sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Síndrome Não No Meu Quintal

NIMBY significa Not In My Back Yard e pretende categorizar todos aqueles grupos de pessoas que acham que, por exemplo, a rede do seu telemóvel é para manter no máximo MAS não quer ver uma antena espalhadora de cancro nas traseiras de sua casa. A esse pessoal dá-se o termo depreciativo de "Nimbies". Os ingleses têm palavras para tudo.
Este síndrome manifesta-se em Portugal no tratamento dos lixos. Todos produzimos, todos reconhecemos necessidade de tratamento mas nenhum quer ter um aterro ao lado. Isso leva-me a pensar que o negócio do século é mesmo o tratamento dos lixos. Tal como nas funerárias, "Matéria-Prima" não pára de entrar e é um sector tão especializado que por ano apresenta milhões de lucro.
Estes casos recentes de corrupção em empresas de tratamento de lixos mostram que é verdade um ditado inglês (eu avisei que eles têm termos para tudo!) A man's litter is another man's treasure que traduzido significará qualquer coisa como "o lixo de um homem é o tesouro de outro".

De lembrar que o tratamento de lixos era o Legit Business do mafioso Tony Soprano que apresentava lucros astronómicos como seria de esperar mas que vinham de actividades inesperadas.
Na última série até faziam dinheiro com a "reciclagem" de amianto...

Sem comentários: