sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Ressuscitação cardio-pulmonar

A morte de desportistas a mim deixa-me sempre bastante triste... Não sei bem porquê. Deve ser por serem pessoas livres, felizes e bem preparadas que não esperamos que morram de ataque cardíaco... O caso do jogador espanhol Antonio Puerta é só mais um nas dezenas de casos de desportistas que todos os anos têm este tipo de problemas.
Um desabafo que tenho de fazer... Posso estar a ser muito idiota e não ver a evidência mesmo à minha frente mas é de notar a prevalência de mortes no futebol. Eu sei que o futebol é duro, os jogos duram 90 minutos... mas mesmo assim... Penso no Rugby, atletismo e não consigo deixar de me admirar pelo facto de não haver quase nenhuns casos relacionados com estes desportos.
Mas não é para isto que faço este post.
Mesmo em vossa casa, num acidente qualquer na rua ou noutra situação qualquer pode surgir a necessidade de se proceder à ressuscitação (reanimação) cardio-pulmonar... Então decidi meter-me a caminho e descobrir como a internet nos pode ajudar a aprender a fazer estas manobras que podem salvar a vida de alguém.

Este site tem instruções em português para vários cenários de paragem cardiaca com desenhos bastante explicativos da posição que devem adoptar bem como da frequência de movimentos que deverão adoptar
Este outro site é inglês e tem exactamente as mesmas instruções mas com a adição de videos muito uteis.


Agora é tempo para as coisas más.
-Este tipo de manobra MUITO raramente tem sucesso. Geralmente um coração só volta a bater com ajuda de material especializado (desfribilhadores). Mesmo assim... um sucesso muito raro é uma quantidade maior do que NENHUM sucesso.
-Nestes sites não há instruções para o caso de uma situação de paragem cardiaca acontecer na eventualidade de um acidente onde uma ou mais costelas sejam partidas... Acreditem que não vão querer ter dois pedaços de osso pontiagudo a passear perto do coração e pulmões.
-No caso de estarem a ajudar um desconhecido tentem ter o máximo de cuidado possivel com o contacto com saliva ou outros fluidos corporais... Nunca se sabe quem as pessoas são e de onde vêem.


AGORA MUITO IMPORTANTE:
É muito fácil partir uma costela a alguém enquanto se faz a ressucitação cardio pulmonar, fazendo assim mais mal que bem. Estas instruções dadas por sites são apenas indicativas e destinam-se a dar alguma estabilidade a um caso pouco grave de paragem cardiaca. Se quiserem saber mais sobre ressuscitação procurem um curso especializado dado pela cruz vermelha ou corporação de bombeiros da vossa zona.

Sem comentários: