sábado, 17 de maio de 2008

Oscar Pistorius

O tribunal internacional do desporto considerou Oscar Pistorius apto para participar nos jogos olímpicos de Pequim contrariando assim a proibição levantada pela federação internacional de Atletismo!

Este atleta de 21 anos, alcunhado de "blade runner", perdeu as pernas aos 11 meses de idade derivado a uma deformação congénita abaixo do joelho que justificou a sua amputação.
Ao longo da sua vida provou ser um atleta do mais alto calibre ao ter praticado rugby, polo aquático e ténis antes de uma lesão no rugby o ter levado a praticar atletismo.
Para correr usa duas próteses "chita" que o auxiliam na corrida e que usam compostos de carbono e uma mecânica de mola semelhante à que movimenta os membros posteriores das chitas.

Foi aqui que começou a polémica. A federação de atletismo considera que isto é um auxilio mecânico que causa uma desvantagem para os corredores sem nenhum tipo de deficiência transformando Pistorius de um atleta desabilitado para um atleta demasiado habilitado!

Cliquem AQUI para ver uma animação no site do The New York Times que explica graficamente como estas próteses funcionam e quais os músculos que Oscar e atletas normais usam para correr. Aí conseguem perceber como não existe desigualdade entre eles.

Ontem chegou a notícia que o tribunal do desporto revogou a decisão da federação permitindo a entrada de Oscar nos jogos olímpicos de Pequim. Agora outro problema surge... O melhor tempo de Oscar nos 400 metros cifra-se nos 46.46 segundos enquanto que o mínimo para Pequim é de 45.95.

Força Oscar!

Sem comentários: