quinta-feira, 26 de junho de 2008

Qual a importância de uma só pessoa?

Maria da Conceição.
29 anos.
Mulher.
Líder de uma ONG que ajuda mais de 600 crianças e as suas famílias no Bangladesh.

Já conhecia a história do Dhaka Project graças à divulgação que alguns sites fizeram e desde logo fiquei interessado pelo facto de a fundadora ser uma jovem portuguesa.

O que só ontem soube, graças a mais uma das interessantes reportagens da RTP, é a forma como ela lidera e dinamiza toda a organização. Foi delicioso ver a forma como assume ter o sangue quente típico dos latinos e como o utiliza de forma eficazmente seca com as pachorrentas autoridades locais.

Todo o plano, que procura mais equipar as populações com educação para as crianças e formação profissional para as mulheres do que as alimentar simplesmente, é genial e pode fazer realmente a diferença se as próprias populações se empenharem na melhoria das condições precárias em que vivem e se os apoios continuarem a surgir.

Noutro registo, gostei também de ouvir afirmar, e mais do que uma vez, a sua feminilidade e como se diverte com os mitos que correm de ser velha e gorda... É fácil perdermo-nos nas visões da devastação daquele país e da miséria da sua população e não notar que a pessoa que lidera uma das ONG's que lutam contra isso tem uma idade na qual ainda se desculpariam algumas loucuras. A maioria das pessoas da idade dela ainda não alcançaram nada que se apresente! Nem para si próprias quanto mais para os outros...
Por todas estas coisas e muitas mais espero que o trabalho dela e a sua própria personalidade ensinem algo a todas as pessoas que dizem logo à primeira que não conseguem ou que é muito difícil.

Visitem o site do Dhaka Project para saberem como podem ajudar e para conhecer melhor este projecto e as suas premissas.

Podem ver a reportagem clicando AQUI.

Sem comentários: