segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Cão espera 11 anos pelo regresso do dono



Hachiko era o nome do cão que durante 11 anos esperou numa estação de comboios pelo regresso do seu dono.

Hachiko nasceu dia 10 de Novembro de 1923 e morreu a 8 de Março de 1935 e é lembrado no Japão como exemplo de dedicação e lealdade ao seu dono.

Em 1924 Hachiko foi trazido para Tóquio pelo seu dono, Hidesamuro Ueno, um professor no departamento de agricultura na universidade de Tóquio. Quando Ueno saía para o trabalho o cão vinha consigo até à porta e quando regressava deslocava-se à estação de comboios mais próxima para esperar por ele. Isto repetiu-se até que em 1925 Ueno morreu. A partir desse momento só o cão manteve a rotina. E todos os dias esperou pelo dono até que 11 anos depois morreu.


Outros utilizadores da estação pensavam que ele estaria à espera de outra coisa qualquer ou que era vadio mas rapidamente perceberam que ele esperava pelo seu falecido dono. Aí alguns vendedores da zona começaram a dar alimento e àgua ao cão pela sua lealdade. Alguns duvidavam dos actos do cão... Julgavam que este só se deslocava à estação para comer mas se assim fosse ele poderia ir à estação noutras alturas em vez de só lá chegar quando o comboio que devia trazer o seu dono chegava.


Um antigo aluno do professor estudou o comportamento do cão e após ter percebido que ele, efectivamente, repetia o mesmo comportamento todos os dias e exactamente à mesma hora. Aí ele publicou um artigo num dos maiores jornais de Tóquio o que tranformou Hachiko numa figura nacional para todos observarem com admiração e respeito pela lealdade mostrada


Pouco tempo depois desta noticia ser publicada um artista muito conhecido esculpiu uma estátua do cão que foi colocada na estação Shibuya. Hachiko esteve presente na inauguração. Mais tarde a escultura foi "reciclada" para usar nas armas utilizadas na segunda guerra mundial. Contudo a estatua foi refeita. O filho do artista que tinha feito a velha estátua reconstruiu a estátua do cão em 1948.


Encontrei esta adorável história no blog Neatorama
Podem ler mais AQUI e no Artigo da Wikipedia

7 comentários:

BeHappy disse...

É realmente uma história incrivel...

Anónimo disse...

Somente dos animais, em especial o cão, podemos esperar a eterna lealdade.

NM disse...

É triste mas parece ser a verdade...

Anónimo disse...

O cão sem duvida o melhor amigo do Homem! é mesmo muito linda esta historia!!!

Anónimo disse...

Meu, Deus existe mesmo e se manifesta de diversas formas. A história desse cão é uma delas. Para quem não assitiu, assista o filme "SEMPRE AO SEU LADO" que retrata a história do HACHICO, no filme ele se chama HACHI. P... filme. Não se esqueça do lenço. Abraço, Paulo

Ronei Souza disse...

É por esta razão que o ser humano tem que aprender a respeitar todos os animais, em especial o cão que convive com mais frequência em nosso meio.Ontem 25/02/2011 passou o filme sobre esta história,foi fantástico.

FATIMA SANTANA disse...

SE A MAIORIA DO SER HUMANO AGISSE DESTA MANEIRA , TERÍAMOS UM MUNDO DE AMOR!!!!!!!!!!!!!!!!