terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Espreitem o Pordata

Durante os meus estudos precisei várias vezes de consultar estatísticas sobre a oferta cultural em Portugal. Para isso existia o site do Instituto Nacional de Estatística que numa pesquisa mais ou menos rápida apresentava os dados requeridos.
Mas hoje estreou-se um agregador de dados estatísticos sem paralelo.

A Pordata é, nas palavras da directora do projecto, "um serviço público, um projecto destinado a todos, pensado para um vasto número de utentes que comungam do interesse em conhecer, com confiança e rigor, mais sobre Portugal. É, por isso, com imenso orgulho que passo, a partir de hoje, a partilhar esta fonte de informação com todos os que possam dela necessitar."
Lá podem encontrar dados nas categorias de "População; Saúde; Educação; Protecção Social; Emprego e Mercado de Trabalho; Empresas e Pessoal; Rendimento e Despesas Familiares; Habitação e Conforto; Justiça; Cultura; Contas Nacionais; Contas do Estado. Cada um destes temas está subdividido em vários subtemas, que incluem múltiplas séries de dados estatísticos. Estes dados podem ser visualizados sob a forma de tabelas, para o todo ou parte do período de dados disponível. Esses dados podem também ser visualizados sob a forma de gráficos estáticos e dinâmicos. Há ainda a possibilidade de os dados serem transformados automaticamente em indicadores habituais (como as percentagens ou as variações) e, no caso da unidade de medida ser o euro, de se converterem os valores de preços correntes em preços constantes."

Estou sinceramente espantado com a quantidade de informação que lá podem encontrar...

Visitem clicando AQUI ou na imagem ali em cima...


(E só um pormenor curioso. O primeiro exemplo de possibilidade de pesquisa na barra destinada a esse efeito é o número de divórcios...)

Sem comentários: