quarta-feira, 27 de junho de 2007

Apresentando uma nova artista: Brandi Carlile

Há mais ou menos um mês, à noite, estava a estudar para um exame enquanto na televisão estava a dar o programa do grande Conan O'Brien. Nesse dia não estava a prestar nenhuma atenção, eu queria era ir dormir porque já não era própriamente cedo...
Aí acontece isto:
(o video do Conan O'Brien foi retirado do Youtube... Substituo-o por este)

Não me prendeu logo de início, é quando chega ao refrão que esta música nos agarra. Uma voz destas, ao vivo, não dá para ignorar. Então estive com atenção para ouvir o nome da artista e escrevi numa das folhas que estava a usar para estudar. Foi má ideia porque ficou enterrada na carga de trabalho que tinha para essa semana! Mas, lá tropecei de novo sem querer neste nome.
O nome era Brandi Carlile e o que encontro a partir daí é incrivel.
Com uma pequena pesquisa encontro que afinal ela não é um talento assim tão recente. A menina já anda há muitos anos nisto mas ainda não encontrou o verdadeiro estrelato. E provavelmente ainda bem porque uma artista deixa-se apanhar pelos executivos e começa a cantar o que eles mandam.

Brandi Carlile nasce em 1982 (actualmente com 25 anos) e cresce numa vila a alguns quilómetros de Seattle. Embora não fossem músicos, os seus pais tinham uma grande paixão pela música e foi com este gosto, principalmente por Country, que cativaram a filha. Como não haviam muitas pessoas na comunidade onde vivia, Brandi teve de aprender a divertir-se sozinha, envolvendo-se na natureza e cantando para passar o tempo. Com 17 anos pega na guitarra, influenciada pelo Rock dos discos dos anos 70 de Elton John e não volta a parar de cantar. Começa a envolver-se na cena musical de Seattle e é lá que captura o olhar de dois irmãos (gémeos!), Tim e Phil Hanseroth que, após o fim da banda que representavam, se juntam a Brandi.
Em 2000 Brandi grava o primeiro de vários discos que paga com o seu dinheiro e que são vendidos a um ritmo muito lento nos concertos que esta dá.
Somente em 2005 uma grande editora, Columbia Records, edita um disco de Brandi, que recebe boas notas dos críticos sendo considerada uma artista para ter em atenção pela revista Rolling Stone.
Em 2007 edita o disco The Story e atinge maior reconhecimento. Torna-se bastante mediática com participação em vários programas televisivos e pela inclusão de duas das suas canções (The story e Tragedy) na série Anatomia de Grey.

Querem ouvir mais?
Cliquem em cada uma das músicas!

Get your own playlist at snapdrive.net!

11 comentários:

Unknown disse...

gostei....boa descoberta

Anónimo disse...

Ouvi "The Story" há pc tp e adorei, mas infelizmente n encontro o CD. Será k há à venda em Portugal?

NM disse...

Não me parece Carla.
Eu já procurei e não encontrei em lado nenhum.
Se se quiser livrar da maçada de arranjar um cartão de crédito ou multibanco e fazer a compra pela internet fale com os funcionários da FNAC mais perto de si que eles fazem a encomenda directamente da editora americana. Pode demorar uns 15 dias ou assim mas é seguro.

Obrigado pela visita!

Fico curioso... Como ouviu falar de Brandi Carlile em Portugal?

Anónimo disse...

Obgd pela infomação. Ouvi falar através de um episódio especial sobre "A Anatomia de Grey" e puseram a canção "The Story". Adorei logo e a letra é fantástica.

Mas, infelizmente, em Portugal, só se dá valor a gente demasiado comercial...

NM disse...

Já sei onde viu isso...

Está disponivel no youtube aqui
---»» http://www.youtube.com/watch?v=c2a8VzsCGlc


Estive quase para colocar esse video no post mas depois decidi colocar o que vi em primeiro lugar. Embora tenha um blackout no meio...

Espero que tenha gostado das outras músicas também... Ela tem músicas até dos primeiros cds que têm lugar em qualquer rádio nacional, comercial ou alternativa.

E bem que podemos esquecer tê-la ao vivo no nosso país...

RODRIGO BARBA disse...

adorei seu blog cara, muito bom
quando ouvi a musica da brandi aqui no brasil, tava no trabalho, qd ouvi aquela voz gritada, lembrava até pretenders, janis sei lá, procurei logo saber quem era, agora sou fanatico. um abraço de um amigo brasileiro

NM disse...

Obrigado pelo comentário Rodrigo!
Acho que o caso da Brandi é esse mesmo... Gosta-se desde a primeira vez... Mesmo que se ouça só como musica de fundo chama a atenção...
É realmente incrivel.. tenho recebido algumas visitas do Brasil à procura dela... Mais do que em Portugal... Quem sabe ela um dia já não tem fans suficientes para dar um concerto aí?!
Um abraço!

Anónimo disse...

AmoOOOooooOOooo Brandi Carlile.. ela é linda, tem uma voz espetácular e é muito stayle. Faixas favoritas Fall apart Again, What can I Say.

è isso.. Paz

Anónimo disse...

Fantastica esta banda, so descobri pela publicidade da super bock. uma boa chance de poder comprar cd's...lolehehehe

Renata disse...

hua simplismente magnifica, conheci brandi carlile por pura sorte olhando um video no you tube de uma novela com a musica The Story, procurei a artista e lá estava ela... o estilo misical delaé o q sempre procurei!

Anónimo disse...

Estou apaixonado por esta artista fantástica. Ouvi sua música If There Was No You em um comercial do canal national geographic aqui do Brasil e não entendi até agora o motivo dela não ser conhecida por aqui, pois sua voz poderia embalar a trilha sonora do paraíso.
Sua música é de uma pureza extraordinária.