sábado, 15 de setembro de 2007

Portugal vs Nova Zelândia

Enquanto escrevo isto Portugal sobe ao campo para jogar contra os All Blacks no campeonato do mundo de rugby...
FORÇA RAPAZES!!!
Há uma coisa na Nova Zelândia que os coloca um patamar acima das restantes equipas... A intimidação! Antes dos jogos os All Blacks fazem a sua dança ritual maori chamada de Haka.
Esta dança destina-se a dar motivação e força aos jogadores como a espalhar o medo nos adversários servindo-se de evocações ao passado aborígene dos maoris e seus antepassados.
Há uns anos atrás eles mudaram a coreografia e a letra da haka... Como não consigo decidir de qual gosto mais coloco aqui ambas as versões:
Haka Ka mate

Ka mate! Ka mate! Ka ora! Ka ora!
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Ka mate! Ka mate! Ka ora! Ka ora!
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Tenei te tangata puhuru huru
Este é o homem peludo
Nana nei i tiki mai
Que agarrou o sol
Whakawhiti te ra
E fez com que ele voltasse a brilhar
A upa … ne! ka upa … ne!
Um passo para cima! Mais um passo para cima!
A upane kaupane whiti te ra! Hii…
Um passo para cima, outro... o sol brilha!
Haka Kapa o Pango

Kia Whakawhenua Au I Ahau
Hi Aue, Hi!!
Ko Aotearoa E Ngunguru Nei!
Au, Au, Aue Ha!
Ka Kapa O Pango
E Ngunguru Nei!
Au, Au, Aue Ha!
I Ahaha!
Ka Tu Te Ihihi
Ka Tu Te Wanawana
Ki Runga Ki Te Rangi E Tu Iho Nei, Tu Iho Nei, Hi!
Ponga Ra!
Kapa O Pango, Aue Hi!
Ponga Ra!
Kapa O Pango, Aue Hi, Ha!
Deixem que me torne uno com a terra
Esta é a nossa terra que vibra
E chegou o meu tempo! Este é o meu momento!
Que nos define como os All Blacks
É o meu tempo! É o meu momento!
O nosso dominio
A nossa supremacia triunfará
E seremos colocados bem alto
Feto prateado!
All Blacks!
Feto prateado!
All Blacks!
(A palavra feto refere-se à planta que serve de emblema aos All Blacks)

UPDATE: São agora 12:40 e Portugal perde por 45-3... ATÃO LOBOS??!! Reajam!

Sem comentários: