terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os traços de seis meses de exposição

Um fotógrafo especialista em fotografia Pin-Hole captou esta belissima imagem do caminho que o sol percorreu durante seis meses pelos céus da ponte suspensa Clifton em Bristol.
Por incrivel que pareça esta foto foi tirada com uma engenhoca que consiste numa lata de refrigerante vazia com uma abertura de 0,25 mm e uma única folha de papel fotográfico.
o fotógrafo, Justin Quinell, amarrou a tal máquina a um poste de telefone entre 19 de Dezembro de 2007 e 21 de Junho de 2008, precisamente os solsticios de Inverno e Verão.
Os arcos que se vêem na foto demonstram bem a diferença na passagem do sol nas diferentes datas sendo que o arco mais baixo corresponde ao primeiro dia de exposição e o último arco ao último dia de registo fotográfico. As partes tracejadas onde não se vê linha correspondem a dias nublados em que o sol não conseguiu brilhar com intensidade suficiente.

Este projecto tem ainda outra importância para o autor da foto visto que o seu pai faleceu a 13 de Abril, sensivelmente a meio do projecto. Ele diz que através da fotografia conseguiu determinar a posição exacta do sol no momento da morte do seu pai.
A foto lá acima é só um exemplo das várias experiências que este fotógrafo fez por toda a cidade de Bristol... Para ver o resto das fotos ABRAM AQUI o ficheiro PDF ou visitem o site do autor.
Podem ler mais sobre esta notícia no site do Telegraph.

(Nothing To Do With Arbroath)

Sem comentários: