Esta ideia poderia ter a sua legitimidade mas... a autora NUNCA saiu de Inglaterra! Só ela sabe em que dados se baseou para descrever com tanta minúcia e arrogância tantos paises que nunca viu.
Portugal também lá está... e com pontos postitivos e negativos. Bem... como no resto da obra são destacados os maus pontos!
Ora vejam lá:
"Portugal
O quê? Embora os portugueses sejam indolentes, como os espanhois, não são tão sérios, tristes ou silênciosos. São orgulhosos como os espanhois mas são mais traiçoeiros. Eles têm olhos e cabelos escuros e compleição escura como os espanhois mas têm dentes mais brancos porque eles nunca fumam e são os cigarros que estragam os dentes em Espanha.
A lingua portuguesa não é tão bela quanto a espanhola tem mais sons sibilantes e é falada em tons subitos e estridentes.
Não há povo europeu tão desastrado com as mãos como os portugueses. É curioso ver quão mal os carpinteiros fazem caixas e os chaveiros fazem chaves. As carruagens são muito mal feitas; são arrastadas por dois bois e enquanto se movem lentamente, as rodas fazem um som estridente muito alto que quase faz as pessoas de outros países ficarem tontas; mas os portugueses não se importam com o som e dizem que até tem um uso, pois assim não há o perigo de duas carruagens se encontrarem em estradas estreitas.
Portugal, como Espanha, está povoado de assaltantes; as leis não são obedecidas e os homens malvados escapam regularmente sem serem punidos."
Podem ler mais países citados nestas incriveis descrições no site do The Independent
Encontrei esta curiosidade no fantástico blog The Presurfer
Sem comentários:
Enviar um comentário