domingo, 30 de setembro de 2007

Guia turistico do mundo do Séc. XIX

Em meados do séc XIX uma senhora chamada Favell Lee Mortimer decidiu escrever um guia turistico do Mundo que fosse totalmente honesto e sincero sendo muitas vezes até pouco lisonjeiro. Este guia contempla virtualmente todos os países no mundo e descreve tanto os locais como as pessoas que lá se podem encontrar.
Esta ideia poderia ter a sua legitimidade mas... a autora NUNCA saiu de Inglaterra! Só ela sabe em que dados se baseou para descrever com tanta minúcia e arrogância tantos paises que nunca viu.
Portugal também lá está... e com pontos postitivos e negativos. Bem... como no resto da obra são destacados os maus pontos!

Ora vejam lá:


"Portugal

O quê? Embora os portugueses sejam indolentes, como os espanhois, não são tão sérios, tristes ou silênciosos. São orgulhosos como os espanhois mas são mais traiçoeiros. Eles têm olhos e cabelos escuros e compleição escura como os espanhois mas têm dentes mais brancos porque eles nunca fumam e são os cigarros que estragam os dentes em Espanha.
A lingua portuguesa não é tão bela quanto a espanhola tem mais sons sibilantes e é falada em tons subitos e estridentes.
Não há povo europeu tão desastrado com as mãos como os portugueses. É curioso ver quão mal os carpinteiros fazem caixas e os chaveiros fazem chaves. As carruagens são muito mal feitas; são arrastadas por dois bois e enquanto se movem lentamente, as rodas fazem um som estridente muito alto que quase faz as pessoas de outros países ficarem tontas; mas os portugueses não se importam com o som e dizem que até tem um uso, pois assim não há o perigo de duas carruagens se encontrarem em estradas estreitas.
Portugal, como Espanha, está povoado de assaltantes; as leis não são obedecidas e os homens malvados escapam regularmente sem serem punidos."

Podem ler mais países citados nestas incriveis descrições no site do The Independent

Encontrei esta curiosidade no fantástico blog The Presurfer

Sem comentários: