quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Salvador Dali no Porto - Porto Cartoon World Festival

Hoje fui fazer uma coisa obrigatória! Fui visitar a exposição de Salvador Dali presente no Palácio do Freixo...
Passo a explicar tudo ponto por ponto:
Salvador Dali é um dos meus três artistas de eleição (se tivesse de eleger só um diria que é mesmo o meu preferido.) e nunca tinha entrado no Palácio do Freixo.
Dou nota 20 a tudo! as obras são excelentes e o local adequa-se de uma forma muito boa à exposição embora não esteja vocacionado de raiz para este tipo de iniciativas.
Sobre as obras (265 ao todo) posso dizer que impressionam bastante. Deixou-me uma especial marca as diversas estátuas deste artista por conseguirem mergulhar-nos no surrealismo que norteou a sua obra. É muito diferente ver um quadro uni ou bidimensional e poder ter a hipótese de dar uma volta completa a um cavalo com a desproporção e desfiguração tipicas do surrealismo.
A única coisa que faz falta é uma breve biografia do artista que sirva de introdução áqueles utilizadores mais iniciados. Por exemplo, quando se fala da incontornável Gala podem surgir equívocos...
A não perder mesmo é a vista do Rio Douro que as diversas janelas do edificio nos proporcionam e que servem perfeitamente para aqueles momentos de repouso... é que a exposição é grande e estende-se por bastantes salas!
A não perder. Têm até 4 de Novembro.


Antes de me dirigir à exposição supracitada visitei outra que se encontra MESMO ao lado!
Esta tem um carácter totalmente diferente e seria desaconselhado pelos mais puristas que fossem visitadas no mesmo dia duas exposições tão diversas mas, bolas, já que ando por ali aproveito!
A exposição de que falo é o Porto Cartoon World Festival e está presente no Museu Nacional da Imprensa.
São mais de 400 cartoons ao todo espalhados pela cave do edificio. Estão presentes os concorrentes este ano sobre o tema "globalização" bem como vencedores e participantes de outros anos. Estão também por lá uma exposição de aguarelas sobre Tango muito bem pintadas e à venda! e uma instalação denominada "Portugal-Brasil: A fuga do sucesso" que evoca a fuga da corte de D.João VI para o Brasil.
Noutra nota atractiva e de originalidade posso falar de outra caracteristica desta exposição... No final têm a posibilidade de votar! Sim... Podem votar no vosso cartoon favorito!
Se não tiverem disponibilidade para se deslocarem ao museu visitem pelo menos a sua versão virtual em: http://www.cartoonvirtualmuseum.org/
Têm até 31 de Setembro para verem esta exposição!

Sem comentários: