segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sorte?

Este senhor da foto chama-se Richard Wiseman é professor na Universidade de Hertfordshire e decidiu certo dia partir à descoberta da verdade cientifica por detrás do fenómeno da sorte.
O que ele descobriu pode surpreender-vos:

"Coloquei vários anúncios em jornais de tiragem nacional a pedir a pessoas que se sentissem constantemente sortudas ou azaradas para me contactar.
Centenas de homens e mulheres extraordinários voluntariaram-se para a minha pesquisa e, ao longo de alguns anos, foram entrevistados por mim. Monitorizei as suas vidas e fiz com que tomassem parte de experiências. Os resultados revelam que embora essas pessoas tenham pouca percepção das causas da sua sorte a forma como pensam e o seu comportamento são responsáveis por muita da sua sorte ou azar. No caso de oportunidades aparentemente aleatórias pessoas sortudas encontram-nas enquanto que as azaradas não.

Criei uma experiência para descobrir se havia diferenças na detecção dessas oportunidades. Dei às pessoas sortudas e azaradas um jornal e pedi que o lessem e me dissessem quantas fotos estavam no seu interior. Secretamente inseri uma enorme mensagem a meio do jornal a dizer: 'Diga ao examinador que viu esta mensagem e ganhe 50 dólares'.

Esta mensagem ocupava metade da página e era escrita em letras garrafais. Estava a olhar toda a gente nos olhos mas as pessoas azaradas tendiam a não reparar enquanto que as sortudas a detectavam.
As pessoas azaradas são geralmente mais tensas que as sortudas e é essa ansiedade que perturba a capacidade de notarem o inesperado."

Visitem o site do senhor Wiseman para perceberem mais deste tema sobre o qual até já escreveu um livo.

(Neatorama)

Sem comentários: