quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Wishfull thinking?

Eu gosto da CNN porque são os primeiros a chegar às grandes notícias em qualquer local. Se acontecer uma desgraça na minha rua de certeza que eles serão os primeiros a montar um tripé e recolher opiniões dos locais.
Isso é a parte boa... A parte má é que eles têm uma sede de desgraça que me arrelia.

E digo isto porquê?
Ora bem... Hoje de manhã caiu um avião na Holanda. No aeroporto de Schiphol em Amesterdão para ser mais exacto. E os senhores da CNN logo se apressaram a anunciar que era um A380.
Um A380, para quem anda distraído, é isto:

Quatro motores, dois andares, configurações que podem levar desde 555 a 845 passageiros, envergadura de asa de 79,80 metros e comprimento de 72,75. Só por curiosidade cada pássaro destes tem um preço de 300 milhões de dólares.
É um bocadinho diferente disto:
Um Boeing 737-800, configurações de 162 a 189 passageiros, dois motores, envergadura de asa de 34,30 metros e cumprimento de 39,50.
Não é muito... O dobro do tamanho e 4 ou 5 vezes mais passageiros não é grande diferença.

Mas tudo bem... Não tinham imagens não poderiam avaliar.
Bastava consultar a lista de entregas! Só há em operação 13 destes belos monstros... 6 para a Singapore Airlines, 4 para a Emirates e 3 para a Qantas. Há muitas mais encomendas e nenhuma delas contempla a Turquia.

Mas, depois disto tudo, o que mais me enerva e o que me leva a dizer que há alguém na CNN que quer que um dos A380 caia é que é a segunda vez que eles dizem, em primeira mão, que um avião caído é um dos A380.

A primeira foi na amaragem no Rio Hudson! Sim... Mesmo depois de se saber que a transportadora era americana eles mantiveram a teoria que era um A380. Mesmo sabendo que as operadoras americanas tentam ao máximo favorecer a Boeing em deterimento da Airbus por uma ser americana e a outra europeia. Mesmo podendo verificar, mais uma vez, a lista de encomendas e verificar que nenhuma transportadora americana mostrou interesse em adquirir um A380.

Diz-se que os meios de comunicação social já têm os obituários de várias pessoas famosas escritos para o caso de morrerem perto do fecho de edição e só seja necessário fazer um copypaste da informação e elogios de conveniência.

Tenho a impressão que a CNN já tem escrito o obituário do A380 há muito tempo.

Sem comentários: