sábado, 25 de agosto de 2007

A emoção da velocidade

Em Portugal o programa top gear pode ser visto na BBC embora não seja muito popular. Os apresentadores são três e fazem coisas que apelam à criança que vive dentro de qualquer humano (Embora deva ser mais evidente nos homens...)
Lembro-me de um episódio onde Jeremy Clarkson, o apresentador principal, era deixado em Paris com um Bugatti Veyron (O carro de produção mais caro do mundo) ao mesmo tempo que os seus colegas não tinham carro nenhum mas podiam utilizar qualquer tipo de transporte MENOS avião! Exacto... Incluindo TGV eles podiam usar fosse o que fosse...
Objectivo? Descobrir quem chegava primeiro a uma certa sala de um edificio de Londres.
(O Bugatti ganhou!)
Noutro episódio o mesmo Jeremy Clarkson deu umas voltinhas ao circuito de Laguna Seca com um Nissan NSX no jogo Gran Turismo... Depois arranjou um Nissan, alugou o circuito e foi verificar se conseguia bater o tempo feito no mundo virtual. (Não conseguiu...)
Jeremy fez já há alguns anos uns documentários muito interessantes sobre a velocidade e seus efeitos no ser humano... Ontem descobri estes episódios no google video (Que não tem o limite de 10 minutos imposto pelo youtube) e vi com muito interesse algumas das explicações dadas pelos especialistas.
É divertimento adulto, quase juvenil mas que vi ensinando enquanto pensamos o sortudo que este gajo é!
Vejam então o primeiro episódio que fala dos efeitos da velocidade em nós. Tem uma explicação muito clara do porquê de as nossas emoções serem o que são... e porque nem todos vemos o mundo da mesma forma.



Já que estão nisto vejam também o segundo episódio que mostra o porquê de os pilotos profissionais estarem destinados a dar espectaculo enquanto o comum mortal não passa de um espectador.


Clicando duas vezes na janela do video este abre a página do gogle video onde estão estes videos e onde podem encontrar mais alguns.
Tenham paciencia porque um video destes com meia hora pode levar uns bons cinco minutos a carregar por completo.
E só mais uma recomendação... Não há legendas para ninguém... E o Senhor Clarkson é britânico de gema.

Sem comentários: