sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Milagre vs Arte

Sempre que algo de extraordinário é feito por um homem a palavra milagre vem à tona. (À tona... como o avião! Perceberam??)
Ora o que ontem se passou foi tudo menos um milagre... A aterragem amaragem de ontem é o resultado de excelência na função desempenhada, excelência essa que encontra paralelo em alguns outros apertos recentes dos quais os pilotos têm saído com bons resultados. Numa palavra, foi arte.
E mais... Sabem que, para além do caso de ontem, só há uma mão cheia de registos na história da aviação comercial de amaragens terem corrido tão bem que não causaram a morte a nenhum dos passageiros a bordo?

Ligo-me regularmente ao site Airliners.net (site onde pilotos profissionais, amadores entusiastas e gente que como eu se limita a olhar para cima quando vê um avião se reune) para recolher opiniões especializadas e saber as últimas sobre o que se está a passar. Foi lá que descobri que poucos são os casos na centenária história da aviação em que uma amaragem foi tão eficaz. Se considerarmos o tamanho e capacidade desses mesmos aparelhos acidentados e se for considerado como factor o sucesso ou insucesso da evacuação descobrimos que foi mesmo a primeira vez que houve uma taxa de sobrevivência de 100%!

Por isso mesmo parabéns a toda a tripulação, tanto pela amaragem como pela consequente evacuação. São estas pessoas que estabelecem a fasquia pela qual toda uma indústria se rege.

Podem ler os artigos do Airliners.net em 3 capítulos: 1 2 3.

Sem comentários: