terça-feira, 19 de agosto de 2008

Em casa onde não há pão...

A participação olímpica nacional tem sido modesta em resultados... Mas rica em polémica e criticas.

O presidente do comité vem criticar os atletas ao exigir profissionalismo e brio. (embora no dia seguinte venha dizer, claramente arrependido e embaraçado, que foi mal interpretado e que nem são palavras que use...)
Vanessa Fernandes vem ajudar às criticas ao dizer que há quem ande lá a passear e que o espírito olímpico vem de dentro e só quem sente é que sabe. (quem mais do que ela tem o espírito olímpico à mostra?)
Hoje Gustavo Lima, para mim o maior derrotado destes jogos, não por ter desistido da carreira ou por ter ficado em 4º mas por ter usado o nome da sua colega para reivindicar mais apoios, chega em lágrimas ao fim e diz que na internet há muitas criticas.

A verdade é que houveram muitas desilusões, e as pessoas estão a reagir com calma e compreensão variável.
Eu não assobio os meus atletas. Nem na derrota. MAS há que haver poder de encaixe. Isso faz parte da vida profissional! Eu também já fui enxovalhado por uma escola inteira por um jogo de futebol que correu especialmente mal... Pode parecer um exemplo parvo mas, à escala, o poder da crítica é semelhante ao que o Gustavo encontrou. O que eu fiz? Não respondi às provocações, levantei o queixo e fiz um jogo seguinte fantástico!

E para além disso estes atletas têm de perceber que andaram anos a pedir mais atenção do público que só tinha olhos para o futebol...

Isto tem um preço.
No sucesso há mais gente no aeroporto a receber. Na derrota há mais críticas. Hoje em dia vemos judocas, corredores, triatletas, velejadores e demais atletas em publicidade, em produtos desportivos, em capas de revistas...
Capacitem-se que as pessoas cobram estes privilégios!

Portugal estava à espera de uma participação recorde e um afastamento da tradição fundista no atletismo... Não se confirmou. É que até as apostas seguras desiludiram.

Eu não critico porque compreendo que TODOS trabalharam e MUITO MAIS que isso os jogos olímpicos são feitos de finais constantes e nem sempre se pode estar no topo da forma. Sou um amante do desporto e para mim são todos vencedores.

Só espero é que não se virem uns contra os outros como já parece estar a acontecer... é que se tinham mesmo de lavar a roupa em público ao menos que o fizessem depois dos jogos acabarem.

E ainda mais ridículo é ler jornais, em vozes de burro, a dizer que os atletas ganharam mais de 1000 euros por mês e não ganharam nada... NÃO BRINQUEM COMIGO!!! Quanto era o prémio de jogo por cada vitória da selecção nacional no EURO?
Não preciso dizer mais nada pois não?


P.S: E por favor que ninguém fale de demasiada exigência e pressão por parte da comunicação social ou população portuguesa... Se alguém usar essa desculpa só espero que considere dois nomes, Phelps e Isinbayeva para perceber o que é MESMO ter toda a gente à perna e uma nação nos ombros...

Sem comentários: