sábado, 30 de maio de 2009

A Fuga

Milhares de Norte Coreanos tentam todos os anos a sua fuga para o Sul de forma a fugir do regime opressor de Kim Jong Il. Calcula-se que cerca de 50 mil norte coreanos estejam na China a trabalhar para patrões que exploram a mão de obra barata e desesperada ou apenas a atravessar o país em direcção à Tailândia ou Coreia do Sul.Se forem apanhados estão sujeitos à deportação e condenação a trabalhos num campo de detenção durante 3 a 5 anos. Conspiração à fuga é visto como traição e a pena pode implicar a execução pública.

Tom O'Neill, jornalista da National Geographic, infiltrou-se nas redes de emigração que são geridas por missionários católicos e que ajudam a custo de nada e sob pena de prisão ou morte milhares de pessoas a encontrar a sua liberdade.
São doze páginas de heroísmo, emoção e esperança.

Podem ler o artigo clicando AQUI!

(Neatorama)

Gladiadores

Ontem Pacheco Pereira disse que as últimas pessoas que viu a entender o Hino português como canção de guerra que é foram os Lobos, selecção nacional de rugby, que face aos ameaçadores All Blacks e à sua Haka cantaram às armas às armas, contra os canhões marchar marchar de plenos pulmões.

Os desportistas são os gladiadores dos tempos modernos e com a vida descansadinha que levamos esquecemos o que é ir para a guerra com um uniforme, saudades de casa e a letra de uma canção que nos ensinaram na escola.

Para referência futura:

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A força que nos move

Ser o líder do mundo deve ser giro. Ser um exemplo para a sua raça como pioneiro na presidência também. Mais ainda o deve ser tanta gente depositar a esperança que a mudança esteja nas mãos dele...
...mas aposto que a força que move o Obama é simplesmente ouvir da sua Michelle, nem que só umas três vezes por mês, as palavras mágicas:

"Estou orgulhosa de ti (inserir nome queriducho)"

Ainda outro campeonato

Nos últimos três meses ajudei um cidadão ucraniano na preparação para o exame de português que lhe dará acesso à nacionalidade portuguesa.
Corrigia-lhe os testes e ia dando dicas de como se constroem frases de forma comum e não automatizada como sugerem nos manuais.

O tipo, que é uma joia de um homem, passou no exame e é, agora que foi aprovado, um dos nossos!


E isto para mim é como ganhar um campeonato.

Como treinador adjunto claro... mas ainda assim campeão.

Aviónica avançada

Sim, este Ganso tem a cabeça na direcção certa mas o corpo de asas viradas ao contrário.
Trata-se de uma técnica usada por alguns passaros chamada Whiffling na qual uma ave inverte o seu corpo de forma a "soltar" o ar que tem debaixo das asas perdendo velocidade e altitude de forma drástica. Esta técnica é usada especialmente quando há ventos fortes e há a necessidade de aterrar.

O fotógrafo, Brian MacFarlane disse que a foto foi tirada num dia com vento muito forte e que havia aves a controlar bem a sua rota de voo enquanto outras eram lançadas pelo ar.

Segundo especialistas este acontecimento é comum mas nunca tinha sido registado em fotografia.

Mais informações clicando AQUI!

(Neatorama)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Palma(da) de Ouro

Ontem estava a comer uma bela sandes de atum e quase me engasgava...

João Salaviza, vencedor da Palma de Ouro para melhor curta metragem, prémio que como português e cinéfilo me encheu de orgulho foi questionado sobre o potencial agitador social que o seu filme transporta dado que é a história de um rapaz em prisão domiciliária. Se podia de alguma forma mudar a vida das pessoas.

A resposta foi que não, o seu filme não tem esse intuito de mudar a vida das pessoas, isso está nas mãos dos políticos e dos cientistas, rematando com um sonoro "O cinema não muda a vida de ninguém".

Posso ter ouvido mal, posso estar a levar isto demasiado a peito mas ser coroado como o melhor no circulo crítico de cinema mais reconhecido do mundo e dizer que o cinema não muda a vida das pessoas é tão descabido que espero que tenha sido sem querer e fruto da emoção do momento.

Espero por entrevistas mais calmas para perceber se o rapaz mereceu a palma ou se precisa de uma palmada.

Outro campeonato

Lembro-me de, em pequeno, fazer a viagem de minha casa aos aliados pela única via que existia e que congestionava a uns 10 kms do centro do Porto. Durante todo o caminho ia de janela aberta à espera que quem estava do lado de fora desse sinal de notar que eu ia à janela com a bandeira ou o cachecol ao vento. Dizerem "viva o Porto" ou "somos campeões" à minha passagem era como ganhar outro campeonato.

Ontem, agora que há vias modernas que em cinco minutos me deixam no centro, sem trânsito nem passeios onde as pessoas se possam juntar a festejar ia a pensar que a euforia esmorece com a idade e já não vou de cabeça de fora à procura de quem repare em mim.
Foi num semáforo que paramos, vidro aberto até baixo, e os olhos envergonhados de um rapaz com uns 10 anitos pregados em mim através da janela do autocarro que o levava na mesma direcção. Boca escondida no cachecol.
Acenei-lhe e fiz-lhe sinal de 4 com a mão.

O sorriso dele, como despontou do cachecol e se mostrou lá em cima, foi, para mim, ganhar outro campeonato.

domingo, 24 de maio de 2009

Responsabilização, olhos nos olhos

Estou cansado das personalidades portuguesas que num dia fazem acusações e espalham as brasas e logo no dia seguinte, quando são obrigadas a tomar responsabilidade pelas afirmações feitas, dizem que foram mal interpretadas e não era nada esse o sentido que queria dar à ideia exposta.
Pois essa falta de coragem separa os Homens e Mulheres com letras iniciais capitais dos simples palhaços e palhaças.
Marinho Pinto é um Homem de H grande e a Manuela Moura Guedes uma Mulher com eles no sítio.
A diferença aqui é que um tem razão e incomoda toda uma classe com esse facto. O outro é um simples agitador que todas as semanas mostra mais fanatismo e histeria vingadora.

E só essas pessoas que conseguem tomar posições olhos nos olhos estão autorizadas a corrigir os seus interlocutores e a pô-los no seu lugar. A Srª Manela estava a pedi-las há algum tempo...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Óptica

Pessoal... Bora lá testar uma fantástica ilusão de óptica?

Esta imagem aqui em baixo é a preto e branco, certo?
Olhem para o ponto preto SEM DESVIAR OS OLHOS durante 15 segundos. A imagem vai ganhar cores! Depois de ver a cores mexam os olhos e elas voltam a desaparecer...
Não acreditam? Testem!
color
(My Confined Space)

Os meus novos heróis

Nem todos os crimes são condenáveis e abjectos.

Este caso do casal Neo-Zelandês que, por engano do banco, recebeu uns tantos milhões e fugiu com eles é da mais dulcíssima ironia.
Andamos nos últimos meses a observar o desnudar das vaidades que administradores e reguladores económicos mantiveram durante anos. "Enganos" em que só o cliente foi prejudicado.
Desta vez foram dois clientes a sairem favorecidos com um engano bancário e eu estou a torcer por eles!

É que se eu for ali a uma loja e tirar 100 euros de uma caixa registadora vou preso mas um administrador perde 100 milhões por ano, diz oooops I did it again lololol e safa-se com uma mini reprimenda.

Portanto, caro casal, se precisarem de um sítio descansado onde morar até a poeira assentar, alegremente dormirei no gelado chão da casa de banho para que vocês tenham uma cama confortável onde planear o destino desses milhões...

E que se lixe o Robin Hood.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Boris Godunov

La Fura dels Baus

Os La Fura dels Baus trazem ao Porto a peça/performance Boris Godunov e os meus bilhetes já cá cantam!

Sugestão do chefe: Se vão ver o espectáculo NÃO visitem o site dos Fura... Para ajudar com a minha parte todos os links presentes neste post redireccionam para o site do Coliseu do Porto...

domingo, 17 de maio de 2009

Moda ou salvação de uma indústria?

Este bichinho aqui à esquerda é o Kindle DX, aparelho lançado pela Amazon com o intuito de combater a crise do material impresso.
Guarda 3500 livros, periódicos ou outros documentos em disco, faz o download de uma obra em menos de 60 segundos por wireless e tem uma vida de bateria que dura dias.

O preço é de 489 dólares.

Parece muito mas o site SportsDesigner lança a receita para o sucesso...

Imaginem que um jornal vos vende um Kindle por 100 dólares... De seguida cobra 7,5 dólares por semana pela subscrição do jornal.
Chegado o fim do ano o jornal facturou 490 dólares e não imprimiu uma única página nem pagou o transporte desses jornais em papel.

O futuro da imprensa pode muito bem ser este.

Para já uma subscrição mensal de um jornal vai de 14,99 a 5,99 dólares.
Um livro custa 9,99.


P.S.: Deus nos livre de acabar um dia o material impresso em papel... Preferia fazer de ceguinho e comprar tudo em Braille do que ter de ler o Ípsilon ou uma crónica do Lobo Antunes numa calculadora XL...

P.S.2: Yup... Ípsilon e Lobo Antunes. Sou um tipo interessantíssimo...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

As pessoas mais felizes de sempre!


Happiest People Ever! é um site que mostra o que acontece quando o fotógrafo se esquece de dizer Cheeeeeeese...

(The Presurfer)

O snobismo tipográfico

(Clicar na imagem para versão em tamanho original)
Eu sou um bocadinho assim e nem sequer sou designer...

Aconselho a visita ao PvPonline.com, site de onde foi tirado este webcomic.

Pac Man urbano

O francês Rémi Gaillard diverte-se a fazer videos onde altera o quotidiano do comum mortal adicionando a sua presença indesejada...
Neste vídeo ele é o Pac Man em fuga dos fantasmas pelas ruas (e não só) de França...
Para ver mais de Rémi é só clicar AQUI!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como gelo

Ontem à noite os dois melhores jogadores de Hóquei no Gelo da actualidade encontraram-se para resolver os quartos de final da Stanley Cup no sétimo e último jogo do playoff.
O da esquerda é o canadiano Sidney Crosby e o da direita é o russo Alexander Ovechkin. A rivalidade de serem o número um ex aequo em todas as listas de melhores jogadores rapidamente foi explorada pela imprensa e pelos fans.

Ontem a equipa de Crosby, os Pittsburgh Penguins ganhou por 6-2 à de Ovechkin, os Washington Capitals e seguiu em frente no playoff...

No final da série é tradicional haver uma sessão de cumprimentos entre todos os jogadores de ambas as equipas.
A despedida de ambos foi a que vêem ali em cima...

O desporto (qualquer um) é feito das suas rivalidades.

Se quiserem ver os melhores momentos do jogo é só ver o vídeo.



(Sim... eu sei que em Portugal o pessoal quer tanto saber de Hóquei no Gelo como de plantações de tremoço na Bolívia mas é um dos meus maiores guilty pleasures...)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Era uma vez na França ocupada pelos Nazis...

Quando ouço sequer rumores de um novo filme do Tarantino a parte adolescente de mim pula de alegria em saltinhos efeminados!
Ora este Inglourious Basterds é a história de uns tantos americanos infiltrados na França Nazi com o único intuito de caçar escalpes alemães. Simples como só os filmes tarantinescos são...

Podem ver os atrevidos posters do filme clicando AQUI!

Aqui está o trailer:

Vai estrear em Cannes hoje mas só terá exibição mundial em Agosto...

I like to Roomba Roomba

O Roomba é aquele aspirador que limpa sozinho a casa, aquele redondo que parece um R2-D2 espalmado.
Ora ele anda lá por casa entretido na sua função e vai lentamente percorrendo todos os cantos da divisão na qual o soltaram.
A rota tomada parece aleatória mas, como esta foto com 30 minutos de exposição demonstra, cobre todos os centímetros da divisão.
Aquela espiral do lado esquerdo da foto é o ciclo inicial do Roomba que avalia o tamanho aproximado da divisão...

Podem ler mais sobre esta experiência clicando AQUI!

Agora fiquem com a fofura que é um gato a conduzir um Roomba!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Anonimato

Ontem fiz um dos melhores estacionamentos da minha vida. Assim uma perfeição de estacionamento num lugar super apertado e em que coube logo à primeira vez...

E ninguém estava lá para ver.


Porra...

domingo, 10 de maio de 2009

O novo espiritismo


Hoje inicio um novo blogue. Chama-se Espírito das Escadas e serve para colocar crónicas escritas por mim todos os domingos.

Elas mereciam uma casa própria...

Para visitar cliquem AQUI ou na imagem...

Passem por lá e não sejam meigos na crítica!

sábado, 9 de maio de 2009

Gente fixe

Para ajudar os caros leitores (olá Shora Monteiro!) a descobrir a música de que falei no post anterior ia cometer uma pequena ilegalidade e colocar no imeem o tal ficheiro... Mas já alguém o fez, arriscando-se a levar com um pontapé na cara da Sónia Tavares (que não sei porquê parece ser miúda para ter um golpe dos valentes). Obrigado cara fã perto de ficar sem dentição frontal!

Fiquem então com Fado Português.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Hoje está a soar bem


Estou a fazer o test listening ao cd Amália Hoje... E para já acho que sim senhora faz-se homenagem.

A música Fado Português, que é logo a primeira, está um assombro.

"Quando em aflição vira-te para os clássicos"

Disse eu ontem a uma amiga minha no MSN...

Há-os na literatura e no cinema, dança e pintura.
Para já e porque o youtube é amigo segue um clássico musical:

Carlos do Carmo - "Por Morrer uma Andorinha"

To whom it may concern: A música vale o que vale... Não é para ser levada literalmente e tu sabes disso tão bem como eu! ;D

Os prémios!

Há uns tempos atrás recebi quase de uma assentada só dois prémios de duas (feminino ahHA) bloggers que muito respeito e admiro.

Um prémio foi o da Danae, dona do blog Andorinha no Telhado, membro honorário deste blog, designer extraordinaire, miúda gira, às vezes mais alta que eu e dona da gata mais querida do Planeta e arredores.
Deu-me o prémio jovens que pensam e eu achei muito bem...
Obrigadinho!
O outro prémio foi-me entregue pela Srª. Senhora de Si, que curiosamente conheci pela mesma via da Danae, porque isto de Portugal ser pequerrucho manifesta-se também na Internet, e que considerou este blog tão bom que até arrepia!

Muito obrigado estrela!

Nas regras destes dois prémios estava plasmado que teria de os passar a x's número de blogs... Não tenho tempo, estou ocupado, vou lanchar, etc, etc... e a maioria dos blogs que visito ou já recebeu estes prémios ou então tem gente a nomear nas caixas de comentários e os respectivos donos não ligam puto.

Entretanto agradeço encarecidamente a honra de me considerarem digno de receber estes prémios. Sou um fútil que dá importância a estas coisas!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Fazer circo sem animais não chama gente"

Disse a sra Verónica Chen, um elemento da família de comerciantes circenses que percorrem o mundo a fazer circo como já se fazia na idade média.
Pois então deixo três exemplos...

Cirque du Soleil


Pilobolus


Abstractin'

Capas vivas

Inspirado pelas iconicas ilustrações de livros "pulp" dos anos 50 e 60 Thomas Allen faz colagens e fotografias que dão vida (ou pelo menos tridimensionalidade) às capas dos livros que utiliza.


Podem ver mais exemplos clicando AQUI!

(Boing Boing)

O solitário suino de Cabul

Podia ser o título de uma fábula que juntasse o aladino e o porquinho babe mas não. Esta é a história do único porco no Afeganistão que, em circunstancias risíveis, foi posto em quarentena.

O relaxado porcino é uma curiosidade no Afeganistão Islámico pois a sua carne é ilegal por ser um animal visto como não religioso. Ou seja, porco. Então todos os dias se juntam algumas centenas de Afegãos no zoo de cabul para ver este simpático ser que não podem ver em mais lado nenhum do país.
Mal o povo ouviu falar de gripe suina surgiu o medo de que este animal, embora estivesse a cerca de UM MUNDO inteiro de distância, também fosse portador da doença. Posto isto o solitário animal está confinado a uma salinha onde não pode infectar seja quem for...

Mais sobre esta notícia clicando AQUI!

Hoje de manhã...

... os olhos mais tristes do mundo já não moravam no meu espelho.

Estou de volta!

sábado, 2 de maio de 2009