terça-feira, 30 de setembro de 2008

Os senhores do mundo

Sempre achei enternecedoras as pessoas que dizem que os Estados Unidos da América já não são a maior potência mundial. Enternecedor da forma como acho o facto da minha avó de 70 e muitos anos não saber escrever nada mais que o nome e comer só de garfo.

Os americanos continuam a ser os únicos com o poder de causar abalos a nível mundial quando fazem alguma borrada. São também aqueles que menos contas têm a dar aos restantes políticos mundiais.
Pensemos na Russia. O Sr Putin ou o seu compañero Medvedev acordam mal dispostos e cortam o fornecimento de gás à Europa. Há dificuldades, sim, mas não é nenhuma tragédia a não ser para os 5 ou 6 países mais próximos caso se dê no inverno. De resto como não conseguem suportar uma guerra além mar lá se vão entretendo com a Geórgia e Chechenia. Que são desgraças humanitárias mas não passam do nível local.

Voltemos aos americanos... duas guerras activas em países do outro lado do planeta, uma enormidade de acções de paz e patrulhamento por todo o mundo.
E quem foi o causador dos preços altíssimos dos combustíveis?
Quem está agora a mergulhar todo o mundo numa crise económica?

Para o bem e para o mal o único país onde realmente uma borboleta bate as asas e cria um furacão a quilómetros de distância é os Estados Unidos da América.


Enternecedoras também são aquelas pessoas (não residentes na América) que dizem, por não haver participação nas votações da sua parte, não querer saber nadinha sobre as eleições que aí vêm.

Sem comentários: