quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A víscera editorial

Esta é a imagem de capa que ilustra a trágica notícia da morte de sete jovens num acidente de trânsito. Ao entrar no site do JN noto que há outras imagens, igualmente dramáticas, do acidente, algumas delas ilustram bem melhor a violência do embate do que a de capa. Mas essas mostram chapa e não carne ensanguentada.
Eu não sou facilmente impressionável. Abundam na internet sites que mostram corpos desfigurados, autopsias a cadáveres em muito mau estado e toda uma panóplia de pornografia visceral que eu já vi. Julgo ser uma curiosidade nossa querer saber como somos por dentro e como o nosso corpo reage à morte.
Isso é uma coisa.
Fazer capa com dois cadáveres facilmente reconhecíveis pelo vestuário que estão encarcerados dentro de um carro, com uma das feridas a passar em frente, parece-me uma escolha irresponsável e sensacionalista demais para o jornal em causa.

Para isso temos o 24 Horas (que vive no mesmo prédio do JN) que faz o favor de colocar a fotografia da condutora na primeira página e dizer "Miuda de 18 anos conduz seis colegas à morte".

Entre as duas capas venha o diabo e escolha...

1 comentário:

Caetana disse...

Subscrevo inteiramente. Vi a página do JN e pareceu-me uma escolha tenebrosa. Quanto ao título do 24 Horas, logo de manhã, os meus pais comentaram comigo a infelicidade das palavras...