sábado, 19 de dezembro de 2009

A questão avião

Não se faz.
Tirar um evento a uma cidade do mesmo país não. se. faz.
Red Bull Air Race
Esta é a minha opinião e não a mudo. Mas permitam-me que justifique.
Os eventos de fama internacional são como as mulheres bonitas. Todos as cobiçam e invejam os porta-chaves (Eu, tu, nós, vós, eles) com quem ela anda. Nós, a querer segurar o investimento, tomamos certas precauções com os colegas de trabalho dela, com o prof. de cardio-fitness e com a generalidade de homens com quem ela se vai cruzando e que são bem mais giros do que nós, os glorificados porta-chaves.
O que nós descuramos, porque achamos que é coisa que só acontece em filme ou livro foleiro, é os cuidados a ter entre amigos. Temos olho de falcão para o brasileiro da churrascaria mas o nosso amigo ricaço/giraço/espertalhaço pode dançar com ela sem que pensemos que estão a trocar números de telemóvel ao ouvido.

Ora, Lisboa é um, permitam-me, cabrão de um amigo. É mais cosmopolita que nós, recebe mais visitas de turistas estrangeiros e tem um nível de vida que nós nem sonhamos. Tem as "gajas" (leia-se eventos) todas, nacionais e internacionais, a serem lá realizadas. E agora, que podia pensar que nós somos bons tipos e já merecemos passearmo-nos com um valente avião (pun intended), dá uma de, permitam-me, filho da puta, e arrasta para si mais a nossa gaja, da qual nem sequer precisa e que só vai comer pela fama e proveito.
Nós, o eterno enfezadito recalcitrante do fundo da sala, ficamos de novo à procura de uma miúda mais do nosso campeonato ou até, num movimento sábio, daquela ex-namorada que deixamos iludidos pela boazona internacional. (Esta última é para si Sr. Rio)


São 920 mil pessoas e 20 milhões de euros a menos a serem movimentados no Porto. São menos 300 milhões de telespectadores a verem o Porto na sua televisão.
Porto... Zona mais pobre, com mais desemprego e com menos turismo que Lisboa.

Com amigos destes não precisamos de inimigos.


A Red Bull é, em pleno direito e sem ressabiamento da minha parte, uma gaja promíscua que se deixa levar pelo tal amigo mais rico. Foi assim que foi educada e vai ser assim, como condessa decrépita cheia de gatos de estimação a mijar nas joias oferecidas pelos principes consortes de sangue azulado, que irá morrer. É uma gaja do mundo que não tem tacões compatíveis com o empedrado do sal da terra.

Quanto ao amigo cabrão, gosto demasiado dele para me chatear de vez mas reservo-me o direito de ser infantil e não o visitar no fim-de-semana em que a Sra Red Bull se vai encontrar com ele. Sou ciumento, que posso eu fazer?

1 comentário:

AnaD disse...

Uffffffffffffff ... ca'susto eu apanhei ... não fosse esse ultimo paragrafo e ainda pensava que seria persona non grata por estas bandas :)

E a foto que ilustra este post só confirma aquilo que disse num outro blog ... a qualidade fotográfica do evento vai descer muito.