quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

iPad

O que é?

Características?
24 centimetros de diagonal num ecran que tem mais de 4:3 do que 16:9. Digamos que é como a diferença de um LCD normal e um Widescreen. Podem pegar nele tanto de "pé" como panoramicamente que o aparelho, através do seu acelerómetro, detectará o movimento e faz os acertos necessários.
Tem uma grossura de 1,30 cms e pesa 680 gramas.

Tem um processador de fabrico próprio de 1 ghz, 16 a 64 Gbs (dependendo da vossa carteira) de armazenamento flash, Wi-Fi, Bluetooth, 3G (opcional) um conector de 30 pinos para periféricos (um teclado a aproveitar esta ligação externa já foi apresentado), um emissor de som, um microfone, acelerómetro e bússula.


A bateria dura 10 horas em uso contínuo e até UM MÊS em standby. Resta saber se tem a chata tendência de explodir como a dos primeiros iPhones...
O sistema operativo é estiloso e eficiente como é apanágio da Apple. Quem usar um Mac ou um iPhone sente-se em casa. Quem não tem nenhum destes aparelhos sente-se como um visitante regular... Não tira o casaco e põe os pés em cima da mesa mas já consegue encontrar a casa de banho sozinho.

As Apps do iPhone vão poder correr no iPad mas vão só ocupar um quadrado muito limitado no ecran. As apps do iPad vão ter o seu formato próprio de modo a aproveitar a maior dimensão do display.
A iBooks Store quer fazer pelos ebooks o mesmo que a iTunes Store fez pela música e tem um estilo do caraças com a sua estantezinha virtual.
Podem virar as páginas aos vossos ebooks deslizando o dedo e tudo...

Preço... Pois. Temos sempre de chegar a este ponto. Mas eu honestamente esperava que fosse mais caro. O iPad mais barato custa 499 dólares (16Gbs sem 3G) e o mais caro 829 (64 Gbs com 3G).
Se tiverem os fundos podem ter uma coisa destas em casa daqui a dois meses. Para os modelos com 3G esperem mais um mesito...

Isto é um resumo da cobertura extremamente competente do site Gizmodo de onde tirei as características e as imagens. Para novidades passem por lá clicando AQUI!

Em português têm também o artigo do Público.

Sem comentários: