quarta-feira, 27 de junho de 2007

Escândalo internacional! Culpem o Google!

Um grave desrespeito pela Républica Checa foi cometido há uns meses. de quem é a culpa? Do Google!
Ok... Não é assim tão grave, ninguém vai invadir ninguém nem nada mas se fosse comigo ficava fulo.
O primeiro-ministro Checo, deslocou-se à capital do Paquistão para uma daquelas conferências politiqueiras onde empresas assinam contratos umas com as outras. (É uma critica positiva! Os portáteis que o governo vai oferecer aos estudantes vêm fornecidos de windows graças a um acordo assinado quando Bill Gates veio a Portugal há uns meses!!) A capital paquistanesa, Islamabad, foi decorada com grandes cartazes de boas vindas ao primeiro-ministro checo mas há algo que não bate certo:
Image Hosted by ImageShack.us
Exactamente! No lado direito do cartaz estão duas bandeiras. A paquistanesa e a bandeira que se costuma ver no fim de uma corrida de desporto motorizado!
A confusão é fácil de explicar... Em inglês Checo escreve-se "Czech". Bandeira mostrada na meta de uma corrida diz-se "Checkered flag". Czech e Check têm uma fonética praticamente igual.
Adicionem um empregado público que não perceba muito de inglês nem nunca tenha visto uma corrida na tv e perceberão como é fácil errar...
Agora vejam os resultados do Google que eu próprio testei:
Search: Czech
Image Hosted by ImageShack.us
Search: Check
Image Hosted by ImageShack.us
É claro que estou a brincar. A culpa é toda do executante da obra que não soube verificar como deve ser as suas fontes! Agora imaginem a vergonha do presidente paquistanês ao mostrar assim o valor dos seus empregados...

Sem comentários: