sábado, 9 de agosto de 2008

A guerra do volume

Aqui à esquerda podem ver os gráficos que mostram o aumento no volume das gravações de CDs desde 1983 até 2000. Isto é uma guerra.

Ora a ideia é ultrapassar a concorrência com o volume de ano para ano para que, mesmo mantendo o volume do vosso leitor sempre constante, a música soe mais alto e, em teoria, mais forte ou melhor.
Cada vez mais gente fala da pouca qualidade das gravações em CD porque soam todas demasiado "flat". Isto acontece porque o espectro que as frequências musicais podem ocupar é finito tanto em largura como cumprimento de banda. Se quiserem perceber melhor isto brinquem um pouco com um ficheiro de música no programa Audacity. Lá, se fizerem zoom, podem ver cada um dos incrementos no gráfico que mostra a mais ínfima vibração de uma nota.

Esta loucura pelo maior volume leva a que a definição da música, principalmente nas frequências mais baixas, se perca um pouco tal como quando tranferem para mp3 alguma música e se perde a clareza da voz ou os agudos de um qualquer instrumento.
Isto podem testar em casa ouvindo um cd original e depois um ficheiro mp3 no computador. Nem que o computador tenha custado 1000 euros e o discman apenas 10 vai sempre soar melhor o CD. (isto se forem utilizadores comuns porque há formas de circundar esta contrariedade e perder muito pouca da qualidade! ;))

Este aumento no volume distorce a música e engana o consumidor que nada pode fazer a não ser esperar que um dia esta guerra pelo dominio do volume termine...

Podem ler mais sobre este assunto no completo artigo da wikipedia.

(Neatorama)

Sem comentários: