sábado, 19 de abril de 2008

Só hoje fui ver isto!

E é tão fantástico como diziam!
O raio do filme é mesmo muito bom e completo.
Por pontos.

1. Chigurh é arrepiante... Quando o tipo sorri tudo à volta gela. E surpreendentemente ainda sorri umas tantas vezes.

2. Tommy Lee Jones está fantástico... O seu ar desolado de homem grande em espaço pequeno e rodeado de idiotas tem o tom ideal para esta personagem.

3. A fotografia é muito boa. Mostra a planicie e as cidades dos 80's no Texas de forma fantástica.

4. O humor, que num filme como este tem de ser inteligente e não hilário, é entregue de forma divertida e subtil com meia sala a rir e outra metade ainda a tentar perceber...

5. A forma como as mulheres são tratadas é muito bem abordada. Isto é suposto se passar nos anos oitenta e no Texas... As mulheres tanto podem ser rudes donas de cavalariças e cafés como podem ser as caseirinhas e burrinhas domésticas. Mais do que machismo isto é uma forma de representar uma data e um local. Mais uma vez Fargo vem à ideia.

6. O fim para mim é genial. Supreende e diverte! É curioso que as pessoas tanto se queixem do facto dos filmes acabarem sempre da mesma forma mas depois fiquem ofendidas quando alguém faz um final creativo e que dá um valente murro no estômago ao espectador.

MAS
7. Tal como o There Will Be Blood não é um filme que mude a minha vida. Tem grandes momentos mas falta-lhe algo que Fargo e The Big Lebowsky têm. É magnifico, fantástico e recomendo vivamente MAS não fica na minha lista de favoritos.

Sem comentários: