quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Liderando por exemplo

Leading by example é uma expressão inglesa que explica sucintamente aquilo que um lider deve ter em mente: Manter a sua conduta num patamar tão elevado que inspire os seus subalternos a manter o nível de excelência por si criado.

Na política portuguesa tivemos dois casos do que é fraca liderança e mais fraco exemplo.
O primeiro, de gravidade ligeirinha, é o facto do site do novíssimo partido Movimento Esperança Portugal ter uma citação atribuida a Martin Luther King que afinal pertence ao reformista do século XV Martinho Lutero. Erro normalíssimo (afinal estamos só a falar de 6 séculos e de um King) para quem vai ao google e escreve Esperança e Citações. Agora com que cara vão a correr dizer aos alunos para verificar as fontes dos trabalhos académicos antes de os entregar?
Este erro foi detectado pelo blog cinco dias.

O segundo, de maior gravidade, é o facto da votação de suspensão da nova lei de avaliação dos professores não ter sido aproveitada pela oposição porque trinta dos seus deputados não estavam presentes nessa altura! Mas não é só... Dez desses picaram o ponto de manhã mas pelo meio-dia, hora das votações, já lá não estavam.
Fazem-se greves, marcham 120 mil professores, juntam-se alunos e pais ao barulho para afinal, no momento em que há poder para apertar com os governantes, fazer tudo um fim-de-semana extra prolongado...
AGORA com que cara vão dizer ao resto dos trabalhadores do país com menor produtividade da zona euro para trabalharem à segunda de manhã e a não brincarem com as horas de saída?

Portugal é uma pescadinha de rabo na boca de preguiça e chico-espertismo.

Sem comentários: