quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O futuro aqui tão perto: Microsoft Surface

Era uma noite calma. Amena de frescura. Duas e qualquer coisa da madrugada. Estava quase a adormecer em cima do teclado do computador. Na televisão o boletim desportivo da CNN estava a debitar informação sobre mais um desportista que foi apanhado com doping...
Poucos segundos depois surge no meu velhinho televisor a prenda de Natal que vou incluindo desde já na minha wishlist para daqui a uns anos!
Começa o boletim tecnológico da CNN e fiquei boquiaberto.
O produto mostrado era o Microsoft Surface e deixem que vos diga... É a coisa mais interessante, cómoda, sexy, viciante e potencialmente arrebentadora de créditos pessoais desde a exploração de controlo de jogos a partir das ondas cerebrais.
Eu podia estar aqui a explicar o que é ou como funciona mas o melhor é mesmo verem este teste de 20 minutos feito por dois especialistas.

Parte 1

Parte 2
Agora que já perceberam com o que estamos a lidar sonhem! Imaginem as possibilidades de uma coisa destas!
A manipulação das imagens ficou-me mesmo na retina... manipular objectos virtuais com as mãos... Imaginem um photoshop bem integrado com esta tecnologia... Fazer zoom in até ao infinito da imagem e depois remover aquela ruga, aquela sarda ou qualquer coisa desse género com um pincel ou um lápis...
Imaginem poder pintar um quadro sem uso de outros objectos que não os da pintura usual...
Imaginem a construção de modelos 3D sem o uso de ratos.
Imaginem estar num restaurante e ir escolhendo o que querem enquanto conversam com a pessoa que está à vossa frente usando nada mais que a mesa onde mais tarde irão consumir a vossa refeição.
Imaginem tudo o que quiserem e dêem um passo mais além. Com esta técnologia o céu é mesmo o limite!
Mas também há coisas más... O surface já vai estar disponivel para uso empresarial em alguns hoteis e casinos de Las Vegas (que estão na base da ciração da própria técnologia... a ideia por detrás do surface é o uso comercial como forma de entertenimento) mas para o publico em geral só estará disponivel uma versão daqui a 5 anos! Acho isso perfeitamente normal... A mesa é muito bonita mas estar 6 horas a olhar para uma mesa a escrever um documento ou a navegar na net não me parece muito agradável.
A sensibilidade do toque ainda não me parece ser o suficiente para retoques ao nível do centimetro numa fotografia... daí o uso privado ainda estar a cinco anos de distância.
Em último lugar... Rodar duas ou três fotografias ao mesmo tempo, zoom in e out de um video em movimento, ligação bluetooth instantânea, capacidade de resposta a 52 toques simultâneos... Nem consigo imaginar a quantidade de processamento que aquela mesa esconde ali debaixo! Aquilo deve ser o Hummer dos computadores... Mais uma vez digo... cinco anos vão fazer muita diferença neste campo.
Por enquanto cada uma destas unidades vai custar entre cinco a dez mil dólares às empresas que estiverem interessadas...
O futuro está aqui meus amigos. (e foi aqui que o viram!)

Sem comentários: