sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Starsuckers: Não acreditem no que leêm

Durante meses uma equipa de documentaristas ingleses procurou notícias de tablóides que pudessem verificar serem falsas. Mais tarde decidiram fazer uma experiência para provar que os editores publicam muitas notícias sem procurar os factos.
Mas como provar isso de forma inteligente e divertida?
Chris Atkins e os produtores do documentário Starsuckers decidiram fazer chamadas fictícias para as redacções de tablóides e esperar que as notícias inventadas sobre celebridades fossem publicadas.
Não demorou muito.

A 18 de Março fizeram a primeira chamada a contar que tinham visto Avril Lavigne a dormir numa discoteca londrina. Dia 19 a notícia estava na capa do Daily Mirror.
Num instante quase todos os tablóides diários em Inglaterra tinham publicado uma das histórias dos Starsuckers havendo até alguns orgãos de comunicação social do estrangeiro que reproduziam a tal "notícia".

Um exemplo famoso de história fabricada é a combustão do gigante cabelo de Amy Winehouse. O Mirror publicou essa notícia depois de um dos produtores do filme ligar para a redacção e dizer que ouviu de uma pessoa que estava lá que um fusível entrou em curto circuito e incendiou a cabeleira de Amy. Em dias, várias versões desta notícia multiplicaram-se pelo mundo até ter sido publicada pelo The Times of India, o jornal em língua inglesa com maior circulação do mundo.

Mais e mais casos destes são relatados NESTE ARTIGO do Guardian e no filme STARSUCKERS que estreará perto do final do mês em Inglatera.

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