segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pause

No fim de semana fui ver Revolutionary Road...Lá, a personagem April Wheeler, interpretada pela Kate Winslet infalível do costume, anda meio filme a pedir para se calarem um bocadinho e a deixarem pensar. Ou simplesmente a deixarem em paz de todo não sei bem...
O que sei é que cresci no meio dos jogos de computador e que em todos eles posso fazer uma pausa se me chamarem para o jantar ou se tiver de cumprir uma das obrigações fisiológicas. Em alguns deles posso até fazer restart e quando as coisas não correm de feição tenho uma nova tentativa. (Já cresci bastante, juro, e encontrei alegria no perder sem batota...)
Talvez por isto tantas vezes me apeteça fazer pause, mute não que me parece muito mal educado. O problema é que tantas vezes o pedimos como outras tantas encontramos do lado de lá uma resistência à pausa ou ao silêncio. E dá-me a impressão também que, tão mal habituados que estamos, caso encontremos alguém que nos diga ok, faz o que precisares no tempo que necessitares ficamos pensativos no nosso canto sobre a falta de resistência encontrada. E deixamos de querer o tal interregno que parecia fulcral, como se fosse ao suprimir um par de batidas que conseguiamos salvar um coração em abrandamento.
No meio disto tudo o mais asfixiante é saber que esse intervalo nunca bastará, chegará ao fim por ditadura de datas acordadas ou respeito para outrém e estará tudo na mesma dentro de 49 horas. No fundo parece-me não haver intervalo pendente que seja simultaneamente justo e eficaz.
Mantendo o paralelismo com os jogos, será que a única solução é fazer save dos nossos recordes e desligar a consola? Talvez até ao dia em que já não nos lembramos como se joga aquele jogo específico, todas as suas combinações de teclas que dão pontos extra e salas de bonus que conseguimos desbloquear...
Tanta glória privada e solitária que nem a uma falha de corrente parece sobreviver.

Se puderem ir ao cinema ver este filme vão. Eu fui Sábado e ele ainda está a passar em loop cá dentro...

Sem comentários: