quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Chimpanzés, gorilas e Phelps

O que têm essas três parcelas do reino animal em comum?

A "dança da vitória"!
O comportamento de celebrar com os braços no ar e o peito inchado é inato a todos os primatas, humanos incluídos.
Para chegar a esta conclusão foram utilizadas milhares de fotografias de atletas de judo durante os jogos olímpicos e paralímpicos de Atenas 2004. Os atletas paralímpicos nasceram invisuais, logo nada aprenderam por cópia de comportamento, mas mesmo assim mostravam o mesmo ritual de celebração que os atletas olímpicos.
Isto leva à conclusão que estas reacções são inatas. Estes comportamentos podem ser observados em outros animais que, para aparentarem ser maiores, aumentam e erguem partes do seu corpo.

Curiosamente o encolher dos vencidos também é inato! Atletas cegos de todas as culturas encolheram os ombros e arquearam as costas, sinais que mostram vergonha nos humanos e submissão nos macacos.
Os atletas com visão também mostram na sua maioria este comportamento. Inesperadamente surgiu uma minoria que foge à regra e que se particulariza por manter o ar superior perante a derrota. Estes casos foram observados em atletas vindos de sociedades individualistas como os norte americanos e de países de leste porque as suas culturas condenam e têm como vergonhosa a falha dos objectivos estigmatizando as derrotas.

Podem ler mais sobre esta notícia no SITE do Los Angeles Times

(Neatorama)

Sem comentários: