda uma espécie de polvo havaiano a disfarçar a sua sombra enquanto nada. Sim... esse polvo transporta bactérias debaixo do seu corpo de forma a emitir luz suficiente para parecer que nada está a navegar acima do solo subaquático.
- O maior problema das bactérias é a sua rápida adaptação aos antibióticos porque estes se limitam a acabar com elas. Se, no futuro, os antibióticos cortarem ou alterarem a comunicação existente entre cada uma das bactérias não só a sua adaptação pode ser eliminada como poderemos "treinar" as bactérias a desempenhar um papel benéfico na nossa saúde.

Para mais pormenores nada como ver o video:

Aproveitem também para visitar o site TED.com para uma lista de todas as palestras. De certeza que encontram alguma que vos vai prender...

Sem comentários: