terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Porto e Os Seus Fotógrafos

Durante mais um fim-de-semana tivemos entre nós a minha carissima Danae a povoar de coisas boas e giras este cantinho que é cada vez mais seu. Por isso e por tudo mais agradeço-te, palomita, à frente desta gente toda que me lê!
E como homenagem maior sigo a deixa por ela deixada e falo de um livro que tive o prazer de folhear este fim-de-semana e que ainda não consegui tirar da ideia.

Essa obra chama-se O Porto e Os Seus Fotógrafos e se não tem a importância formal e graça artística da fotografia e design do Lisboa, Cidade Triste e Alegre tem uma enorme importância documental para o conhecimento da cidade e para o reconhecimento dos fotógrafos que imortalizaram o Porto com os lugares e as gentes naquele colectivo pacífico e caloroso que só quem o conhece sabe ver e captar.
Belo exemplo é a foto de capa que só quem é do Porto há algum tempo saberá localizar...
No site da Porto Editora diz: "'O Porto e os seus Fotógrafos' leva-nos aos tempos dos primeiros estúdios portugueses, que surgem a partir da década de 50 do século XIX, sendo um dos primeiros o do pintor e desenhador Miguel Novães, do Porto. Muitos nomes e estilos passaram pelo Porto desde então, e todos marcam presença nas fascinantes páginas deste livro, profusamente ilustrado por belíssimas fotografias de um Porto secular.
Com esta publicação, e como afirma Teresa Siza, 'é pois possível atravessar a história da cidade - espelho auto-afirmativo do país através das imagens fotográficas que foram produzidas e produziram a cidade nos últimos 150 anos'."
Seguindo ESTE LINK podem ver algumas das fotos deste magnífico livro.

A minha meia de Natal está disponível para albergar ambas as obras...

Sem comentários: