quinta-feira, 12 de março de 2009

A elite


Este post vai ter 3 partes...

1. Os únicos
O Porto provou mais uma vez que é a única equipa portuguesa a conseguir ombrear com os grandes da Europa. Sporting excusa descrição, Benfica nem com a taça UEFA pôde e só o Braga ainda por lá anda.
Sabiam que em termos de presenças na Liga dos Campeões só há UMA equipa com mais presenças que o Porto? Sim... é o Manchester Utd. Isto numa Europa onde os orçamentos por clube são gigantescos comparados com os do Porto.
Mais uma vez estamos no selecto grupo das 8 melhores equipas, grupo ao qual já não pertencem muitos gigantes do futebol.

2. Os próximos
Eu queria um de três: Bayern, Manchester ou Arsenal.
Bayern, não para limpar o nome de Portugal porque para isso temos campeonatos europeus e mundiais de selecções, porque temos contas a ajustar desde 99 altura em que o Porto foi superior em ambos os jogos mas mesmo assim foi eliminado. (cá por desperdício e lá por roubo).
Manchester porque se é para jogar, é para jogar com os maiores. E sim... O David por vezes ganha ao Golias e pasma os aterrorizados camponeses.
Arsenal porque uma eliminatória a dois jogos é muito diferente de um jogo de fase de grupos e o sr. Wenger precisa que lhe amareleçam um pouco mais a dentição.

3. A boa xenofobia
Um jogo europeu é sempre emocionante porque a rivalidade é diferente. Mesmo com clubes sem rivalidades há sempre o facto de os países serem distantes e isso faz com que nasça maior ânimo e gosto de ver a nossa equipa (martelar) uma equipa de além fronteiras.
Ontem passei o dia na baixa do Porto e diverti-me a ver os espanhois nas suas manifestações de alegria (como os quatro tipos dentro de um carro com música aos berros que fecharam Santa Catarina durante 2 minutos ou os que encheram a estação da Trindade de cânticos incompreensíveis) pena é que em todo o lado haja bestas que gostam de estragar a festa e alguns desses adeptos espanhois, que faziam parte de uma claque como não podia deixar de ser, atiraram um petardo contra os adeptos do Porto antes sequer do jogo começar.
Lembro-me há uns anos, ainda nas Antas, um mítico jogo com o galático Real Madrid em que mais de metade da Superior Norte estava repleta de espanhois e que o Porto ganhou por 3-2... Um ambiente espectacular como só com o Benfica se consegue.
Eu gosto de jogos europeus por causa da boa rivalidade entre países mas nunca nos devemos esquecer que a Liga dos Campeões é uma competição de CLUBES portanto a derrota do Sporting não envergonhou Portugal nem a vitória do Porto limpou o nome de Portugal na Europa. Os clubes participam a título próprio e são os directos atingidos pelo seu bom ou mau desempenho.
Em relação aos pontos que cotam os países no ranking da UEFA e que decidem quantas equipas colocamos nas competições europeias... bem... se o Porto calha de piorar daqui a 5 anos temos uma equipa na Champions e outra na Taça UEFA. Mas essa conversa da microcefalía da inveja dava para um blog inteiro.


Em outras europanices vamos ter no Pavilhão de Fânzeres o jogo de Hóquei em Patins Porto vs Igualada às 17:00 de Sábado. O Porto tem de ganhar para continuar nessa outra Liga de Campeões. Se puderem venham e tragam as gargantas!

Sem comentários: