domingo, 13 de julho de 2008

Apoteose

Manoel de OliveiraOntem foi inaugurada a exposição evocativa do centenário de Manoel de Oliveira em Serralves e eu estive lá!
Deixemos a awkwardness de ter chegado a horas e ter sido durante muito tempo não só o tipo mais novo como o mais pobre... A sério... Quando inspirava sentia o cheirinho das notas de Euro.
Em curtas palavras digo que é uma delicia ver um homem daquela idade e com aquela obra ímpar com humor e disposição para estas homenagens já há muito supérfluas. "O rapaz" ainda está com muita energia para todo o carinho que lhe dermos e para mais uns tantos projectos... Diz ele que a idade não devia ser a causa das homenagens porque não é da sua responsabilidade; o ser humano não passa de um capricho da natureza.

MAS além disto tivemos a oportuna e emocionante notícia que vai MESMO avançar a ideia de uma Cinemateca no Porto! Tudo pela palavra do Ministro da Cultura himself... E com a estreita colaboração da Cinemateca lisboeta tal como eu queria... Com a tutela de pessoas do Porto... tal como eu queria!
Foi nesta notícia que a casa quase vinha abaixo... Resta-nos agora esperar por mais notícias sobre esta bela e URGENTE iniciativa.

Quanto à exposição em si...
Requer tempo e muita atenção porque os vídeos projectados nas paredes ou expostos em vistosos ecrãs LCD não são os filmes completos... São sim montagens feitas pela equipa Serralves. Ora o único que vi com verdadeira atenção porque estava a aguardar na entrada pela chegada do Mestre juntava imagens de Aniki Bóbó quando o comboio é saudado pelas crianças, com a passagem de um comboio a vapor que tapa com o seu fumo a objectiva obscurecendo a vista do Porto E estabelecia um perspicaz paralelismo com o quadro Rain, Steam and Speed de Turner. Outro ponto alto é entrar na sala carinhosamente chamada de piscina pelo pessoal de Serralves e ouvir o insistente clak clak clak clak de um projector gigante a projectar partes do filme Douro Faina Fluvial da forma tradicional. É uma experiência de uma beleza ímpar.
Outra impressão que fica, muito ajudada pelo facto de eu ter visto a exposição à noite, é o facto da iluminação suave proporcionar um impacto impressionante quando se olha ao longo de todo o museu, como por exemplo na descida para a sala que fica num nível mais baixo e enquanto se vai na rampa podemos ver 3 ou 4 projecções ao mesmo tempo! Esta é das exposições que não vai impressionar ninguém quando fotografada... É um acontecimento a viver pessoalmente ou, na pior das hipóteses, em vídeo.

Foi uma bela noite... E como bonus ainda me "colei" à visita guiada feita pelo próprio director artístico de Serralves.

Para saber mais pormenores e quando estas ilustres visitas guiadas vão acontecer cliquem AQUI!

E se estão interessados em conhecer a obra mantenham-se atentos AO SITE de Serralves para conferir a programação do Auditório porque lá irão ser projectados todos os filmes! Façam a vossa lista e apareçam.

Sem comentários: