domingo, 15 de junho de 2008

Salvem a vossa vida

Eu tenho a mania da sobrevivência... Não faço caminhadas nem me meto em grandes aventuras radicais mas gosto de saber o que fazer se, digamos, cair de qualquer lado e ficar com uma fractura exposta. Aquele programa da RTP que mostra pessoas que sobreviveram a situações destas só me é interessante por isso mesmo! Eu quero lá saber o que passaste pázinho... Diz-me é como te safaste dessa!

Ora para vir em nosso auxílio temos a internet e os seus guias que nos dão a falsa sensação de estarmos preparados para tudo...

Esta ilustração por exemplo mostra como parar uma hemorragia abundante que, ao contrário da crença geral, não exige um torniquete. Muito pelo contrário! Um torniquete corta o fornecimento de sangue à artéria que jorra sangue bem como a toda a perna originando, num caso extremo, em amputação do membro. O torniquete deve ser usado SOMENTE em casos em que o que está abaixo deste esteja demasiado danificado para ser consertado como numa amputação ou dilaceração grave.

Mas há mais conselhos úteis que ensinam a fazer a manobra de Heimlich com uma cadeira, parar um ataque cardíaco com uma aspirina e acabar com caimbras nas pernas ou estômago mesmo em águas profundas.

Consultem este site pela vossa saúde!

(The Presurfer)

2 comentários:

Anónimo disse...

E eu a pensar que era só o meu amigo Silva que me mostra coisas extraordinárias...e úteis!
Sim senhor pázinho! :D

NM disse...

É verdade! Muito útil mesmo!