sexta-feira, 29 de junho de 2007

Circuito da Boavista - WTCC e Grande Prémio Histórico

De hoje a uma semana começam os primeiros treinos que marcam o inicio da edição 2007 do Circuito da Boavista!
Como poderão ver pelos links presentes no blog eu sou um grande adepto de todo o tipo de desporto. Juntem a isso uma paixão inata por tudo o que são motores e veículos e verão como é fácil justificar esta entrada aqui no blog.
Quando em 2003 começou a ser planeada a organização deste circuito já esquecido no tempo muitos criticos vieram dizer que não passaria de um passeio de calhambeques destinado a queimar dinheiro camarário. Isso não aconteceu. As corridas aconteceram em 2005 e verificou-se que os gastos foram cobertos pelos patrocinadores e pela venda de bilhetes. A toda a volta do circuito se ouviam muitos espanhois e ingleses admirados com a visão que tinham! E a corrida em si própria (que é o que interessa ao público na realidade!) foi emocionante... Esqueçam o passeio de exibição, estes senhores, a maior parte com idade para ter juizo, correram mesmo! A competição era feroz e alguns incidentes aconteceram derivado a isso mesmo. Estamos a falar de carros que não cumprem todas as regras de segurança actuais... O risco é controlado é claro mas há uma grande parte de incontrolável nas corridas de automóveis. Então em circuitos urbanos ainda maior é a incerteza...
Na altura foi divulgado que o Circuito da Boavista iria intercalar-se com o do Mónaco na organização de um grande prémio histórico europeu pelo que só iria acontecer de 2 em 2 anos... Mas nada faria prever que a organização se excederia desta forma!
Este ano vai haver dois fins-de-semana de corridas! Um de 6 a 8 de Julho e outro de 13 a 15! No primeiro fim de semana vai haver máquinas actuais com destaque para o campeonato de WTCC que visita pela primeira vez o nosso país e onde corre o nosso compatriota e meu conterraneo Tiago Monteiro!
Tiago no mês passado terminou em terceiro nas duas corridas efectuadas no circuito de Pau em França, também este um circuito citadino pelo que se poderá adivinhar competitividade por parte do portuense! Podem saber mais pormenores sobre este campeonato no
site oficial...
Este campeonato irá divulgar a cidade do Porto no mundo inteiro pois conta na sua grelha com pilotos de várias nacionalidades e é um dos unicos três campeonatos (além do WRC de rallys e F1) organizados pela FIA.
No segundo fim-de-semana será o momento dos carros históricos fazerem parte da grelha e com grandes representantes. Ao todo serão 15 corridas com carros de épocas tão dispares como os anos 50 e 80 e com formatos de Formulas e GT's. Não esquecer também os desfiles que irão ter lugar, com principal destaque para um de Ferraris que cobrirá os 60 anos da marca com automóveis de coleccionadores nacionais e internacionais.
O circuito sofreu algumas alterações mas continuará a ter todos os locais emblemáticos da edição de 2005.
O traçado é este:
Image Hosted by ImageShack.us

Em relação ao primeiro fim-de-semana, de 6 a 8 de julho, coloco aqui o programa e o horário das diversas categorias
PROGRAMA
HORÁRIO

Do segundo fim-de-semana, de 13 a 15 de julho, Grande Prémio Histórico este é o horário e o programa
PROGRAMA
HORÁRIO

Para a semana, segunda ou terça-feira, irei visitar o circuito, que ainda se encontra aberto ao trânsito, para ver como tudo está a aquecer! Já passei lá de carro e acreditem que aquilo é mesmo apertado... E ainda não estava tudo pronto... Depois coloco aqui as fotos dessa visita que farei!
Como irei estar lá todos os dias e durante o tempo todo de duração é normal que o ritmo de "postagem" seja um pouco mais lento do que é agora.
Durante a próxima semana irei fazer alguns posts relativos ao desporto automóvel para iniciar o ambiente! Mas não vou encharcar só disso, por isso continuem a visitar!
Para ir aquecendo a fome de carros históricos deixo aqui o link para um blog só de carros históricos que tem uma colecção requintada de reliquias lendárias do automobilismo! Cumprimentos ao Sr. Alfredo pela divulgação e execução deste blog da sua responsabilidade!

Sem comentários: