sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Como fazer uma reportagem

Um vídeo da BBC que goza com a forma estilosa com que as notícias são apresentadas. Aplica-se mais à realidade estrangeira mas em Portugal já vi um par de reportagens nestes moldes.

(Bits & Pieces)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mais do que um café

Para quem gosta de café uma chávena bem tirada é um prazer imenso. Encontrar um estabelecimento onde nos tirem um bom café é difícil e quando encontramos um local de confiança dificilmente o abandonamos. Para quem gosta de café uma chávena é mais do que somente isso. É um momento zen. Uma paragem no tempo. E a energia que de lá tiramos vem tanto da cafeína como do contentamento que absorvemos.

Os especialistas do Intelligentsia Coffee juntaram-se aos The Department of the Fourth Dimension para fazer uma série de três curtos documentários sobre três formas diferentes de fazer uma boa chávena de café com explicação e dicas.
Café Espresso, Café de Sifão e Cappuccino são os tipos abordados e em todos há o fino granulado do preto & branco e o entusiasmo do barista, porque um café é sério demais para ser tratado com condescendência.

Espresso


Sifão


O documentário sobre Cappuccino estará disponível em breve.

(Neatorama)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

iPad

O que é?

Características?
24 centimetros de diagonal num ecran que tem mais de 4:3 do que 16:9. Digamos que é como a diferença de um LCD normal e um Widescreen. Podem pegar nele tanto de "pé" como panoramicamente que o aparelho, através do seu acelerómetro, detectará o movimento e faz os acertos necessários.
Tem uma grossura de 1,30 cms e pesa 680 gramas.

Tem um processador de fabrico próprio de 1 ghz, 16 a 64 Gbs (dependendo da vossa carteira) de armazenamento flash, Wi-Fi, Bluetooth, 3G (opcional) um conector de 30 pinos para periféricos (um teclado a aproveitar esta ligação externa já foi apresentado), um emissor de som, um microfone, acelerómetro e bússula.


A bateria dura 10 horas em uso contínuo e até UM MÊS em standby. Resta saber se tem a chata tendência de explodir como a dos primeiros iPhones...
O sistema operativo é estiloso e eficiente como é apanágio da Apple. Quem usar um Mac ou um iPhone sente-se em casa. Quem não tem nenhum destes aparelhos sente-se como um visitante regular... Não tira o casaco e põe os pés em cima da mesa mas já consegue encontrar a casa de banho sozinho.

As Apps do iPhone vão poder correr no iPad mas vão só ocupar um quadrado muito limitado no ecran. As apps do iPad vão ter o seu formato próprio de modo a aproveitar a maior dimensão do display.
A iBooks Store quer fazer pelos ebooks o mesmo que a iTunes Store fez pela música e tem um estilo do caraças com a sua estantezinha virtual.
Podem virar as páginas aos vossos ebooks deslizando o dedo e tudo...

Preço... Pois. Temos sempre de chegar a este ponto. Mas eu honestamente esperava que fosse mais caro. O iPad mais barato custa 499 dólares (16Gbs sem 3G) e o mais caro 829 (64 Gbs com 3G).
Se tiverem os fundos podem ter uma coisa destas em casa daqui a dois meses. Para os modelos com 3G esperem mais um mesito...

Isto é um resumo da cobertura extremamente competente do site Gizmodo de onde tirei as características e as imagens. Para novidades passem por lá clicando AQUI!

Em português têm também o artigo do Público.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Enganar a fome comendo gelo

Enquanto a competição a sério não chega congelamos as saudades da Fórmula 1 com as brincadeiras que os profissionais da coisa fazem durante as férias.



Desta vez, para celebrar o regresso do Canadá ao calendário, largaram um Red Bull num lago gelado perto do circuito Gilles Villeneuve e deixaram que Sebastien Buemi desse lá umas voltinhas...
O resultado, condimentado em jeito de pré-publicidade ao GP, é este:


Agora imaginem a cara do técnico da Bridgestone a confirmar o pedido dos mecânicos da Red Bull para um jogo de quatro pneus para Fórmula 1... com pregos para a neve!
Para ver mais imagens de bastidores é só clicar AQUI!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Idade para ter juizo

Calculo que não haja idade para se andar pela primeira vez de boleia ilícita no exterior de um electrico a subir a 31 de Janeiro para a Batalha...
...mas confiem em mim quando vos digo que para sair de um veículo em movimento de forma elegante e graciosa ajuda ter menos que 20 anos e 70 kgs.

De qualquer das formas, correr para empoleirar no degrau de um electrico para chegar mais rápido e ganhar tempo à despedida (promete-se curta mas sente-se sempre tão longa) do vosso amor foi a coisa mais espectacular que vocês não fizeram este fim de semana!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Eu gosto do COCO!


Para resumir a história... O líder do Tonight Show foi durante muitos anos Jay Leno. Há quatro anos os contratos de Leno e de Conan O'Brien (que estava no Late Night logo de seguida na grelha) foram renegociados e lá ficou previsto que Conan iria suceder a Leno na apresentação no Tonight Show. Ora Leno saiu mas logo recebeu um programa em horário nobre que não vingou. A saída airosa da NBC nisto tudo seria mover o programa de Leno para o horário de Conan e este empurrado para o horário do Late Night. Jimmy Fallon ficaria lá para a uma e qualquer coisa.

O problema é que se meteram com o irlandês errado!

Conan O'Brien não pactuou com isto e numa carta aberta disse que assim não continuaria.
Só que isso não bastou e não só colocou o programa à venda no craigslist como tem feito criticas contundentes durante o seu monólogo:


Depois da luta sair dos gabinetes para as câmaras de televisão teria de ir para as ruas e a mobilização dos fans não tardou muito. Organizadas pela página de facebook I'm with COCO surgiram em LA reuniões de apoio a Conan mesmo à porta dos estúdios da NBC. Não digam que a nossa geração não se une a causas...
A loucura tomou novas proporções quando surge um La Bamba Mobile, o Masturbating Bear, Pizzas oferecidas pela produção e o COCO himself a correr ao lado da multidão:



Mais fotos clicando AQUI!

Claro que Conan não ganhou esta batalha porque os burocratas da NBC não iam admitir que um empregado ficasse com um programa só porque fez uma birra monumental. Mas ao menos ao sair que saia em grande. Sair da arena em ombros, ainda que todo partidinho, tem mais piada do que ir dentro do estômago de um leão.
Ou, neste caso, cuspido pelo bico de um pavão...

O cartaz I'm with COCO é da autoria de Mike P. Mitchell.

A fraude Agassi

O livro biográfico "Open" a contar a vida de André Agassi prometia ser revelador mas poucos estariam à espera do tamanho da mentira que foi a carreira de Agassi.
O homem foi obrigado pelo pai a treinar desde criança e odiava o jogo, consumiu droga e até a emblemática cabeleira que usava era postiça. Foi uma vida inteira a mentir.
Lido assim poderá até parecer que estou desiludido com o atleta competente ou o homem simpático que Agassi parece ser. Nada disso. Admiro-o mais agora que conta a sua história do que quando era mais um bom jogador de ténis. Porque todos nós conhecemos casos injustos de pessoas que vivem em mentiras. Empregos, casamentos e famílias inteiras de fachada mantêm as aparências enquanto por dentro o cancro da impotência metastisa toda e qualquer alegria. E esse círculo de infelicidade raramente se fecha perpetuando a miséria por filhos e netos como se a tristeza fosse um tesouro de família.
Esse círculo foi quebrado por Agassi quando conheceu a sua Steffi e dela teve dois filhos. Filhos esses que juraram eles entre si nunca iniciar no ténis...

Podem ler excertos do livro no grande (em tamanho, emoção e conteúdo) artigo do Público...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Escrita na Areia

Para celebrar o bicentenário da Constituição Espanhola a empresa Zanadesign apresentou um projecto que unia as crianças com o objectivo de escrever a mensagem Cádiz 2012 nas areias da cidade bastando para isso andar dentro de uma roda.
O ayuntamento de miúdos é a prova do brilhantismo da ideia e o facto de a dois anos do evento já este estar a ser falado por todo o mundo mostra como uma simples ideia pode fazer maravilhas pela divulgação de dado acontecimento.

Mais fotos e informação clicando AQUI!

(Gizmodo)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Ne quittez pas la courage

Há pouco vi no telejornal uma senhora à espera de ser atendida num daqueles hospitais haitianos e cantava. De mãos na cara a purgar a sua dor com música.
Há ainda mais pouco uma médica dizia que deu pontos numa doente, sem anestesia, e em total assombro explicou que a tal paciente "just sang her pain away, it's incredible".
Um povo assim jamais se extinguirá...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti 7.0

Se puderem, ajudem a AMI através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Ou no Multibanco, Pagamento de serviços: Entidade 20909 Referência 909 909 909





Imagens fortes no Big Picture em duas galerias (1,2)

Grande tourada

Esclareço já à partida que não fiquei a rogar pragas a Lisboa e à Red Bull por terem levado embora a Air Race. Fiquei extremamente aborrecido mas desejo o melhor a ambos os organismos e ao evento que se propõem organizar.

Posto isto está na hora de arquear as costas a rir e cair para o chão, rebolando efusivamente em gargalhada. Não é que na pressa de assinar e investir dinheiro teórico a Câmara de Lisboa deixou uma clausula em aberto no contrato?
Estes fundos teóricos são aqueles que tomamos por adquiridos e que nos são fulcrais à execução de determinado projecto. Só que lá está, são apenas teóricos e a qualquer altura uma carrinha de valores é desviada, uma apólice de seguro não é válida, a amante foge-nos com a pasta da massa ou, como no caso lisboeta, há uma clausula num contrato em inglês que fica por explicar embora a nossa assinatura esteja lá, vincada na folha de tanto entusiasmo na escrita, a esclarecer que na altura da assinatura estavamos completamente de acordo.

No entanto as mesmas empresas estatais que garantiram a injecção de capital necessária à realização da prova farão o habitual have no fear, the funds are here e vão safar todos os irresponsáveis que levianamente embarcaram no saque deste evento a pensar que estavam a lidar com uma feira popular ou um circo. Isto é a Red Bull senhores, a tal gaja promíscua de que falei, e se eles elaboraram o contrato a prever que o espaço entre Alcântara e Algés é deles podem ter a certeza que não vão elaborar novo contrato porque a Câmara de Lisboa está apertada.

É o habitual em Portugal, fazem-se as coisas em cima da hora, à pressa e à guloso e depois é esperar que todos os outros sejam tão fãs do desenrasque como nós quando metemos os pés pelas mãos.

Mas para melhor entender a burrice generalizada que este processo tem sido é favor ler a notícia do Público, menos apaixonada e mais sucinta do que a minha intervenção, e com uma frase de fecho inacreditável.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Para grandes tempos frios, grandes ritmos quentes

Invierno Porteño de Astor Piazzolla.
Versão orquestrada com dançarinos e tudo:

Versão mais despojada, sem bandoneón nem dançarinos, mas o crescendo feito em cordas e com um piano de encher a sala:

E ainda uma versão de quarteto que toma uma direcção arrojada aos 4 minutos:

O casamento

As pessoas costumam dizer que a fase do namoro é que é... depois casam e a magia vai-se toda. Eu fico por cá a pensar que apenas casaram com a pessoa errada mas se calhar sou eu a ser ingénuo ou a ser mais exigente do que os outros...

Ora com os livros a fase do namoro é boa, sim é, mas não há nada melhor do que o casamento! Geralmente namoramos até ter dinheiro para financiar as alianças e muitas vezes quando o temos já o livro desejado se casou com as 15 mil pessoas da tiragem inicial e temos de esperar pela segunda edição, clonada da primeira, que demorará o equivalente aos ombros encolhidos da sra da editora.

Ora este fim de semana finalmente casei com um dos grandes livros com que venho a namorar desavergonhadamente...Para já só o volume da pintura. O dos esboços fica para novas núpcias.
Só não se ouviram ruídos estranhos vindos do meu quarto na noite de Sábado para Domingo porque os papercuts genitais são uma coisa que me preocupa...

Até dia 28 passem pela Festa do Livro na Fundação Cupertino de Miranda, ali já quase a chegar à Foz, com o Parque da Cidade mesmo ao lado e tudo.
Bons livros a preços interessantes.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

359 graus


Fico extremamente contente com o facto de finalmente todos serem livres de casar com quem querem. Nenhuma sociedade consciente pode dormir descansada enquanto uma maioria oprime uma minoria na negação a um direito básico como o é o do casamento.
Fico extremamente triste com o facto de se ter negado o direito à adopção de crianças. É como que dar um salto para trás depois de se ter dado um passo em frente.
É dar uma volta e ficar quase no mesmo sítio.
Nenhuma sociedade consciente pode dormir descansada enquanto se nega a alguém o direito de educar uma criança que espera e necessita desesperadamente de um lar onde haja amor e carinho.

Que bem que eu estava aqui


A atravessar lentamente Inglaterra de jipe em suaves prestações de 8 horas parando para a ocasional soneca e o obrigatório chá das 5.
Portugal era muito mais divertido se conseguisse transformar o frio em neve. Assim como estamos ficamos só frios e rabugentos com uma brisa gelada inútil...

(Boing Boing)

Nicholas Cage no lugar de toda a gente

O versátil actor Nicholas Cage é capaz de encarnar qualquer personagem, verdadeira ou ficcional, se assim o entender.
A prova?
O blog Nic Cage as Everyone que coloca a cara do actor em todas as cabeças que se consegue imaginar...



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A (má) sorte dos audazes

O Dakar teve nestes dois dias a demonstração da sua frieza e injustiça.
Ontem caiu David Casteu que levava "às costas" a sua Sherco na qual trabalhou durante todo o ano.
Hoje caiu o português Paulo Gonçalves e partiu a clavícula. Estava a arriscar bastante e vinha ganhando lugares nos últimos dias mas infelizmente amanhã não parte.
Quem também não parte amanhã é o pior caso dos três. Luca Manca está em estado grave depois de fazer uma lesão cerebral numa queda aparatosa. Ainda ontem este mesmo rapaz trocou o seu pneu traseiro saudável pelo pneu furado do seu chefe de fila que estava a perder tempo precioso. Nessa mesma entrevista o humilde Manca dizia que ainda ia correr muitos Dakars portanto tem de aproveitar este primeiro para se divertir, aprender e ajudar os seus companheiros de equipa melhor qualificados.

As melhoras a todos, com especial envio de força e solidariedade a Luca Manca, sua familia e amigos. Aos heróis ainda em competição desejo muita coragem para os 600kms que amanhã terão de percorrer!

Podem visitar o site da prova AQUI e seguir a etapa em live tracking AQUI!

Os animais fofos também o fazem

O Sr. em primeiro plano é Andy Roddick, tenista norte-americano detentor do recorde de serviço mais rápido da história do ténis e vencedor de um US Open.
Durante a presença num torneio em Brisbane, Australia, ele fez o que o desportista faz nesses sitios, vai visitar os locais que tomam bem conta dos animaizinhos em risco acompanhado de jornalistas.
Entretanto lá atrás, dois Koalas descobrem o amor...
...e o sexo à bruta.

Os suspeitos



De uma destas torres terá saltado um homem de preto com o intento de matar o Primeiro Ministro. Valeu a perspicaz habilidade pressora de botões de Maria José Nogueira Pinto para que nada de pior se tivesse passado. E Sócrates, o pulha, nem sequer agradeceu.
Tudo se passou num sonho agitado que a Sra. Maria José Nogueira Pinto teve a amabilidade de descrever na sua coluna no DN.

Bloqueio artístico? Deslize Freudiano? Pura da Loucura?

(Arrastão)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A nossa marca

Há uns tempos encontrei, num livro da década de 40, um bilhete de comboio dos antigos. Talvez de meados da década de 80. Um bilhete grosso e quadrado com furos nas laterais como os que se viam no cinema. O destino era uma terrinha do Douro da qual já nem lembro o nome.
Há cerca de um mês era um talão de empréstimo com um número de telemóvel de uma senhora chamada Carolina. Pouco antes do Natal uma folhinha de papel higiénico estava imaculada, reutilizada para esse fim nobre de marcar páginas, num livro de auto-ajuda.

Quem lida com livros depara-se com estas marcas das pessoas que os leram. Uma marca pessoal que marca uma página e que por vezes se esquece no meio da obra.

Estes fantásticos marcos da passagem humana pelos livros podem ser encontrados no Blog Forgottenbookmarks.com no qual um alfarrabista colige os mais pessoais, curiosos, carinhosos e bizarros marcadores de livros e as coisas que aparecem escritas em alguns deles.

Aqui em baixo uma serra circular dentro de um livro intitulado "Inside Every Woman"

Podem visitar o resto da colecção clicando AQUI!

Oportunidades de carreira

Para a categoria coisas que importam saber vai este dado:
How Much Is Your Sperm Worth?
Created by Online Education

Oh wow.
Doze "sessões" por mês e já ganharia mais que o salário mínimo...

Descubram quanto vale cada colher de chá do vosso esperma clicando AQUI.

(Bits & Pieces)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Apocalipse AGORA!

A RTP transmitiu ontem o primeiro episódio de seis do maravilhoso documentário sobre a segunda guerra mundial intitulado Apocalipse da Segunda Guerra Mundial. O documentário é a cores, imagem e som de alta qualidade e mostra imagens inéditas e relatos que estavam esquecidos em salas e sotãos de arquivo. São imagens nunca antes vistas de uma crueza e honestidade que exige bastante coragem por parte do espectador.

Coragem essa que a RTP não teve.
Compraram os direitos de transmissão, puseram o José Alberto Carvalho a fazer a, bastante competente diga-se, locução para depois mostrar ao público este valioso documento à 1:22 da madrugada de ontem, Terça-Feira.

Ora f***** que estava tudo a ir tão bem...
À Segunda-Feira só pode estar acordado até às 2 de Terça quem anda demasiado folgado. E esses, geralmente, não estão muito inclinados para a história.
O meu pai, fervoroso adepto de documentários históricos e secreto admirador de Hitler (o bom género de admirador) teve de se levantar às 7:30 para ir trabalhar. Evidentemente não viu o documentário e se calhar nunca o verá porque não tem a capacidade, que eu felizmente tenho, de ver programas em Inglês sem legendas. Quando a RTP disponibilizar, se chegar a isso, em DVD toda a série logo se verá quanto custa.

RTP1, amiga, Sábados à noite, em vez de filmes fatelas dos 90's um grande documentário mais cedo um bocadinho. Assim pelas 23:30... As crianças já nem vêem televisão portanto não há o risco de um catraio de 10 anos ficar com a imagem do corpo de Goebbels a fumegar tatuada na retina.

O próximo episódio é na próxima terça, dia 11, à 1 da manhã.

E como cheirinho fiquem com os primeiros 10 minutos do primeiro episódio...
A série está toda no Youtube. Se tiverem uma ligação decente podem vê-la lá.

Billie Jean is not my bird

Apresento-vos o Manakin, um pequeno pássaro dos trópicos americanos, que além de emitir um agudo assobio com as asas (sim... as asas) usa uns belos moves para ganhar acesso às passarinhas.
A cientista também parece ser uma mocinha interessante...

(Miss Celania)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Florbela Espanca

Saudades! Sim.. talvez.. e por que não?...
Se o sonho foi tão alto e forte
Que pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah, como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão.

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar
Mais decididamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais saudade andasse presa a mim!

Saudades

O nosso Cofre VI

O mundo não acabou e afinal é o regresso, sereno como só a angústia é, a dor pequena colocada a meio da saudade a minar o terreno à volta.

sábado, 2 de janeiro de 2010

O nosso Cofre V

Festa de amizade e alegria, das pessoas que adoramos à primeira e que nos enchem de orgulho, grandes memórias e energia no corpo...

Antero de Quental

Aqueles que eu amei, não sei que vento
Os dispersou no mundo, que os não vejo...
Estendo os braços e nas trevas beijo
Visões que à noite evoca o sentimento...

Outros me causam mais cruel tormento
Que a saudade dos mortos... que eu invejo...
Passam por mim... mas como que têm pejo
Da minha soledade e abatimento!

Daquela primavera venturosa
Não resta uma flor só, uma só rosa...
Tudo o vento varreu, queimou o gelo!

Tu só foste fiel - tu, como dantes,
Inda volves teus olhos radiantes...
Para ver o meu mal... e escarnecê-lo!

XII (uma amiga)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Eugénio de Andrade

Tu és a esperança, a madrugada.
Nasceste nas tardes de Setembro,
quando a luz é perfeita e mais doirada,
e há uma fonte crescendo no silêncio
da boca mais sombria e mais fechada.
Para ti criei palavras sem sentido,
inventei brumas, lagos densos,
e deixei no ar braços suspensos
ao encontro da luz que anda contigo.
Tu és a esperança onde deponho
meus versos que não podem ser mais nada.
Esperança minha, onde meus olhos bebem, fundo,
como quem bebe a madrugada.

O nosso Cofre IV

O futuro chega sob forma de 24 horas num novo ano. A esperança da primavera no Inverno de Janeiro e beijos, fogo de artifício e tanta gente que não se conhece a desejar um bom ano.
Tenham também um belo ano, cheio de sonhos concretizados e sorrisos merecidos.

No cofre, no quarto compartimento, sinceridade e inocência, lirismo de uma década que se quer mais fraterna e amante.