segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Cães que farejam DVDs

Em Kuala Lumpur, na Malásia dois cães receberam uma medalha de mérito atribuida pelo governo por estes terem sido as principais ferramentas de um plano de combate à pirataria que durou 5 meses.
Lucky e Flo são os nomes dos dois labradores que receberam treino específico para farejar os quimicos presentes em DVDs. Esta campanha levou a 26 detenções e à apreensão de discos ilegais de valor superior a 6 milhões de dólares.
A Malásia é dos países que mais produtos pirateados exporta mas tem implementado um plano para combater este facto para assim conseguir acordos de cooperação com países, como por exemplo a América, que os têm numa lista de controlo apertado.
O sucesso do Lucky e da Flo como bens essênciais justificaram as honras de estado e já estão previstos os treinos para mais cães de forma a espalhar esta iniciativa por todo o país.
Mas nem todas as atenções são positivas... Os piratas ofereciam mais de 26 mil dólares a quem conseguisse eliminar os cães. Desde que esses dados foram conhecidos que eles estão muito bem guardados pelas autoridades.
Por enquanto estes cães são umas estrelas! Vão fazer uma "tourné de combate ao crime" onde passarão por Nova Iorque e por um festival de cinema em Toronto

Podem ler a noticia original no Site da Reuters

Sem comentários: