sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

E o filme que vai abrir o Fantasporto é:

Exactamente... O filme mais venerado dos últimos tempos, No Country For Old Men, vai estrear na sessão de abertura do 28º Festival de Cinema Fantástico do Porto, vulgo Fantasporto ou para os amigos "Fantas", a ter lugar dia 25 de Fevereiro de 2008!
Este filme gira à volta de um vulgar caçador, Llewelyn Moss (Josh Brolin: O arrepiante doutor de Planet Terror) que no meio do nada americano descobre uma pickup rodeada de corpos e recheada com heroína e 2 milhões de dólares em dinheiro. Onde ele vê uma oportunidade não consegue prever a avalanche esquizofrénica que cairá sobre si e a sua familia.

Em perseguição ao dinheiro surge Anton Chigurh (Javier Bardem), um homem tão malévolo que chega a parecer verídico. Com a sua forma muito própria de ver o mundo que o rodeia costuma lançar uma moeda e pedir à pessoa que está à sua frente para escolher cara ou coroa... Dessa aleatoriedade dependerá a sua sobrevivência. E a sua arma favorita é um atordoador de gado que dispara pequenos cilindros de aluminio que conseguem rebentar com uma coluna humana com a maior das facilidades. Segundo várias fontes este mau vai ficar na história e reinventa o assassino com coração e olhar gelado. Javier Bardem parece ter nascido para isto...
Um pequeno passo atrás está Carson Wells (Woody Harrelson) um caçador de prémios que foi contratado para recuperar os dois milhões...

Para apreender a droga, confiscar o dinheiro e parar com o trilho de mortos deixado por Chigurh está Tom Bell (Tommy Lee Jones) um xerife com um semblante muito "I'm too old for this shit..." (e que por estas descrições me soa bastante à "extremamente grávida" e brilhante Frances McDormand de Fargo...)

A dirigir este comboio Santa Fé estão os geniais irmãos Joel e Ethan Cohen, autores de obras inclassificavelmente deslumbrantes como Fargo ou O Grande Lebowski e que revisitam o isolamento e planicie americanas.

Ainda não vi o filme mas fontes seguras afiançam que o argumento (baseado na obra homónima do premiado escritor Cormac McCarthy) é imaculado, a fotografia deslumbrante e a banda sonora à medida da solidão das personagens.
Tomem lá agora um cheirinho...

Em relação ao restante Fantas vamos ter de esperar... Sei os dias e as salas onde vão acontecer as projecções mas ainda nada seguro sobre as fitas que irão passar. Mesmo assim posso destacar, além da competição, o facto de, pela primeira vez, as salas se espalharem por toda a área metropolitana do Porto, a retrospectiva de cinema dinamarquês e a retrospectiva de Animação Japonesa.

Para datas e mais informações cliquem AQUI para aceder ao site do Fantas e aguardem como eu. Entretanto passem por aqui que haverão novidades...
Este ano é vintage... confiem em mim.

Sem comentários: