quarta-feira, 16 de abril de 2008

De volta ao passado!

Olhem para esta foto...

Agora digam-me o que tem de estranho... São duas coisas.
Enquanto pensam eu continuo a minha retórica introdutória...
Costumo dizer que para a frente é que é o caminho, máxima que no desporto motorizado se aplica como uma luva. Se bem se lembram (se têm mais de 18 anos) a Formula 1 era, na sua génese, um desporto de pilotos. Homens. Cavalheiros. Gajos que sabiam mesmo conduzir e que corriam risco de vida de cada vez que entravam nos belissimos bólides.
Eliminado o risco de vida a um mínimo infímo ficava ainda constante a necessidade de habilidade de pilotagem para dominar a máquina. Aí inventaram-se coisas como o controlo de tracção que controla o carro em curva, distribuindo a velocidade por cada uma das rodas, acelerando e desacelerando conforme o computador de bordo dita. Isto leva a que pilotos antigos, mais específicamente o histórico e excentrico Niki Lauda, digam que na actualidade os formulas até por chimpanzés seriam pilotados.

Já fiz a minha introdução... Já perceberam o que muda nos carros?
As asas traseiras megalómanas e demais penduricalhos aerodinâmicos laterais só disponiveis para as grandes marcas que podem gastar rios de dinheiro em cientistas loucos vão acabar! As regras do jogo vão mudar e muito nesse campo.
Juntem isto à proíbição de usar o controlo de tracção decidido para esta época e ficamos um pouquinho mais perto do passado.

Mas querem uma coisinha para trazer lágrimas aos vossos olhinhos saudosistas?
Se olharem com atenção os pneus são SLICKS! SIM! Lisinhos como a face de um anjo e quentes como a cama de uma jovem moça com febre! Só esta noticia foi o suficiente para manter um sorriso estupido na minha cara durante duas horas (uma por cada eixo).
Mas não há bela sem senão... Vão também ser proíbidos aqueles cobertores que colocam por cima dos pneus nas boxes para os aquecer antes de sairem para a pista. Para o ano sempre que um piloto mudar de pneus eles vão estar à temperatura ambiente... Podem contar com primeiras voltas muito escorregadias!

Claro que o suprasumo das boas noticias ainda não podem ser dadas... A RTP não mostra indicações de querer voltar às transmissões das corridas. Resta-nos a Sporttv ou no meu caso esperar umas horitas pela transmissão em diferido na DSF...

Pessoal... 2009 vai ser um ano retro!

Mais imagens no site GPUpdate.net

Um grande obrigado ao Pedro por ser um gajo fixe, expert em F1 e partilhar estas novidades com quem desistiu da F1 na era Schumacher... És o maior pá!

Sem comentários: