terça-feira, 11 de setembro de 2007

Hoje é 11 de Setembro

Todas as gerações têm os seus marcos históricos impossiveis de esquecer.
Os meus avós não esquecem o dia em que a segunda guerra mundial acabou. Os meus pais ainda se lembram de onde estavam quando o 25 de Abril aconteceu.
No meu caso não consigo esquecer onde estava a 11 de Setembro de 2001.
Estava a ver o telejornal da SIC (o que é muito estranho porque desde que me conheço que à hora do almoço vejo o telejornal da RTP...) e de repente a noticia de ultima hora surge.
Uma das torres gémeas está a arder. Fala-se de um avião que embateu na torre mas não há certezas... E mesmo antes de mudar para a RTP algo atinge a outra torre... rápido demais para se perceber o que era. Mesmo assim inseri de imediato uma cassete de 3 horas no video e carreguei no REC... Fosse o que fosse era coincidência a mais.
Depois desse momento nem consigo descrever o que se passou... Continuei a acreditar que o fogo seria apagado e a situação seria salva. Ao mesmo tempo tinha a sensação que uma guerra de proporções bíblicas poderia estar eminente... Os constantes ataques e falsos alarmes poderiam muito bem causar pânico nas altas autoridades.
A história era feita a todos os momentos.
Mas o que me fez mesmo emocionar foi o momento em que mostram um plano afastado das torres e só uma está visível... Fumo ao nível do solo... José Rodrigues dos Santos diz que aparentemente uma bomba deflagrou nos primeiros andares de uma das torres. O plano muda e todos percebem que este angulo, 5 minutos antes, permitiria ver duas torres em vez de só uma. O silêncio que se fez foi avassalador. José Rodrigues dos Santos, Nuno Rogeiro e a pivot do jornal da tarde da RTP nem sabiam o que dizer.
Foi aí que as minhas pernas começaram a tremer e percebi a verdadeira dimensão do que estava a acontecer. Telefonei às pessoas mais próximas que estavam a trabalhar e não percebiam o porquê dos telefonemas!
Agora passados estes anos todos posso dizer que nunca tinha sentido antes e não voltei a sentir uma preocupação tão grande por algo que não me afectasse directamente. Tanto os atentados de Londres como Madrid mereceram a minha atenção total mas não me fizeram sentir tão envolvido na questão como o 11 de Setembro. E acompanhei todos os acontecimentos em directo...
Podem achar isto mórbido mas mantive a cassete comigo bem guardada... E há pouco tempo transferi-a para DVD. Vou guarda-la com muito cuidado e daqui a uns anos, quando as imagens se tornarem repetivas e cansativas eu vou poder mostrar aos meus filhos o que se passou em directo... Coisa que não dá para repetir.
Que todas as familias e amigos dos que pereceram possam hoje ter um dia de descanso... Com a paz e felicidade possível.
O mundo não esquece.

Sem comentários: