domingo, 11 de maio de 2008

Serralves

Se vos dissesse que uma das melhores temporadas de Serralves está aí à porta acreditavam em mim?
É que são quatro as ofertas e todas elas me agradam bastante. E sem nenhuma da megalomania que muitas vezes acompanha os grandes artistas internacionais...
Comecemos pelo inicio:
Bruce Nauman descreve o artista como "uma espantosa fonte luminosa". Neste caso a fonte é constituída por cerca de cem peixes em bronze colocados a alturas várias e dos quais brota àgua que cai para um reservatório colocado por baixo.
Estará em Serralves até 6 de Julho.

Outra proposta bem interessante vem directa do Museum of Modern Art (ou MoMA para os amigos) e apresenta o minimalismo presente na sua colecção. Este minimalismo apela mais à experiência física do observador do que à criatividade do artista havendo o uso abundante de formas simples, cores primárias e sequências repetitivas. Arte contemporânea agradável e com a qualidade que se reconhece ao MoMA.
Em exposição até 22 de Junho.

A interdisciplinaridade dos artistas contemporâneos levou à procura por outros meios de difusão da sua visão artística. Um destes meios foi a gravação sonora que por inerência levou a uma curiosa e interessantíssima criação de capas de discos de vinil que por si só já eram uma obra de arte digna de reparo. Nesta exposição estão presentes as gravações sonoras bem como as suas embalagens da autoria de alguns dos maiores artistas contemporâneos elaboradas desde os anos 20 até à actualidade.
Querem mais interessante e diverso que isto?
Exposição patente até 13 de Julho.

Por último mas não menos importante temos a exposição de artistas que moldam a sinalética e convenções do politicamente aceite de forma a denunciar a violência e excessivo alinhamento da sociedade actual. Arte comunicativa, artistas denunciadores e a nossa realidade diária intervencionada e distorcida, não será para isto que precisamos da arte?
Têm até 13 de Julho para ver esta exposição.

Para consultar a página de cada uma das exposições cliquem nas imagens...

Para mais informações visitem o site de Serralves!


Querem mais conselhos?
Domingo de manhã é de borla.
As visitas guiadas têm horários bastante interessantes.
Reservem tempo para os jardins.
Guardem dinheiro para a loja.
Lanchem no restaurante que há no 1º andar.
Aproveitem para depois dar uma voltinha à beira-mar... O pôr do sol acontece lá para as 20 horas!

I'm giving you pearls here...

Sem comentários: