sábado, 8 de novembro de 2008

Os olhos que viram a ascenção afro-americana

Este senhor na foto acima chama-se Eugene Allen e viu, ao longo dos 34 anos em que trabalhou na casa branca, como os afro-americanos subiram de empregados de cozinha a chefes de estado.
Foi contratado em 52 para lavar pratos e foi subindo na carreira até se tornar mordomo servindo 8 presidentes e contando até com o convite para um jantar de estado com o então chanceler Helmut Kohl, convite que até hoje não deve ter sido estendido a mais nenhum mordomo.

Reformou-se em 86 e em 87 viu Colin Powell ser nomeado conselheiro para a defesa na administração Reagan, exactamente o lugar ocupado por Condolezza Rice na administração Bush. Tantas vezes disse à sua mulher, Helene com quem esteve casado 65 anos, quão orgulhoso ficava por ver os afro-americanos chegar tão perto da sala oval sem sonhar que chegaria o dia em que um se sentaria na cadeira de presidente. Tudo isso tendo sempre presente que em 52, quando entrou ao serviço no primeiro dia, nem sequer as casas de banho públicas estava autorizado a usar.

Terça feira foi votar em Obama orgulhoso do árduo caminho que foi percorrido e só tem pena que não possa falar com a sua Helene sobre o negro a caminho da sala oval pois esta, na manhã de segunda feira, não chegou a acordar.

Recomendo vivamente a leitura de toda a história emocionante e sentida clicando AQUI.

(Neatorama)

Sem comentários: