segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Privacidade, eficácia e estilo = PortableApps

Ontem à noite... Vinda do nada (boletim tecnológico da sic noticias!) surge a pequenina maravilha geek sobre a qual já tinha reflectido muito seriamente mas que nunca tinha procurado.
PortableApps é essa maravilha e acreditem que é a sua simplicidade e aparente inutilidade que lhe confere poderes mágicos!
A situação é a seguinte... De hoje a uma semana regresso às aulas! Pois é... E por causa do magnífico tratado de bolonha em vez das usuais nove disciplinas (cadeiras para os puristas) irei ter doze! DOZE! Por semana serão mais umas seis horas... mais três trabalhos para fazer. Assim sendo vou ter de passar bastante mais tempo no andar dos computadores da biblioteca a trabalhar e a tratar do blog!
Mais tarde ou mais cedo havia de baixar a guarda e deixar uma das minhas passwords em más mãos... E isso acho que ninguém quer.


É aí que surge o PortableApps! Este programinha instala-se numa pen drive que vocês tenham e corre outros programas DENTRO da pen! Isto quer dizer que tudo o que vocês fazem - seja ver o e-mail ou homebanking - fica dentro da pen... é como se aquela coisa que parece um porta-chaves se tornasse num computador portátil! How cool is that?? Não há histórico de navegação ou cookies que fiquem no computador ao qual ligaram a pen! Fica tudinho no vosso bolso.
Pela minha forma de ver este programa só tem um problema... Vocês não podem instalar lá os programas que vos apetece... Têm de instalar os programas portateis disponíveis no site... Isto quer exactamente dizer o quê?
Têm de trocar o IE pelo Firefox. O Messenger pelo Pidgin. E o MS Office pelo open office.
E é só isso... A unica coisa negativa a apontar é a necessidade de trocar os vossos programas usuais por opções "genéricas" que por vezes ultrapassam até as versões base!
E para os intervalos existem jogos de sudoku, minesweeper e até texas hold'em.
Todas as vossas necessidades estão cobertas pelos programas oferecidos.
Merece uma visita e um test drive. Experimentem e apaixonem-se.

Sem comentários: