segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cairão as máscaras?

Um ano de investigação por parte do Daily Mail identificou o artista urbano, até aqui anónimo, Banksy como sendo, pasmem-se com choque e admiração, um tipo vulgaríssimo da classe média chamado Robin Gunningham.
E supostamente é este o aspecto dele.
Para quem não o conhece, Banksy surge na cena da arte mundial quando em Bristol e Londres surgem pinturas em stencil com mensagens de ideologia anti-consumista e pacifista comunicadas através de imagens antagónicas e iconoclastas. Além desta criação é também importante no reconhecimento mundial de Banksy as míticas inserções de arte antiga caricaturada DENTRO de museus famosos e bastante visitados na América e em França com as suas obras a resistir durante semanas nas paredes destas instituições até alguém notar o "delito" e retirar essas obras de exposição.

Agora é suposto os neo-esquerdistas indie ficarem muito incomodados e dizerem "ah eu já sabia esse gajo nunca me enganou". É suposto.
A verdade é que o inconformismo de Banksy fica muito bem com essas suas origens vulgares. Uma pessoa anti-sistema inserida no próprio sistema agrada-me mais do que um desgraçadito que teve de recorrer ao graffiti para fugir à miséria e à fome de uma família ingrata. Desculpem-me todos os coitados deste mundo mas isso já foi chão que deu uvas... As lágrimas que tinha a dar a esse peditório já caíram todas.

Banksy é o artista contemporâneo por excelência e nada na sua biografia me levaria a gostar menos da sua obra. Pensem em Salvador Dali... Uma besta de um homem mas um artista de tirar o fôlego.
E mais... Banksy usa a sua arte como comunicação e o que tem a dizer como arte. Tanta é a valência estética como idealista, situação que não abunda. Aqui em Portugal por exemplo há uns tantos stencils engraçaditos mas quase todos caem na gratuitidade de dizer tudo por palavras e têm pouco impacto no distraído público em geral. Dou os parabéns a três casos felizes no Porto... A pintura das sombras de parquimetros, postes ou simples pilares anti estacionamento nos passeios; a pintura por vários sítios das palavras "a preguiça dá trabalho | o trabalho dá preguiça" e parabéns também ao artista que stencilou uma rapariga com brinco de pérola de Vermeer com as palavras "pagam-me em recibos verdes" por baixo!

Sobre Banksy nada melhor que visitar o bastante completo SITE oficial onde podem saber mais das suas intervenções e ideologia.

Podem também visitar o site do Mail on Sunday para perceber como eles chegaram à presumível identidade de Banksy e saber mais sobre a pessoa que suporta o artista.

Entretanto fiquem com um dos meus Banksy's preferidos...

Sem comentários: